sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Fechamento da semana


Em decorrência da ausência de fatos relevantes no mercado, o post de hoje estará focado apenas no fechamento dos principais índices mundiais. Os gráficos irão nos mostrar que o apetite ao risco continua alto em todas as praças mundiais. Por qualquer que seja o motivo, há um movimento comprador relevante responsável pelo bom desempenho das bolsas ao redor do planeta.

Começando pela matriz em Wall Street, o índice Dow Jones fechou mais uma semana em alta, renovando máxima e chegando perto do topo registrado no início deste ano (região dos 13.3k). O índice poderá encontrar certa dificuldade para rompimento imediato desta importante região de resistência. Se esta linha for rompida, Dow Jones fica com caminho livre para testar o seu topo histórico.


Os mercados na Europa também seguem em uma boa pernada de alta. Na Alemanha, o índice DAX fechou em alta pela quinta semana consecutiva e já está realizando teste sobre a LTB que vem do topo em 7.6k. Poderá encontrar alguma resistência nesta linha e corrigir parte desta última pernada forte iniciada na região dos 5.9k.


Na Índia, o índice Bombay (principal do mercado indiano) também está realizando teste sobre uma importante LTB após uma boa arrancada nas últimas semanas. A diferença é que o teste desta linha coincide com o ponto de pivot em 17.6k, e por conseqüência poderá oferecer uma resistência maior.
 
  
Até o índice da bolsa de Xangai na China está subindo, sinal de que o call para compras está solto nos mercados do mundo inteiro. Após deixar um doji de indecisão marcando fundo sobre a principal linha de suporte de curto e médio prazo, a bolsa de Xangai fechou a semana com uma boa alta colada na máxima e realizando teste sobre uma LTB rápida de média relevância.


No Brasil o índice Bovespa segue mantendo o bom ritmo de alta e fechou no azul pela terceira semana consecutiva. Desta vez temos um novo candle forte de alta rompendo a linha central de bollinger e iniciando corte sobre a importante média móvel simples de 200 períodos. A confirmação do rompimento desta média poderá jogar o índice para passar da região psicológica dos 60k sem maiores problemas. Observar a ausência de resistências relevantes entre 60k a 68k.


O bom desempenho dos mercados, principalmente dos países emergentes, pode ser observado também pelo índice MSCI Emerging markets. Podemos reparar no desenho da figura que o movimento de alta está forte e caminhando para o teste da principal LTB que vem do topo histórico.


Então é isso pessoal. Encerramos por aqui nossas atividades, retornamos na próxima segunda-feira. Desejo a todos vocês um ótimo final de semana!

Posts da semana:

7 comentários:

  1. ...fez o fundo acima do fundo do ano passado, se botar no grafico de longo prazo foi apenas uma correcao essa crise da grecia, quem acertou as compra no fundo parabens, do contrario basta esperar a realizacao desta alta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saimon_Rijo,

      Sim, formou um fundo ascendente a partir do ano passado, que também foi originado pela crise na Europa. O gráfico do Ibovespa está bonito, se passar das médias importantes fica melhor ainda.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  2. O MACD de quase todos os gráficos estão cruzando pra cima, semana que vem promete!

    Abraços e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor Alternativo,

      Exatamente. Apesar de que, alguns índices estão testando LTBs e resistências importantes. Esta semana será será importante para observarmos se o mercado vai cravar um candle de indecisão/reversão ou continuar na arrancada.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  3. Olá, depois do rompimento o mercado engasgou, sinal amarelo pois pode ser um falso rompimento, os players testam pra ver se as sardinhas caem na armadilha...
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      Achei meio engasgado foi o Dow Jones na semana passada. Ibovespa conseguiu subir bem, quase 3.000 pontos, quem comprou no rompimento não levou trap. Agora é briga pela média de 200 períodos, que é mais forte e decisiva na minha opinião. Vamos monitorando.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. Detesto essa ideia que player opera e manipula sardinha. Creio que dinheiro grande alimenta-se de dinheiro grande. Tubarão mais esperto papa o menos ligado. Que viagem achar que os grandes capitais das bolsas vivem de "enganar" pequenos operadores.
      Claro que isso acontece, mas um tubarão não viveria só de poucas sardinhas. Aí ele seria muito fraquinho... Isso de zombar dos pequenos é pura vaidade de quem não é tão grande!! hehe...
      Carla

      Excluir