quarta-feira, 22 de agosto de 2012

FED aumenta as esperanças do mercado


Foi divulgada nesta quarta-feira a ata da última reunião do FOMC (Comitê de Mercado Aberto do FED - Federal Reserve) realizada nos 31 de julho e 1 de agosto. O documento revela que a maioria dos membros do FED concordaram que o crescimento econômico continuará moderado nos próximos trimestres e que a taxa de desemprego deverá se reduzir “apenas gradualmente” (ou seja, continuará elevada).

A parte mais importante da ata refere-se ao crescimento de apoio, entre os membros, para implantação de possíveis novas medidas de estímulo econômico (quantitative easing 3). "Muitos membros julgaram que uma acomodação monetária adicional provavelmente será justificável muito em breve, a não ser que as informações a ser divulgadas apontem para um fortalecimento substancial e sustentável no ritmo da recuperação econômica". Este trecho foi retirado da ata do FED.

Isto significa que se a economia americana não mostrar sinais de reação mais forte ao longo dos próximos trimestres, o FED poderá entrar com uma nova rodada de estímulo monetário. Apesar desta “boa sinalização” para Wall Street (observar ineficácia econômica das duas últimas rodadas do quantitative easing), tudo ainda está girando a base da esperança. Parece que no momento é isso que as autoridades monetárias desejam, inflar o sentimento de esperança no mercado e segurar os índices mundiais.

As autoridades do FED também discutiram sobre a extensão do período em que a taxa básica de juros permanecerá nula. Inicialmente a orientação do banco central é de um provável aumento a partir do segundo semestre de 2014. Na próxima reunião dos dias 12 e 13 de setembro, a autoridade monetária divulgará uma nova rodada de previsões sobre a economia e conseqüentemente projeções para extensão do afrouxamento monetário via taxa básica de juros.

Wall Street esboçou uma reação após a divulgação da ata, mas não o suficiente para tirar o índice do vermelho. A linha dos 13.2k agora atua como resistência, formando uma pequena zona de congestão de curtíssimo prazo com a linha em 13.1k (mesmo ponto da linha central de bollinger).

  
No Brasil o índice Bovespa fechou o pregão em alta, porém o movimento não foi suficiente para rompimento da famosa média móvel simples de 200 períodos. A briga pela nova LTA de curto prazo continuará amanhã, após o falso rompimento ocorrido na tarde de hoje. A divulgação da ata do FED colaborou para reversão de tendência no curtíssimo prazo.


29 comentários:

  1. O Fed é nosso camarada... Ninguém pode negar! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Dont't fight the FED" rsrs...

      Só o mestre Soros foi capaz de desbancar um banco central, mesmo assim aqueles eram outros tempos, outros mercados. Hoje em dia tudo funciona a base da "lei da impressora".

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  2. FI ,

    Alguma boa ação pra o futuro ? o negocio tá muito complicado.O que vc acha ?

    ASS: ARRISCATUDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arriscatudo,

      Longo prazo com certeza absoluta só se for no setor agrícola rsrs. Mas neste caso ainda não existem boas opções na bolsa. Tem a SLCE3 mas não gosto dos números da empresa.

      Fora isso oportunidades boas no setor bancário podem aparecer na BBAS3. Bancos médios: PINE4, PRBC4 e DAYC4. Mineração: VALE5 (se possível montar posição antes do processo de reaquecimento da economia mundial, que sabe-se lá quando vai começar e/ou inversão na curva dos preços de minério de ferro que continuam despencando). Siderúrgica: CSNA3 (acompanhar mesmo cenário macro que envolve a VALE). Vestuário/calçados: GRND3. Telefonia: VIVT4. Construção civil: EZTC3. Energia elétrica ainda estou "bloqueado para comprar" qualquer ação deste setor, mas vale a pena monitorar ELPL4.

      Enfim são empresas boas, mas que não estão necessariamente em promoção. Isso não significa que estão "proibidas de subir" ou que irão cair. Mas vale pelo menos colocar no radar na minha opinião.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  3. Olá FI!

    Bela análise e gostei da notícia :) estou fazendo um estudo próprio e operando com base na emoção do mercado, com um pequeno capital só pra sentir na prática, analiso os boatos, índice VIX e Fear & Greed, já viu alguém operar dessa forma ou também utiliza estas ferramentas para auxiliar a operação?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kamikase? kkkkk

      Somos 2... kkkkkkkkk

      Excluir
    2. General Investidor,

      Você está testando um sistema para operar curto prazo? Caso positivo, acho que o VIX não vai te ajudar muito. Ele reflete o nível de volatilidade do mercado de opções do S&P500 e pra nós aqui no Brasil serve mais pra analisarmos como está a volatilidade em Wall Street e a partir daí traçar estratégias para longo prazo.

      Para operar curto prazo sugiro acompanhar e estudar os movimentos técnicos do índice Bovespa e também dos ativos onde se pretende operar. Esta fase de estudo é importante (e demorada), mas você conseguirá encontrar bons pontos de entrada e saída de baixo risco e retorno razoável. A técnica/estratégia que será utilizada deve ser formada pelo seu sistema operacional (cérebro mesmo) e você deverá se sentir extremamente seguro com ela. Este ponto é fundamental para manter o equilíbrio psicológico durante a operação. Realize quantos testes forem necessários para formar o seu sistema. E não tenha pressa, uma estratégia bem definida pode demorar anos para ser formada.

      Abcs, bons estudos!

      Excluir
    3. Eike Rico,

      Pode isso Arnaldo? Não! Mãos a obra aos estudos rsrs.. Mercado é um eterno aprendizado

      Abcs, bons trades

      Excluir
  4. Mercado sem vergonha esse, ursos saíram de cena mesmo, vamos ver até quando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Sempre foi sem vergonha rsrs... Vamos ver se amanhã vai ter outra patada de urso, colou na média. Briga está boa.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. Ha, ha, ha... Ursos andam comendo capim? Frutinhas? Faz tempo que a vida não tá boa pra os vendedores. Mas devem vir umas quedinhas por aí, mercados estão meio esticados. Paciência...
      Arnaldo

      Excluir
    3. Arnaldo,

      Urso que não comeu capim "morreu de fome" nesta última pernada do Ibov. De 52.5k até 60.2k. 8 mil pontos é muita coisa.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  5. ...ta com cara de acumulo para um belo rompimento ate sexta feira, ta faltando so uma noticia vindo da china pra vale puxar esse ibov pracima de 60k..as pexinxas estao acabando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saimon_Rijo,

      Eu achei até muito tímida esta alta de hoje para um mercado que estava vivendo a base de esperança sobre os estímulos monetários. China injetando cada vez mais seus yuans no sistema financeiro, FED levantando a bandeira do QE3 (mesmo que para segurar os mercados), BCE já disse que o euro é "infalível", BoE e BoJ estimulando os mercados.

      Governos e banqueiros centrais fazendo de tudo para os mercados subirem, mas acho que Wall Street está muito travada com a volatilidade baixa e proximidade com as regiões de topo histórico no Dow Jones e S&P500.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  6. http://tradingcafe.wordpress.com/2012/08/23/primeiro-ministro-grego-joga-sua-ultima-carta-vai-ser-pessimo-para-a-europa-deixar-a-grecia-sair-do-euro/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz,

      O cara pegou pesado demais!!!

