terça-feira, 14 de agosto de 2012

A pata do urso apareceu


O índice Bovespa descolou-se de Wall Street nesta terça-feira as vésperas do vencimento de índice futuro que acontece amanhã. Este acontecimento regional foi o responsável pelo movimento de queda rápida e acentuada na última hora do pregão. Vamos observar logo abaixo, no gráfico intraday de 60 minutos do Ibovespa, como e porque tudo começou.


A lateralização recente do índice bem abaixo da média móvel simples de 200 períodos contribuiu para formação de uma perigosa cunha de baixa nos 60 minutos (desenhada pelas linhas vermelhas no gráfico). A perda da LTA, que originou toda essa pernada de alta a partir dos 52.5k, culminou no aumento da pressão vendedora sobre a base desta cunha. Com uma pressão maior na venda, a cunha ficou insustentável e foi rompida facilmente acelerando o movimento de queda.

Em outras palavras podemos dizer que o mercado levou uma patada de urso. Movimento rápido e forte, estourando linhas importantes de curtíssimo prazo. Grande parte das operações vendidas abertas hoje não foram encerradas. Não foi possível observar a famosa correria para fechamento de posições descobertas ao final do pregão. Sinal de que os ursos entraram no mercado para brigar no vencimento do índice futuro que acontece amanhã. Este movimento é bem diferente de uma realização de lucros.

A briga pelo índice futuro ocorrerá bem acima da linha de suporte dos 57.6k. Os ursos mostraram que entraram no mercado e os touros deverão brigar amanhã (ou seja, entrar com mais dinheiro) para defender suas posições no índice futuro, bem como a linha de suporte mencionada acima. Caso seja perdida, o movimento de queda deverá continuar rumo à linha central de bollinger.

As declarações de Roberto Castello Branco, diretor de Relações com Investidores da Vale, colaboraram para abertura de posições vendidas na Vale (um dos papéis mais visados para forçar o movimento do índice, juntamente com Petro e OGX). Roberto afirmou que vê um cenário de mudanças estruturais e crescimento mais baixo para a China (um dos maiores clientes da Vale). “Se o crescimento chinês ficar entre 7% e 8% ao ano já será muito bom”. As taxas em torno de 10% ficaram para trás. “Os anos dourados acabaram. O milagre acabou.” Frases impactantes do Sr. Roberto em plena véspera de vencimento do índice futuro.

  
Nos Estados Unidos o índice Dow Jones continua se arrastando para tentar manter a pernada de alta com sinais evidentes de esgotamento no curtíssimo prazo. Novamente a resistência criada pelo mercado em 13.2k barrou o movimento de alta do índice que acabou fechando o dia com um doji de indecisão. Por lá a pata de urso ainda não apareceu.


19 comentários:

  1. Tá todo mundo ferrado, eu que fiz all in em ELPL estou ferrado, ninguém está a salvo de perder muita grana porém só os espertos sabem que é na baixa que se fica rico e é agora que eu darei minha cartada final para tentar ser rico ou amargar a pobreza eterna.

    A Vale é boa empresa mas é commodittie, quem comprou na alta se deu mal pra sempre, o futuro é tecnologia e energia e não minério, mas quem comprar a Vale a baixos preços pode faturar alto pois insumos sempre serão necessários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coitado.... cartada final quem dará será o mercado.

      Excluir
    2. Olá, entrou comprado na Elpl4?? Sempre antes de qualquer decisão se pergunte os argumentos para tal e um conselho nunca opere contra as médias, nelas se tem o consenso de preços..
      E não fica pensando negativamente, pra tudo tem jeito.
      Ivngomes

      Excluir
    3. Pobreta, vamos supor que esse seu plano maluco dê errado. Vc tem controle de risco? Vc ao menos tem plano B?

      Excluir
    4. Plano B já está em execução é reforçar as economias fora da bolsa até mínimo de 35.000 reais e após isso investir em ELPL4 buscando reduzir PM mas sem muita esperança até o fim do 4º tri.

      Em 2013 é que começará mais investimentos na ELPL e o que tenho nas reservas vai pra diversificar.

      Excluir
    5. Pobretao,

      Você estará se amarrando ainda mais na ELPL. É um risco alto, torço para que sua estratégia funcione. Mas pense que o importante mesmo é fazer dinheiro, se você observar uma outra oportunidade não exite em estudá-la.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    6. Energia concordo com você Pobreta, mas tecnologia penso que não. Área volátil com muita concorrência. Boa sorte na tua estratégia. Felicidades.

      Abraço.

