terça-feira, 21 de agosto de 2012

Mercado vira em ponto estratégico


Os índices mundiais iniciaram o pregão desta terça-feira em forte alta pegando carona em mais uma injeção de liquidez do Banco do Povo da China (equivalente ao banco central). A autoridade monetária informou que injetou mais 220 bilhões de yuans (equivalente a 34,7 bilhões de dólares) no mercado monetário durante esta semana, dando continuidade aos esforços para impulsionar a economia chinesa.

Nas últimas oito semanas o Banco do Povo da China injetou um total de 916 bilhões (sem considerar os 220 bilhões de hoje) no sistema financeiro por meio das operações de recompra reversa.

Dados da produção mundial de aço bruto divulgados pela Worldsteel (Associação Mundial de Aço) também animaram os mercados, impulsionando ainda mais o movimento positivo na abertura dos pregões. A produção global subiu 2% no mês de julho comparando-se com o mesmo período do ano passado. Somente na China (maior produtor de aço do mundo) a produção de aço subiu 4,2%, no Japão (segundo maior produtor) a alta foi de 1,2%. O Brasil atuou como contrapeso registrando recuo de 4,1% em julho na comparação com o mesmo período do ano passado.

Por outro lado, em uma abordagem geral, a pesquisa de Sondagem Industrial feita pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) revela expansão na atividade industrial brasileira. O indicador saiu de 45,5 pontos registrados em junho para 51,1 no mês passado. O resultado também foi melhor na comparação com o mês de julho do ano passado, quando este indicador havia marcado 50,1 pontos.

Ao contrário do que muitos esperavam, a agenda extremamente positiva do dia não foi capaz de manter o movimento de alta nos mercados por muito tempo. Os índices viraram rapidamente registrando aumento de volume e abertura de novas posições vendedoras.

Na Bovespa as operações vendedoras apareceram após a tentativa de rompimento da média móvel simples de 200 períodos. O índice fechou mais uma vez abaixo da média trabalhando rompimento de uma nova LTA de curto prazo. A confirmação de rompimento desta linha de tendência poderá jogar o índice novamente em direção à linha central de bollinger e região de suporte em 57.6k.

  
O candle de fechamento não pode ser considerado uma estrela cadente devido à formação de um pavio inferior visível. Mas não podemos desconsiderar a relevância de um pavio longo superior indicando falso rompimento da média móvel simples de 200 períodos.  Portanto existe a sinalização de topo (curto prazo) no gráfico diário que será anulada apenas se o índice passar pelos 60k.

Nos Estados Unidos o índice Dow Jones também fechou o pregão em queda correndo o risco de perder a linha de suporte em 13.2k.


9 comentários:

  1. Realmente hoje o mercado virou forte quando testou a resistência dos 60k, essas falhas de topo normalmente são seguidas de realizações fortes rápidas, acho que até o final desta semana o suporte de 57.6k será testado, vamos ver!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguma coisa vai acontecer, impossível. Ou o Ibov fura essa resistência e vai as alturas ou vai quicar no teto e ir com tudo pro chão.

      Excluir
    2. Certeza é que hoje é dia de realização de lucros, e consequente queda. Bons horizontes para quem vende a descoberto.

      Excluir
    3. Concordo com você, Eike Rico. Agora ou vai ou racha! Olhando pros gráficos das pricipais bolsas mundiais, a chance maior é que tenhamos uma correção no curto-prazo. Mas quem manda é o senhor mercado, ou seja, os grandes fundos e players mundiais. Só sobe agora se eles quiserem colocar muito dinheiro no mercado. Pode até acontecer, pois recentemente receberam algumas "ajudas" de bancos centrais, como o da China. Mas que está armadinho pra cair, isto está!

      Excluir
    4. Olá pessoal!

      Desculpe pela demora em aparecer por aqui. Bolsa está um carnaval hoje heim. Tem papel bombando, tem papel despencando rsrs... Parece que os players estão dispersos, assim fica bom pra operar. No momento estou focando ativos de baixa correlação com o Ibovespa.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  2. Olá, e nessa fica o monte de pequenos investidores perdidos e os grandes investidores embolsando lucros, se hoje houver forte queda será bem provável novo teste nos 52K em breve pra começar. Sãoo as armadimhas do mercado, faz parte!!
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Vamos dançando conforme a música rsrs. Mas primeiro temos que testar a linha dos 57.6k novamente. Vamo que vamo!

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. se testar a linha dos 57.6k e não romper para baixo, vai ter muita gente montando posição. Falando em análise gráfica, terá mais força para romper o topo dos 60k?

      Excluir
    3. Angelo Manosso,

      Certamente sim. Mas dependeria da situação do momento e formação dos candles. Estou achando o índice bem resistente pra cair.

      Abcs, bons trades

      Excluir