      Primeiro que esta reunião não é a última cartada. Segundo que já é de conhecimento geral do mercado (imagine há quanto tempo a UE não sabia disso) a impossibilidade da Grécia honrar com sua dívida no longo prazo. Terceiro a Grécia está colaborando sim (e até demais), os empréstimos recebidos através dos fundos de resgate retornaram quase que em sua totalidade aos bancos credores da dívida grega. Ou seja, o país aumenta sua dívida pra poder pagar aos bancos franceses e alemães. Não é um recurso que está sendo destinado ao estímulo econômico, por isso o desemprego continua muito alto e a economia em recessão grave. Ao invés de tirar o país da forca, estão apertando cada vez mais a corda. A ruptura da Grécia com a zona do euro será muito mais danosa para o bloco, portanto o interesse maior para que os gregos fiquem parte da própria união monetária.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  7. Quem viu e aproveitou o flash crash na CMIG4 foi presenteado com 3% em questão de minutos. Incrível o poder dos robôs no mercado, não contei o tempo mas acho que não durou nem um minuto para o papel capotar 6%. Provavelmente foi uma pane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já aproveitei alguns "flash crash". Mas esses lances surpresa não se pode ficar procurando. Toma tempo demais. Tem que estar full time, e aí já acho meio insano...
      Arnaldo

      Excluir
    2. Sim, é muito difícil. Pra pegar esses flash crash só com sorte mesmo. Tem que estar acompanhando o ativo certo na hora certa.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  8. O "Anônimo do BC" sumiu, né? Desconfio que ele comprou OGXP3 lá pelos 9,00, e tomou uma naba. Mas ele fez boas compras lá nos 52/53k do Ibov. Deve estar bem... O rapaz é muito esperto.
    Arnaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou então ele ainda está torrando o lucro das doletas? rsrs... O timming dele é muito bom. Acertou no câmbio e no índice.

      Abcs,

      Excluir
  9. Mantive o ceticismo na recente subida do ibovespa e o ceticismo parece ser uma boa estrategia no momento, porém alguns papeis mostram-se atrativos, mas não vou citar quais com receio de influenciar alguem pois o momento continua de muita incerteza e o que parece barato pode perfeitamente cair mais. Momento bem complicado para o investidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandman,

      Podemos ter novo teste sobre a linha de suporte em 57.6k. Coloquei logo abaixo situação da VALE5, "xodó do momento". Fique à vontade para divulgar os papéis que estão no seu radar.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. Sandman, pode citar os papéis que tu acompanhas, pois o cara que investe cegamente por uma dica de um desconhecido num blog da internet tem que levar ferro do mercado mesmo.

      Eu acho ótimo quando alguém indica um papel, pois posso analisá-lo com maior atenção pra ver se ele se encaixa no meu método de investimento.

      Bons trades a todos!

      Excluir
  10. VALE5 se aproximando do suportão de longo prazo (e última prega) em 33,90.

    Playground dos players já está girando meio bilhão até agora. Todo mundo de olho nela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem essa da Austrália dizer que "o boom dos minérios chegou ao fim". Estranho um produtor dizer isso né?
      Arnaldo

      Excluir
    2. Estão chiando porque o preço do minério de ferro despencou (acompanhando queda nas commodities/desaquecimento da economia) e as siderúrgicas chinesas fazem um "joguinho" pra reduzir o preço ainda mais, elas se juntam e atrasam os pedidos no mesmo timming, o estoque sobe e o mercado pressiona os preços pra baixo. Mexer com chinês já é difícil, imagine então quando eles são líderes mundiais na produção de aço rsrs.

      Os grandes produtores devem se unir nos bastidores também. Bem estranho dizerem isso, quem sabe não estão pensando em recomprar ações? rs..

      Abcs,

      Excluir
  11. Vc adivinhou, estava pensando justamente na vale5. o problema e que se ela romper os 33,00, coisa que não acontece a alguns anos, não poderemos prever ate onde ela pode chegar.
    Qd a China, e quase como se fosse uma situação de único comprador. eles atingiram um nível de estoque que conseguem manipular preços.
    E ainda tem a questão do processo tributário e os roylts.
    Com tantas variaveis e ífícil fazer uma analise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Vale é candidata a uma excelente opção para manter posição em uma retomada no crescimento da economia mundial.

      Não dá pra saber até quando vai cair se perder os 33,90. Mas se cair muito vai ficar atrativa demais.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir