quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Afrouxamento monetário continua


O Copom (Comitê de Política Monetária) acabou de anunciar novo corte de 0,50 p. p. na taxa básica de juros, atingindo um novo recorde histórico de baixa. O ciclo de afrouxamento monetário completa 1 ano com a taxa selic chegando aos 7,50% ao ano. Vamos observar logo abaixo o comunicado do Copom:

"Considerando os efeitos cumulativos e defasados das ações de política implementadas até o momento, que em parte se refletem na recuperação em curso da atividade econômica, o Copom entende que, se o cenário prospectivo vier a comportar um ajuste adicional nas condições monetárias, esse movimento deverá ser conduzido com máxima parcimônia".

Não houve nenhum sinal de que o ciclo de afrouxamento monetário chegou ao fim ou que será encerrado em outubro. Logo pode-se esperar novo corte na taxa básica de juros na próxima reunião do Copom a ser realizada nos dias 9 e 10 de outubro. Destaque para o trecho: “esse movimento deverá ser conduzido com máxima parcimônia”, que em outras palavras pode significar um corte de 0,25 p.p. caso o Banco Central observe melhorias na atividade econômica.

O mercado nacional descolou-se de Wall Street e fechou o dia em forte baixa, puxado pelas blue chips. O índice Bovespa acabou perdendo uma importante linha de sustentação (região de suporte em 57.6k, topo de uma antiga zona de congestão) que se tornou vulnerável após o movimento de perda da linha central de bollinger. O forte pivot de baixa acionado nos gráficos intradays atraiu ainda mais as operações vendidas, praticamente anulando a força desta referida linha de suporte.

  
Caso o índice não demonstre nenhuma reação amanhã, o próximo objetivo desta pernada de baixa será a linha de suporte (fraca) localizada na região dos 55.5k.

Ainda no Brasil o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou hoje a prorrogação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis até 31 de outubro deste ano. Para o setor de materiais de construção o IPI foi prorrogado para o final de 2013. Para a indústria moveleira e produtos de linha branca, o IPI reduzido foi estendido até o dia 31 de dezembro deste ano.

O dia nos Estados Unidos foi marcado pela divulgação do Livro Bege (ata da última reunião do FED). O documento sugeriu que a atividade econômica continuou a se expandir gradualmente em julho e no início de agosto, porém o ritmo da recuperação está aquém do necessário para elevar o ritmo de contratações mais rápido. O Produto Interno Bruto (PIB) foi revisado para uma taxa anualizada de 1,7% no segundo trimestre, superior a leitura anterior de 1,5%.

Estes dados tiveram impacto limitado no mercado e o índice Dow Jones fechou praticamente estável, oscilando pouco e mantendo a análise dos últimos dias.


36 comentários:

  1. E a Vale5 amigo? vc acha que tem suporte onde?

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vale só tem suporte forte nos 29,90

      a coisa ta feia

      Excluir
    2. China esfria e preço do minério despenca.

      http://colunistas.ig.com.br/ricardogallo/2012/08/29/china-esfria-e-preco-do-minerio-despenca/

      Excluir
    3. Suporte de curtíssimo prazo na VALE5 é o próprio fundo em 31,95.

      Abcs, bons negócios a todos

      Excluir
    4. Eu postei este pensamento num forum do qual participo, vou compartilhar neste espaço...


