segunda-feira, 20 de agosto de 2012

BCE x Der Spiegel


Neste último domingo a revista alemã Der Spiegel publicou uma matéria informando que o BCE (Banco Central Europeu) estaria considerando fixar limites aos prêmios de risco (diferença entre as taxas de juros de referência pagas pela Alemanha e as fornecidas pelos países em dificuldades) para comprar títulos públicos de países problemáticos na periferia da zona do euro.

Segundo a revista, o BCE só compraria títulos públicos caso estes limites fossem superados, ou seja, se as taxas de juros dispararem o BCE estará disposto a intervir nos mercados.

Mas o BCE desmentiu tudo nesta segunda-feira fazendo uma declaração direta à especulação levantada pela revista alemã. “É absolutamente enganoso escrever sobre decisões que ainda não foram tomadas”, disse o porta-voz da instituição.

Apesar do esclarecimento do BCE, somente os índices espanhóis e italianos registraram queda relevante no pregão de hoje (baixa de 1,21% e 1,01% respectivamente). O índice DAX na Alemanha caiu apenas 0,10% e na França o índice CAC perdeu 0,22%.

O movimento de baixa também foi insignificante nos Estados Unidos, a leve recuperação no final do pregão deixou os principais índices de lado nesta segunda-feira. Dow Jones soltou mais um doji de indecisão, desta vez acima da linha de suporte em 13.2k.

  
Nem o vencimento de opções agitou o índice Bovespa nesta segunda-feira, o giro do exercício ficou abaixo dos R$ 4 bilhões. Uma leve alta observada ao final da tarde, puxada pelas ações da Vale, garantiu o fechamento do índice no azul. Com este fechamento podemos traçar uma nova LTA curta a partir do fundo em 52.5k, espremendo o espaço até a média móvel simples de 200 períodos.


19 comentários:

  1. ...pelo jeito vai dale um up ai no fim do mes hehehhe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saimon_Rijo,

      Estão espremendo bem o limão, vamos ver que gosto vai sair esta limonada no ibov rsrs...

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  2. Estamos muito próximos de uma definição do ibovespa. Os estrangeiros começando a voltar deverá provocar um movimento forte nos próximos dias. Mas pra que lado os caras vão é a grande pergunta? Em teoria deveríamos ter um recuo agora antes de romper a média de 200 períodos. Mas vai saber o que os gringos estão pensando, agora que voltaram de férias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adubo da Bolsa,

      Sim este recuo seria muito mais saudável, o desenho gráfico ficaria bem melhor também. Vamos ver o que estão tramando e se possível tirar proveito de uma parte deste movimento.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. E lá vai o ibovespa rompendo os 60k

      Excluir
    3. Angelo Manosso,

      Sim, colado nos 60k. Mas o importante é que está deixando a média de 200 períodos pra trás. Realmente mercado muito forte, preferia que formasse um fundo ascendente para o desenho ficar "limpo". Mas quem manda é o Sr. Mercado né rss. Mesmo assim continuo focando apenas nos tiros curtos devido à sobrecompra e volatilidade baixa.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  3. Relaxa que em setembro vem queda forte, com eua e europa voltando das ferias com tudo.
    Quem comprar agora vai se arrepender.
    As unicas certezas do ano sao: o fundo abaixo de 2011 e que galo nao fica nem no g4 no fim do brasileiro. Hhahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Setembro promete ser tenso na política e economia. Candidatos debatendo propostas nos EUA, FED apontando se vai ter ou não QE3 neste mandato do Obama. Na Europa o BCE vai ter que definir se vai ou se fica sem fazer nada dentro deste barco afundando. Projeções de lucratividade das empresas para o fechamento do ano, etc. Mas de uma coisa vou ter que discordar de você, galo doido campeão brasileiro 2012, rompendo topo histórico e rumo à Tókio! Hahhaha!

      Saudações!

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  4. Olá FI. Estou pasmo com essa matéria: http://www.infomoney.com.br/onde-investir/acoes/noticia/2533025/Final-2012-pode-ser-fundo-decada-Hora-comprar-diz-grafista#
    Com tanta perspectiva negativa a nível global, você vê sentido nessa análise? Ou o cara tá angariando clientes? rsrs. Brincadeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Percebemos que a década é caracterizada por anos muito bons e por anos muito ruins. Os muito bons costumam ser os anos com final 3, 5 e 9”, diz."

      Parece que ele se baseou em algo místico pra escrever a análise

      Excluir
    2. Eu concordo com essa análise do Stormer. O cara é muito bom. Eu acompanho as análises dele há uns 4-5 anos, e ele acerta muito! Essa análise também bate com a onda 5 de Elliot, que sugere alguns anos de alta.
      Carla

      Excluir
    3. Olá pessoal,

      Eu não concordo com nenhuma análise técnica baseada na previsão do futuro dos mercados, ainda mais no longo prazo. Não foi pra isso que ela foi criada. Com a modernização das plataformas gráficas passaram a existir inúmeros padrões, técnicas, osciladores, indicadores, etc para todos os gostos. Então hoje em dia não é difícil você encontrar motivos para o mercado cair e motivos para o mercado subir. Essa é a perigosa miopia do analista, enxergar o que ele quer ver e não o que os gráficos (de forma bastante simplificada) mostram.

      A previsão deste analista é apenas um chute ou uma opinião. Não existe, de forma alguma, qualquer tipo de análise para confirmar a veracidade desta informação. Existem possibilidades. E quando você trabalha com possibilidade, a sua estratégia e gerenciamento de risco devem estar preparadas para ambos os casos. Pode acontecer, como pode não acontecer.

      Desde que acompanho o mercado surgem estas previsões. Por estatística algumas estarão corretas, outras erradas. A diferença é que as previsões erradas serão esquecidas pela mídia (não gera audiência). Estes analistas sobrevivem de sua própria imagem e portanto precisam estar na mídia do mercado. Nestes casos o que importa mesmo é a repercussão da matéria.

      Para nós o que importa mesmo é ter uma estratégia preparada para o que der e vier =)

      Abcs a todos e bons negócios

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Tem urso acima da MMA 200? Tem sim, senhor! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Hehe, que virada. Ainda tem bastante urso montado nela. Só que desconfiguraram no finalzinho do pregão um candle que poderia ser uma bonita shooting star de topo. Mas pelo sim, pelo não, vamos de trades curtos e nada mais rsrs..

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu fui brincar de Day Trader e perdi R$80,00... kkkkkkkkk

      Excluir
    2. Eike Rico,

      Melhor perder o dinheiro do vinho/whisky do que perder a safra inteira rsrs..

      Sorte!

      Abcs, bons trades

      Excluir
  8. Nada da economia foi resolvido.

    Nada.

    Não faz sentido subir. A não ser que o afrouxamento monetário comece a fazer o efeito agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pobretao,

      Estas injeções de capital (como ocorrido na China recentemente) caem direto no sistema financeiro. Mas a virada das bolsas ocorreu independente dos acontecimentos macroeconômicos do dia que foram extremamente positivos.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir