sexta-feira, 14 de setembro de 2012

BC brasileiro na onda da liquidez


O Banco Central do Brasil resolveu seguir a estratégia adotada pelos principais banqueiros centrais mundiais e anunciou nesta sexta-feira uma alteração nas regras do depósito compulsório afim de proporcionar uma injeção de 30 bilhões de reais no sistema financeiro nacional. Esta medida também colabora para aliviar a pressão do mercado sobre os bancos pequenos, que ficou deteriorada após a quebra do Banco Cruzeiro do Sul e Prosper anunciada hoje.

O depósito compulsório nada mais é do que uma obrigação dos bancos comerciais a depositarem, nos cofres do Banco Central, parte de suas captações em depósitos à vista, bem como parte das captações em depósitos a prazo.

O Banco Central eliminou completamente a alíquota adicional do depósito compulsório que incide sobre os depósitos à vista. Anteriormente esta alíquota era de 6%. Para as captações realizadas em depósitos a prazo, a alíquota adicional foi reduzida de 12% para 11%.

A intenção desta medida é aumentar as operações de empréstimos dos bancos e fazer o crédito irrigar a economia, para impulsionar o crescimento. Com a redução no volume de recursos que deveriam ser enviados aos cofres do Banco Central, os bancos passam a trabalhar com mais dinheiro em caixa, aumentando assim a sua disponibilidade de capital para as linhas de crédito e financiamento. 

O Banco Central já sinalizou também que irá defender o patamar de câmbio em torno de R$ 2,00. As medidas de estímulo de alguns dos principais banqueiros centrais mundiais poderão provocar um aumento no fluxo de capital especulativo em direção ao Brasil. Só hoje foram realizados dois leilões de swap cambial reverso para amortecer/impedir a queda do dólar.

Apenas o anúncio de que uma nova onda de liquidez irá irrigar o sistema financeiro foi o suficiente para os ativos dispararem nas bolsas. Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou a semana superando a máxima do ano, acionando pivot de alta e rompendo importante resistência na região dos 13.3k. A linha dos 13.7k é a última zona de resistência importante antes do provável teste no topo histórico do índice.


Ainda nos Estados Unidos, o índice S&P500 (mais abrangente, pois engloba as 500 principais empresas listadas em Wall Street) também realizou movimento semelhante ao Dow Jones. Destaque para abertura das bandas de bollinger, mostrando a força da pernada de alta rumo ao teste do topo histórico. Envergadura da média móvel simples de 200 períodos apontando para cima.


No mercado de commodities, podemos observar através do índice CRX, o importante movimento de rompimento da LTB principal. As duas semanas seguidas de fortes altas mostraram o movimento de recuperação nos preços das commodities, que por sinal já trabalhavam acima da média móvel simples de 200 períodos semanal. Mesmo com uma correção saudável de curto prazo, a trajetória tende a se manter ascendente no médio prazo.


Na Alemanha o índice DAX está em pânico de alta. A pontuação do índice está subindo em linha reta desde o fundo marcado na região dos 6k. A linha de resistência em 7.2k foi rompida e mais um pivot de alta foi acionado no principal mercado europeu. Caso a LTB do topo histórico seja rompida, o índice terá espaço para atacar a próxima zona de resistência em 7.6k.


Apesar da proximidade com as regiões de topo histórico, as bolsas de valores dos países desenvolvidos estão entrando em um nível alto de sobrecompra, aumentando o risco do mercado para abertura de novas posições compradas. Até o presente momento não há nenhum sinal de topo descendente nos índices destes países, porém o investidor deverá ficar atento na próxima semana para caso ocorra alguma indicação de correção.

Passando para o grupo de mercados emergentes, vamos analisar a situação da bolsa de Xangai na China. O canal de baixa segue firme e forte indicando a tendência para o médio e longo prazo. No curto prazo houve uma pequena recuperação que pode ser observada no candle da semana passada, porém o índice não acompanhou o movimento de euforia das demais bolsas mundiais nesta semana e fechou com um candle de indecisão.
 
