quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Por que Mario Draghi está roubando os holofotes?


O presidente do BCE (Banco Central Europeu), Mario Draghi, parece estar gostando de ser o centro das atenções de todo o mercado financeiro mundial. Na semana passada, suas declarações influenciaram fortemente o desempenho dos índices mundiais positivamente gerando uma expectativa, que por sinal (mais uma vez), não existia.

O novo pop star do mercado financeiro havia declarado na última quinta-feira que o BCE faria tudo o que fosse possível para salvar o euro. O mercado interpretou que a autoridade monetária anunciaria alguma medida adicional na reunião encerrada hoje, o que acabou não acontecendo.

Não sabemos por qual razão o presidente do BCE aumentou consideravelmente sua exposição na mídia, atraindo atenção de todos os holofotes do mercado. Mas quando tem alguém gritando de um lado (a princípio sem justificativa), pode-se desconfiar que exista algo do outro lado onde não se deseja receber atenção da massa ou da mídia.

Porque os títulos públicos de Itália e Espanha voltaram a disparar, atingindo novamente patamares insustentáveis (custo da dívida), após o sucesso da reunião de cúpula realizada ao final do mês de junho? Esta pergunta eu não sei responder e acho que poucas pessoas dentro do mercado financeiro sabem a resposta.

Os índices mundiais azedaram após as declarações de Mario Draghi. A queda no índice Dow Jones foi mais intensa, porém houve uma recuperação relevante no final que ficou marcada no gráfico representada pelo pavio longo inferior no candle de hoje. Esta reação apareceu após o teste na linha central de bollinger e pode ter sido um movimento puramente técnico.

  
No Brasil o índice Bovespa fechou o dia em queda de 1,37%, colado na mínima do candle de indecisão de ontem. Esta região dos 55.5k é ponto de pivot importante no curtíssimo prazo e último degrau antes do teste sobre a linha central de bollinger.



21 comentários:

  1. FI, será que vamos voltar pra região de suporte de novo?? bom retorno ao mercado.
    abraço.
    Ivan Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan Carlos,

      Obrigado! Depois desta abertura bombando para cima novamente fica difícil pensar em 52.5k. Está engolfando toda a pernada de baixa desde o último topo e rompendo resistência.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  2. Se der comenta ctip3, obrigado, Celso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celso,

      CTIP3 pra investimento não me arrisco a dizer que seria uma boa opção pois na minha opinião o preço está salgado, o DY é muito baixo, bem como a liquidez corrente. ROE poderia ser melhor também.

      Pelo gráfico podemos perceber um bonito fundo no mês de junho em 22,50 representado por um candle de pavio longo inferior no diário e semanal. Papel subiu mas acabou caindo numa congestão acompanhando o Ibovespa. Se romper os 26,40 fica bonita e poderá subir mais chegando perto dos 28,00.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  3. O clima de desconfiança no mercado é geral. Acho que hoje será mais um dia de baixa. Geralmente quando a bolsa sobe rápido demais, a queda também é enorme. A última alta foi baseada numa expectativa que não se confirmou. Há algo de podre no Reino das bolsas de valores ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adubo da bolsa,

      Pois é, pelo que aconteceu nos últimos dias e pela frustração com o BCE poderíamos esperar tudo para hoje, menos uma alta forte na abertura rsrs... Pra você ver como é o mercado, sempre imprevisível e cheio de surpresas. Mas é isso aí, faça chuva ou faça sol, vamo que vamo!

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  4. futuro disparando... dia de alta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dimarcinho,

      Exato. Alta forte até o momento rompendo resistência. Mercado jogando os ursos pra escanteio.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    2. PS: Ainda falta os 57.6k que é a barreira mais forte, mas a configuração está bonita pra atacar com mais força.

      Excluir
  5. mercado está completamente bipolar
    BCE inspira, mercado cai, BCE expira mercado dispara, mas real solução para o problema não aparece, ou seja, tá tudo na mesma e piorando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ostra,

      É verdade. Quem poderia imaginar uma abertura forte em plena sexta-feira após a frustração com o BCE? rsrs.. No cenário macro ainda há muita roupa suja pra ser lavada, muita incerteza na Europa e eleições nos EUA com endividamento elevado. Mas mercado é soberano, vamos tentar segui-lo pra tentar tirar uma lasquinha rs.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. E depois vem uma galera q se julga entendida de Economia falando em Mercados Eficientes...

      Excluir
    3. Pois é, eu não acredito nessa teoria de mercados eficientes. Tudo no final das contas acaba dependendo muito do ponto de vista e interesses pessoais (posição no mercado). Um mercado de baixa pode ser eficiente para quem estar vendido e ineficiente para quem está comprado.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  6. Acho que se a economia americana seguir no ritmo do 'devagar se vai ao longe' as bolsas (principalmente Brasil, China e Índia) vão se recuperar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Wilson,

      É um país que já passou pelo processo de desenvolvimento. Vamos supor: crescer 3% ao ano em uma economia desenvolvida pra mim está de bom tamanho, o calcanhar de aquiles é a taxa de desemprego que continua alta e dificilmente deverá retornar aos patamares das décadas passadas.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  7. tem uns papéis que nos ultimos dias deram uma puxada bonita pra cima vide usim5. Acho que vou analisar alguma coisa e me preparar pra comprar porque se romper os 57,5k sai de baixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Sim, arrancada forte observada em alguns papéis de alta liquidez no índice. Provavelmente são estrangeiros obedecendo os calls das corretoras lá fora. Se romper esta congestão pra cima vai ficar bonito pra atacar a média móvel simples de 200 períodos diária e semanal e consequentemente os 60k.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  8. Hoje cedo, antes de ler as notícias do mercado, postei um comentário achando que teríamos um dia de queda. Por volta das 15 horas quando olhei o mercado fiquei de boca aberta com o tamanho da alta. Achei que após uma alta tão grande como a da semana passada e com a falta de ação do fed e bce teríamos uma correção até pelo menos a linha central de boolinger que está coincidindo com a média móvel de 50 períodos. Esta alta está especulativa demais. Estou só observando, pois é contra meu método entrar após altas tão fortes sem termos tido nada de suficientemente concreto para justificá-las. Por enquanto só ouvi promessas e uma pequena melhora no desemprego dos EUA. Mas o mercado é soberano. Em breve descobriremos a quem interessa esta alta recente ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adubo, não vi melhora no desemprego dos EUA. Saiu de 8,2% para 8,3%. O que ocorreu é que, como o Bernanke disse que o FED só vai lançar o QE3 se as coisas piorarem, o Mercado viu o dado de desemprego como um forte argumento para ele cumprir essa promessa e jogar mais liquidez no sistema.
      Vamos ver.
      LFB.

      Excluir
    2. É meu caro, pegou muita gente de surpresa e não deu oportunidades de entrada pois os pregões já abriram fortes colados no teto. Isso não foi só aqui, aconteceu movimento similar no mundo inteiro. Jogadinha de player, fazer o que né. Nós ficamos só com um pedacinho da pizza. Mas é melhor que nada rsrs..

      Vamo que vamo!

      Abcs,

      Excluir
    3. LFB,

      Concordo. E acho que o mesmo está acontecendo no BCE. Especulação pressionando os banqueiros centrais, estão levantando o mercado ao gosto de Bernanke e Mario Draghi só que esta esta conta vai ser cobrada lá na frente exigindo mais liquidez no sistema...

      Abcs,

      Excluir