      Pessoal, eu sei que a Vale é a queridinha de muitos investidores aqui neste espaço, portanto pensei 2 vezes antes de postar minha opinião, já que não quero causar mal estar com ninguém aqui deste espaço. A Vale é uma grande empresa, tem uma boa administração (era melhor antes sob o comando do Roger Agnelli) e uma ótima reputação de mercado o que transforma ela na maior blue chip da bolsa brasileira. Porém comete um erro aqueles que olham no momento a cotação do papel e acham que ela esta absurdamente barata. Na minha humilde opinião (ou arrogante opinião segundo o bastter) comete um erro aqueles que costumam montar posições passivas de longo prazo olhando evasivamente dados do passado. Você olha os números do balanço da Vale de 5 anos para cá e isso enche os olhos, bons dividendos, ROE maravilhoso, endividamento sob controle etc... porém, isso é como eu disse um retrato do passado. O crescimento orgânico da Vale foi puxado em grande parte pelo BUM econômico da China. Todos aqui sabe que a China é o maior cliente da empresa. O problema reside justamente ai. A China esta passando por uma desaceleração “previsível” de seu crescimento. Não se trata apenas de uma crise de demanda passageira, isso é algo que veio para ficar. O crescimento de dois dígitos da economia chinesa é algo que vai ficar apenas para a historia a realidade agora é outra. No curto prazo exite uma outro fator, pouco comentado porém MUITO mas MUITO preocupante, grandes fundos de investimento já sabem disso e por isso já debandaram da vale ou ainda estão debandando. O governo chinês, para não provocar aumento no nível de desemprego ou rápida desaceleração econômica, esta obrigando as siderúrgicas locais a manter o nível de produção, mesmo que a demanda local indique necessidade do contrario. Isso esta provocando um gigantesco aumento de estoques. É bem provável que a intenção do governo é inundar o mercado internacional com estes produtos (aços planos, tubos, conexões etc...) subsidiando a venda dos mesmos. Isso pode provocar uma quebra no setor(ai segue um alerta para quem tá comprado em CSN, Gerdau, Usiminas etc...) .
      Como minhas técnicas fundamentalistas de investimento a longo prazo giram em torno de precificar ações tendo como base o fluxo descontado de caixa, depois de alguns cálculos cheguei ao número de $86,35 dólares a tonelada do minério de ferro no mercado internacional para que a Vale deixe de ser uma empresa viável economicamente(desconsiderando gastos com investimentos e pesquisas, calculo realizando apenas com dados de receita liquida – despesas administrativas, financeiras, produção e impostos). Isso significa que mantendo a trajetória da cotação desta comodite no mercado internacional, a Vale vai apresentar sucessivos prejuízos em seus balanços trimestrais, ai quem comprou ações da empresa olhando dados do passado, como ROE, dividendos, PL, etc... vai ficar em maus lençóis. É por isso que fundos como a blackrock pularam fora...

      Excluir
    5. Fabricio,

      e depois que esse seu cataclisma passar, o mundo inteiro irá parar de consumir ferro/aço ?

      Olha, utilizando apenas o Modelo de Gordon, com perpetuidade de 3% e tx. desconto de 10%, e ainda considerando quedas de 50% no lucro, os papéis da VALE5 teriam um preço justo de 36,79

      Vc tb considerou que em caso de preços mais baixos, a empresa poderá tomar atitudes para reduzir custos variáveis?

      Acho q vc está operando notícias, tentando prever o futuro. Deixe os resultados virem. Se forem ruins, a gente pula fora. Diversificação serve para isso. Não vão ser 1 ou 2 empresas q vão detonar a rentabilidade de uma carteira bem diversificada.

      Grande abraço!

      Excluir
    6. Eu sou da opinião de que esta queda no minério de ferro é passageira. Neste preço atual as grandes mineradoras já estão cancelando vários projetos de expansão, o que diretamente gera uma sobra de caixa pois estão deixando de gastar. A oferta de minério tende a ser reduzida, acompanhando o desaquecimento. Pela análise técnica e situação macroeconômica, a tendência é que as ações da vale continuem caindo no médio prazo. Mas por outro lado esta queda poderá representar uma boa oportunidade de compra visando a retomada da economia mundial (ou seja, posição de longo prazo).

      Mesmo que a China deixe de crescer seus 10% ao ano, para crescer, vamos chutar, 5% nos próximos 5 anos, ainda sim será uma expansão na atividade econômica. O que sugere aumento no consumo de commodities e consequentemente o preço sobe com o reaquecimento da demanda. A situação ficaria ruim apenas com uma recessão na economia chinesa, o que acho bastante improvável para os próximos 5 anos.

      Abcs, parabéns pelos comentários e bons negócios a todos!

      Excluir
  2. O ibovespa ainda não tocou na banda inferior de boolinger. Seria interessante se esta correção chegasse pelo menos nesta região. Seria melhor ainda se tocasse na média de 50 períodos.

    Vamos ver como o mercado reagirá às decisões que serão tomadas a partir da semana que vem. Chega de boatos de bancos centrais. Vamos aos fatos, às ações concretas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adubo da Bolsa,

      Acho que muita coisa vai ficar só nos boatos rsrs... Vamos ver, está chegando a hora.

      Sobre a queda eu concordo. Não podemos descartar também a abertura da bollinger inferior pois as bandas (superior e inferior) estão próximas e se fechando cada vez mais. Normalmente quando voltam a abrir é sinal volatilidade forte, indicando a direção da pernada.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  3. Senhores ,

    o que está acontecendo com a vale5 , um dias desse foi a petr4 ?

    ass:arriscatudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. China esfria e preço do minério despenca.

      http://colunistas.ig.com.br/ricardogallo/2012/08/29/china-esfria-e-preco-do-minerio-despenca/

      Excluir
    2. Arriscatudo,

      Este artigo que o Sir Income postou é um dos motivos. Basicamente desaquecimento da economia chinesa (crescimento de 10% ao ano vai ficar para os livros de história), entrando em uma nova fase de crescimento (bem mais modesta, algo entre 6% a 7% para os próximos anos) e queda acentuada no preço do minério de ferro.

      Com todo esse cenário ruim é bom ficar de olho no papel pois poderá apresentar oportunidade de investimento visando prazo superior a 1 ano (entrar antes da recuperação da economia mundial, bem como retomada dos preços do minério de ferro).

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  4. FI, se as blue chips entrarem em entedência de baixa então será que teremos chance de visitarmos os 52,5K, me estranha a força da Petr4 que não realiza.
    abraço.
    Ivan Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan Carlos,

      PETR4 deixou o cargo de vilã do índice que ocupou com maestria em 2010 e 2011 rsrs.. Se os bancos, mineradoras e siderúrgicas entrarem em tendência de baixa no curto prazo, não há papel que segure a queda do índice.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. Olá, a Petrobras é a protegida da Dilma, a presidenta é amiga pessoal, desde que ela assumiu observem uma verdadeira manipulação de informações que vem segurando o papel, até quando vai conseguir?? vamos ver !!
      Fi viu ai que o Ibov tá montando o bear-trap do ano?? Tal qual vinha alertando faz tempo, no Brasil tá um verdadeiro "faz-de-contas", muito complicado;
      Ivngomes
      Ivngomes

      Excluir
    3. Ivngomes,

      Não fosse a interferência do governo a Petrobras seria uma ótima empresa para investir. Ibov voltou pra dentro daquela zona de congestão, mas vamos ficar de olho nos suportes. Por enquanto, só trades e nada mais rss..

      Abcs, bons trades

      Excluir
  5. FI, boa noite.
    Particularmente, não acredito em novas reduções na SELIC. Porque o texto fala em "se o cenário vier a comportar novo ajuste adicional". Para mim isso tem cheiro de dúvida. Pois o cenário pode não comportar novo ajuste. E tem mais: "novo ajuste", parece somente mais um. Tipo um freio de arrumação, para colocar a bagagem no lugar. Agora, a expressão "máxima parcimônia" realmente pode ser algo como 0.25% e lambam os beiços.
    Digo isso porque a grossa foster está dando um jeito de cavar um aumento na gasolina e este governo tem medo ser responsável pela volta da inflação.

    Abraço.
    LFB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LFB,

      Pois é, esta parte deixa uma dúvida no ar. Fiquei mais pro lado dos que acham que teremos um novo corte por causa desta expressão "máxima parcimônia". Enfim, vamos ter que aguardar a ata rsrs.

      Acho que o governo administra a inflação pra não fechar superando o limite máximo da meta. Pra mim, os 4,5% estão "banalizados". A meta do governo é crescimento, hoje foi mais um sinal com a prorrogação da redução no IPI para muitos setores voltados ao consumo. A presidente da Petro vai ter uma queda de braço feia com o Mantega (presidente do conselho), provavelmente teremos sim reajustes de combustíveis, mas não sabemos se o governo vai fazer a "jogada do imposto" (como nas últimas vezes em que o preço do combustível foi reajustado) para não gerar impacto na inflação.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  6. Eu ando mais feliz que pinto no lixo...
    Quem se lembra de mim sabe o motivo...
    :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, seus papéis dispararam. Embolsou o lucro? Agora não pode dar mole!

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. Não FI, lembra que eu vinha atravessando uma crise fundamentalista em função de não conseguir visualizar os drives necessários para justificar a pernada de alta do ibovespa? Pois então...
      O fato é que depois de sucessivas chamadas de margem, e por teimar na convicção de que o patamar do índice era uma ilusão passageira, o que me fez comprometer em 100% meu controle de risco ao apostar TODAS as fichas na correção do mesmo, estando vendido até o talo em derivativos financeiros, finalmente, pude saborear o gosto da vitoria de minhas convicções. E neste momento, pouco me importa o lucro que estou tendo (que não é pouco) o que vale mesmo é a sensação de estar certo, mesmo que todo o mercado estivesse me dizendo o contrário a cada subida do índice.
      Enfim...
      mais feliz que vagalume em quarto de cego...

      Excluir
    3. Opa! Me desculpe, acho que confundi rss..

      Vendeu na média de 200? Parabéns pela posição vendida! Ficou melhor ainda pra você com a perda do suporte em 57.6k, voltando pra dentro daquela velha zona de congestão. Como eu gosto de dizer, agora é só deixar o mercado trabalhar e gerenciar o lucro.

      Abcs, bons trades!

      Excluir
  7. Minério de ferro marca nova mínima ao romper hoje os US$90. A cotação nos US$88,7, representa o menor patamar desde outubro de 2009.Acabou o milagre econômico na china

    ASS: ARRISCATUDO

    OBS:. FI você deveria abrir um twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arriscatudo,

      Tem um twitter e facebook do blog. Mas acaba que eu entro apenas uma vez por dia pra divulgar o post do blog.

      Tomara que o preço do minério de ferro derreta até virar aço rsrs...

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  8. Além da queda da demanda o que prejudica a Vale e o governo impor uma agenda que não interessa em nada à empresa e muito menos aos acionistas, mas o geverno, ao ver os lucros da empresa não se contentou so com os impostos e as divisas que a empresa paga.
    querem obrigar a Vale a abrir uma siderurgica além de Belo Monte, isso sem contar a briga pelos roylts assim fica difícilpra qq empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandman,

      É o problema da interferência do governo que aumentou com a saída de Agnelli. Os preços do papel não estão caindo por "injustiça" do Sr. Mercado. A cobrança dos royalties é um "plus de ouro" para o governo fechar o ano com um bom superávit. Sem o Agnelli esta briga fica complicada pra Vale,

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  9. Selic derrubada e o IGPM não dando trégua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Fazer o que né rsrs. Temos que obedecer o governo e conviver com inflação alta (fora da meta), não tem jeito. Por isso o investidor precisa correr da renda fixa para evitar perda de capital.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  10. Nem digo correr da renda fixa, sim correr dos papeis atrelados a selic. por falar em selic acho que, pela declaração do Mantega, e ele mesmo, a selic vai ficar por aí pois, segundo ele, a selic ja esta em patamares aceitaveis agora a guerra e com o spred.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandman,

      Acho que a selic cai mais. Meu chute é que fecha o ano em 7,25% ou 7,00%.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  11. FI,em abril comecei acompanhar o blog e desde então o acompanho diariamente. Gostaria de parabenizá-lo pelo nível do blog, tanto dos seus comentários como os da audiência. Acompanho o mercado a uns 7 anos pelo menos. Sempre operei com pouco dinheiro, para aprender. Parei de perder dinheiro faz uns 2 anos, e estou gradualmente aumentando minhas posições, respeitando um disciplinado gerenciamento de risco. O blog tem me ajudado muito. Forte abraço e bons trades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Galo da Comarca,
      faço suas palavras as minhas tb, FI seu blog é muito bom e o nível de discussão das pessoas em relação ao mercado é excelente, parabéns a todos.
      Ivan Carlos

      Excluir
    2. Obrigado pessoal!

      O que faz o blog ser bom são vocês, pelos comentários de alto nível! Parabéns a todos!

      Galo da Comarca, participe mais! Com certeza você tem "muita história pra contar", 7 anos de mercado não é pouca coisa.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  12. Depois da petr, eletricas, vale, devemos nos preocupar com o setor bancário. cuidado crianças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só com bancos? temos que tomar cuidado com TUDO

      economia desacelerando = redução de lucros

      isso vale para todas empresas

      Excluir
    2. Acho que no quarto trimestre já deve começar aparecer os impactos da redução no spread bancário. Certamente, economia desaquecendo é efeito em cadeia. Temos que ficar atento a tudo. Vida de investidor não é fácil rsrs...

      Abcs, bons negócios

      Excluir