  
Na Índia a situação é bem diferente. O principal índice da bolsa de Bombay fechou a semana em forte alta acompanhando todo o movimento de euforia nos mercados. Foi acionado pivot de alta no curto prazo, alimentando a tendência e se distanciando da principal LTB rompida no mês passado. As bandas de bollinger se abriram acompanhando o movimento ascendente. Caso a resistência em 18.5k seja rompida, o índice abrirá espaço para testar a resistência (e patamar psicológico) dos 20k.


Finalizando com o Brasil, podemos observar movimento de euforia também na Bovespa. Candle semanal de forte alta rompendo importante média móvel simples de 200 períodos, linha de resistência e patamar psicológico dos 60k, e acionando pivot de alta. Estes rompimentos contribuíram para manutenção e aumento de força na tendência de alta de médio prazo.


O aumento da força foi tão grande que jogou o índice para a região dos 63.5k, onde foi deixado um sinal de topo de curto prazo, indicando movimento saudável de correção. Espera-se que nos próximos meses (talvez este ano ainda) a LTB principal do Ibovespa seja testada. Atualmente esta linha passa na região dos 67.5k.

Vamos encerrando por aqui as nossas atividades. Mais uma semana muito importante para os mercados e definição de tendência. Desejo à todos vocês um ótimo final de semana!

Posts da semana:

Azedou a sobremesa

22 comentários:

  1. so me resta bater palmas pela qualidade da análise.

    aproveito pra perguntar: o que diabos a china tem que nao sobe nem a pau????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleton,

      Obrigado! Bato palmas é pela consideração de vocês! Muito bacana isso.

      Boa pergunta. A bolsa de Xangai é basicamente uma bolsa de fluxo pessoa física por dois motivos:

      - Não há outra opção de investimento a não ser renda variável devido as taxas de juros locais próximas de zero. O governo derrubou os juros locais justamente para forçar o fluxo de capital do investidor pessoa física para "capitalizar" as empresas chinesas (em sua maioria estatais) via bolsa. Além disso, os custos para investimento aumentaram, complicando ainda mais a situação do investidor pessoa física de Xangai.

      - O governo inibiu o movimento especulativo, em 2007, adotando uma série de regras, para tentar proteger o mercado de Xangai. O problema é que o tiro saiu pela culatra e os investidores estrangeiros + players de mercado fugiram de lá. O resultado foi este desastre no índice.

      Abcs, bom final de semana!

      Excluir
    2. PS: Este é apenas um pequeno indicativo de como funciona o regime chinês. Nem tudo são flores... ou melhor, quase nada rs

      Vou nessa, até mais pessoal!

      Excluir
  2. ola pessoal!! blz??/ gostaria de saber cursos bons pra realizar trader? sou iniciante e nao entendo mto de grafico. pontos de entradas e etc..... estou em sp capital/litoral.
    gratooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha opinião, e é só uma opinião... Gosto muito do pessoal da Leandro&Stormer e da Rico. É fácil achar vídeos educativos e gratuitos desse pessoal aí na Web. Eu aprendi com eles, e hoje acerto mais que erro os meus trades...
      Carla

      Excluir
    2. sawyer,

      Além das indicações da Carla, recomendaria dar uma olhada nos cursos da XP. E se precisar de algo estamos à disposição aqui.

      Abcs, bons estudos

      Excluir
  3. Do dia 30/8 ao dia 12/9, o saldo dos estrangeiros na bovespa foi de 1,31 bilhão e o ibov cresceu 4,72% nesse período. Já o investidor pessoa física teve saldo negativo de quase 1 bilhão neste mesmo período, ou seja, a maioria operou contra a tendência do índice.

    Quem acompanha o mercado sabe que na grande maioria das vezes seguir a onda do investidor pessoa física é roubada. Os números mostram que o efeito manada existe.

