sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Bernanke está preocupado, e quem não está?


O presidente do FED (Federal Reserve) discursou hoje em Jackson Hole no simpósio anual da unidade do FED de Kansas City. Em seu discurso, Ben Bernanke se mostrou bastante preocupado com o mercado de trabalho estagnado nos Estados Unidos e deixou claro que não está satisfeito com o progresso da economia. E será que alguém estaria satisfeito?

Apesar de toda a sua indignação, o presidente do FED, conforme esperado, não anunciou nenhuma medida para fortalecer a economia americana. Também não houve nenhum sinal de que uma nova rodada de afrouxamento monetário (quantitative easing 3) será adotada no próximo mês e talvez nem este ano.

Bernanke fez um discurso totalmente político visando manter as esperanças de Wall Street. Os mercados precisam sonhar com uma nova chuva de dinheiro para que os índices possam manter o atual nível de pontuação.

“Levando em conta as incertezas e os limites de suas ferramentas de política, o Federal Reserve fornecerá acomodação política adicional [atenção para estas duas palavras mágicas a seguir] conforme necessário para promover uma recuperação econômica mais forte e melhora sustentada nas condições do mercado de trabalho em um contexto de estabilidade de preços. É importante conseguir mais progresso, particularmente no mercado de trabalho”. Disse Bernanke.

A própria ata da última reunião do Fomc, feita antes da leve melhora na atividade econômica, mostrou sinais mais esperançosos de quantitative easing 3 do que o discurso do presidente do FED realizado hoje. Isso pode significar uma leve mudança de postura da autoridade monetária, a ser confirmada na reunião do mês de Setembro.

Este dia importante para os mercados mundiais foi marcado pelo aumento da volatilidade nas bolsas. Fechamento da semana e do mês no mesmo dia do simpósio anual do FED em Jackson Hole provocou um sobe e desce frenético nos principais índices mundiais.

Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou em baixa pela segunda semana consecutiva. Apesar da queda, o índice conseguiu se manter acima do patamar psicológico na região dos 13k. Ainda não há sinalização de fundo e caso esta região seja perdida, o índice poderá testar a linha central de bollinger próximo à linha de suporte em 12.8k.


O principal índice do mercadão europeu fechou a semana com um doji de indecisão ainda colado na LTB que vem do topo em 7.6k. Esta formação acaba reforçando a sinalização de topo no DAX (Alemanha). Há poucas regiões de suporte para segurar a provável queda até a linha central de bollinger.


Na China a bolsa de Xangai segue em sua tendência de baixa no curto, médio e longo prazo. Mesmo apresentando um nível alto de sobrevenda, o índice sequer mostra uma reação de fundo temporário no curto prazo. Sinal de fraqueza total da força compradora.


No Brasil o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou que o PIB (Produto Interno Bruto) registrou aumento de 0,4% no segundo trimestre ante o primeiro trimestre deste ano. O baixo crescimento já era esperado pelo mercado que aguarda uma recuperação neste segundo semestre. 
  
O índice Bovespa fechou mais uma semana em baixa colado na linha central de bollinger. Não há sinal de formação de fundo ascendente no gráfico semanal, deixando esta linha mais fraca para tentar suportar a tendência de queda no curto prazo.


O gráfico mensal mostra uma sinalização de topo bem abaixo da média móvel simples de 20 períodos. Candle de pavio longo superior semelhante a uma estrela cadente (padrão forte de reversão). Este mesmo candle em posição semelhante (indicando falso rompimento da média móvel simples de 20 períodos) marcou o topo do Ibovespa no início deste ano.


A confirmação deste candle resultará na perda da LTA formada a partir do fundo em 2008. Situação delicada para os touros.

Bom pessoal, por hoje é só. Os touros caíram na sinuca e Setembro será um mês importante para definição de tendência no médio e longo prazo. Portanto o mês que vem promete fortes emoções. Estejamos todos preparados para o que der e vier! Descansem bastante e até segunda!

Posts da semana:

21 comentários:

  1. A dentada dos tubarões nos 5 minutos antes do call não mereceu nem um comentário? lol
    Essa trap de hoje foi algo que não lembro de ter visto. Foi muito bem coordenada (minha opinião), além do volume considerável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. A famosa "puxadinha de final de mês" não é uma regra no mercado. Tudo vai depender das condições de mercado e rentabilidade das carteiras dos fundos. Tivemos uma alta boa nos dois últimos meses, que reduziu bastante a rentabilidade negativa das carteiras dos fundos. Talvez os gestores estão satisfeitos com o retorno e não entraram pra puxar neste mês.

      Abcs, bom sábado!