      Excluir
  2. Olá Fi, nem te respondi, está tudo ótimo comigo e as férias proveitosas??
    Bom é o que te falei ontem, os agentes de mercado fazem um teste colocando os preços acima da congestão e ver se tem compradores, não tendo os preços voltam rápido pra "casinha".
    Pra ser sincero esperava que subisse mais um pouco, estava armando venda na Elpl4 no teste dos R$ 20,50. Outro papel pra ficar de olho é Vale5, caso perca a grande zona de congestão tem alvo em médio prazo por volta dos R$ 25,xx, nas siderúrgicas tbm que esticaram muito.
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Beleza Ivngomes!

      Sim, as blue chips foram as que mais subiram desde essa última arrancada no Ibov e por consequência são as que estão mais esticadas, em sobrecompra. São os alvos para operações vendedoras de curtíssimo prazo. Agora vamos ver no que vai dar esta briga pelo índice futuro.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  3. Que olé que eu tomei hoje...

    Tudo indica que a economia mundial já entrou num longo e tenebroso inverno. Mas será que o mercado vai entender isso ou ainda teremos um veranico na Bovespa?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa história de crise na Europa é falada toda semana, mas as principais bolsas mundiais veem em tendência de alta já há várias semanas. Quase todas as principais bolsas já romperam a média móvel de 200 períodos. A nossa bovespa é uma das poucas que ainda não venceram esta forte média móvel.

      Acho que teremos algumas correções pelo caminho, mas a tendência geral deverá ser ou de alta ou lateralizada. As nuvens negras que têm aparecido no mercado não parecem a tanta força para termos a bovespa abaixo dos 48k, por exemplo. A resistência nos 52,5k foi tão forte que caso a bolsa recue até este patamar, dificilmente conseguirá rompê-lo este ano. Temos também a média móvel de 89 períodos no gráfico mensal do ibov que está neste patamar e já segurou a queda nas últimas três grandiosas baixas do mercado.

      É apenas uma opinião. Não tenho bola de cristal para saber o futuro, mas é uma opinião fundamentada nos gráficos. Quem tiver uma visão diferente, comente para enriquecer os pontos de vista do blog.

      Excluir
    2. Eu só fico com receio porque os índices em Wall Street estão mostrando sinais de esgotamento e a volatilidade do mercado lá está muito baixa, em níveis de suporte histórico. Não fosse por isso talvez a Bovespa estaria mais limpa pra subir, se chamarem venda na matriz será muito difícil Ibovespa ir contra.

      Abcs pessoal, bons trades

      Excluir
    3. "A volatilidade do mercado lá está muito baixa, em níveis de suporte histórico." Wooww! Tá estudando, hein?... Isso quer dizer que é provável que a volatilidade aumente em breve, e traga uma queda forte? hum...
      Arnaldo

      Excluir
    4. Ontem, eu olhei os gráficos das bolsas da ALE, FRA, ING, DOW JONES, NASDAQ, JAP E HONG KONG. Observei que todas estão laterais no curto-prazo, indicando provavelmente um aguardo de alguma decisão importante para decidirem pra que lado o mercado vai. Como alguma decisão na Europa deve demorar mais algum tempo, o mais provável é que tenhamos uma correção no curto-prazo. A subida recente foi muito alta e muita gente deve querer realizar lucro.

      Mais não acredito no terrorismo que muita gente faz nos fóruns dizendo que o ibov chegará nos 43k, 35k, 29k. As principais bolsas já superaram a média móvel de 200 períodos e estão em tendência de alta. Acho que só uma crise forte no sistema bancário ou um evento muito extraordinário nos fará ter um grande crash neste segundo semestre. Ano que vem talvez ocorra, mas por agora o mais provável é que ou fiquemos lateralizado entre 52,5k e 60k ou então teremos outra bela pernada de alta como tivemos no início do ano. Esta é a minha aposta. E a de vocês, qual é?

      Excluir
  4. Valeu pela dica da "patada do urso" ontem, cai fora de Vale comprada em 34 minutos antes da despencada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo,

      As ordens! Mas o que conta é o psicológico, a decisão entre ficar ou sair foi toda sua, logo o mérito é todo seu. Parabéns por ter saído antes da tempestade rsrs..

      Abcs, bons trades

      Excluir
  5. É, me dei bem com CIEL3, com PETR4 e com BBAS3 (por um triz...), mas estou amargando a VALE5, agora não sei se vendo e recompro lá embaixo ou se faço como a galera da ELPL4 e fico insistindo em baixar PM, oh wait! Rs

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal,

    Não poderei postar a análise de hoje devido à problemas de conexão na internet.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  7. coisa boa, q a china tranke as porta e junte um dimdim pra quando passar essas crises europeias volte com tudo, vale3 a 35 pila? eu compro, e de morrinho! kkkkkkk

    ResponderExcluir