      Excluir
  2. A volatilidade de 1000 pts hj do indice foi um erro nos robôs da corretora Icap. Não teve nada a ver com os tubarões...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. erro? ta bom, acredito

      Excluir
    2. Será que os robôs da Icap tem porte ($$$) pra causar um estrago tão grande no índice e tão rápido? Não sei não heim...

      Abcs, bom final de semana!

      Excluir
    3. Pior que a ICAP realmente estava em vários papéis como maior compradora/vendedora, com posição maior que dos gringos inclusive a semana toda.

      Excluir
    4. General Investidor,

      Muito estranho isso. Bom, vamos ver esta semana o que eles irão aprontar.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  3. Não está interessante para os grandes players criarem panico com este O-C-O que está se formando?

    Temos a questão da dívida americana para ser votada e as eleições americanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não vejo oco não, ta muito desnivelado parece um corcunda de notredame rsrsrs

      Excluir
    2. Eu descarto totalmente figuras, são de baixa relevância pra mim. Mas se o ombro direito deste OCO se formar, o Ibovespa poderá perder aquela LTA de 2008 e último fundo em 52.5k, o que não seria nada bom para os touros.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  4. Não sei o que realmene aconteceu na sexta, só sei que a volatilidade estava enorme, e eu como sardinha fiquei olhando até pintar uma oportunidade de venda na VIVT4 e depois recompra, mas todo mundo sabia que ia ser desse jeito na sexta. Sardinha não pode dar mole pra Tubarão heheh.
    bom fds
    Ivan C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan C.

      É isso aí! Belo trade. Não pode dar mole se não o mercado toma de volta. Ganância não funciona em mercados voláteis e em congestões.

      Por falar na VIVT4, essa é uma empresa que parece estar começando a ficar barata com toda essa queda nas últimas semanas.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  5. outra coisa o que dizer desse PIB de 0,6% do Brasil? lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem olha isso acha que o Brasil fica na Africa...

      Excluir
    2. Na África o crescimento do PIB é maior que aqui. Quem olha isso pensa que o Brasil fica na Europa.

      Excluir
    3. Nem se compara economia brasileira (sétima do mundo) com a maioria dos países africanos. São realidades totalmente diferentes. Só nos últimos 12 meses a economia brasileira gerou uma riqueza de 2,39 trilhões de dólares em crescimento econômico.

      De fato a expansão da economia está muito devagar no Brasil, afetada principalmente pelo setor industrial. É um crescimento vergonhoso para nós que temos todas as condições de crescer 3 vezes mais. Mas não podemos comparar crescimento econômico em cenários totalmente diferentes.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  6. Do primeiro para o segundo trimestre deste ano o aumento foi de 0,4%. Lamentável e triste. Mas este resultado já era esperado, economia brasileira patinou feito no primeiro semestre deste ano acompanhando o processo de desaceleração desde 2011.

    Temos muitos problemas estruturais a serem resolvidos, mas daqui pra frente a tendência é o crescimento pegar mais força.

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir
  7. As bandas de boolinger se estreitaram no ibov. Nos próximos dias o mercado vai ter um forte movimento para um dos lados. Pra que lado será? O que vocês acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Semana complicada para o mercado decidir algum rumo. Hoje feriado nos Estados Unidos e sexta-feira feriado no Brasil.

      Meu chute é que poderemos ter continuação do movimento para baixo, as linhas de suportes abaixo dos 57.6k são muito fracas até chegar nos 52.5k (forte).

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. Eu também acho que vai corrigir um pouco mais. Em 56,3k as médias móveis de 50 e de 89 períodos se cruzam. Este deve ser um suporte fraco. Em 55,4k o mercado chegará na contração de 38% de fibonacci que coincide com alguns suportes anteriores. Este é um suporte médio pra mim. Passando disso, viria 23% de fibonacci, 54k.

      A média de 89 períodos no gráfico mensal do ibov está em 53,1k. Esta média já segurou três grandes baixas nos últimos 4 anos. Se tivermos péssimas notícias nos próximos dias, espero que esta forte média consiga segurar o mercado novamente.

      O motivo do ibov crescer de 52,5k para 60k foi a expectativa de novos auxílios financeiros ao mercado. Caso tal expectativa não se concretize, o mais lógico é que o ibov volte a valer o que valia antes desta expectativa, ou seja, por volta de 53k.

      Excluir
    3. O problema é que se voltar para os 52.5k fazendo pivots de baixa bem próximo das eleições presidenciais nos Estados Unidos vai complicar bastante para o índice segurar. Vai depender se Dow Jones conseguir se manter próximo ao topo também. Complicado, melhor ficar no intraday mesmo tirando leite de pedra rsrs...

      Abcs, bons trades

      Excluir