    Agora é bom ter atenção pois às vezes o volume dos estrangeiros aumenta só que eles se posicionam na ponta vendedora e o mercado cai ao invés de subir como desta vez. E atenção também que às vezes o saldo estrangeiro diminui, mas o ibov não cai, pois os grandes fundos nacionais também têm munição pra segurar o mercado. A única certeza que temos é que a onda do investidor pessoa física ou está errada ou está atrasada em relação a tendência do mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adubo da bolsa,

      Sim. Se 90% dos movimentos na Bovespa fossem influenciados pelo fluxo de investidores pessoa física, estaríamos na mesma situação que Xangai. O fluxo é cada vez menor desde 2008. Acho que o investidor pessoa física só volta em massa pra bolsa depois de uma grande alta.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  4. Olá FI!

    Muito bom os novos gráficos e a análise macro que realizou de várias Bolsas e notícias, parabéns =)
    Tenho uma curiosidade quanto a análise gráfica, se as resistências começarem a ser ultrapassadas viram suportes? Se ultrapassar a última resistência como a análise projeta a próxima se for baseada em históricos?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. General,

      Obrigado! Exatamente, quando uma resistência é superada ela vira suporte. Quando um suporte é perdido ele vira resistência. No caso de rompimento da última resistência, ou seja o topo histórico, pela AT clássica pode-se dizer que o papel irá continuar subindo sem prazo e sem limite, devido a ausência de barreiras com as resistências, até que a tendência seja alterada. Agora tem gente que gosta de traçar fibo em rompimentos, para determinar o alvo de um movimento. Eu particularmente prefiro ficar apenas com as linhas de suporte e resistência, são mais simples e bem eficientes.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  5. Fi, viu essa?

    Após crise, americanos passam a fugir dos bancos

    http://blogs.estadao.com.br/radar-economico/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Vi sim. Até comentei nesta matéria lá no estadão mas tiraram os comentários. Do jeito que colocaram o título da matéria parece que está acontecendo uma crise bancária no país, o que não tem nada a ver. Tipo de matéria pra fazer um sensacionalismo básico. A taxa de americanos que não tem conta em banco é praticamente a mesma taxa de desemprego do país, portanto nada de anormal. Além disso está ocorrendo uma quebradeira de pequenos bancos desde o estouro da crise em 2008. Normalmente são bancos de interior, de uma ou duas agências. O impacto no sistema financeiro é praticamente irrelevante, porém, consequentemente, reduz o número total de contas em aberto ou em movimentação.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  6. boa noite FI.
    qual seria seu chute no curto prazo.VALE,PETR ou OGXP?
    sera q vai continuar subindo pra essa semama,qual seria sua opiniao?faça uma analize pra mim por favor.

    GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Curto prazo deu sinal de venda no último pregão e acho que este sinal continuará prevalecendo amanhã. VALE ou PETRO perdendo a mínima de sexta-feira pode encaixar um trade rápido na venda. OGXP ainda ficaria de fora devido o histórico apresentado pelo papel.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  7. FI.por que a OGXP caiu tanto?

    até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih cara, essa eu vou ficar te devendo pois não ando acompanhando o noticiário dela. Essas empresas do grupo X aceitam tudo no mercado, é o tipo de ativo que atrai muita especulação, portanto não é de se espantar quando acontecem essas quedas bruscas.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  8. Bom dia!

    Pra descontrair antes do pregão:
    "Coisas que o Mercado Fala"
    http://www.youtube.com/watch?v=KsNTPo_wLMk

    Muito bom! rsrsrss...

    ResponderExcluir
  9. Finanças me faz um favor,Comprei BVMF3 Hoje a R$ 12,65.
    Pela sua Analise Tecnica, Voce Acredita que podera chegar aos R$ 13,20 ?
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. macr3,

      Tem todas as possibilidades de chegar nos 13,20. A próxima resistência (um pouco mais forte) está só nos 14,19. O problema é que ela vai precisar do ibov pra andar e o negócio está devagar no índice. É tiro curto? Caso positivo, jogaria um stop pra proteger o lucro. Se for acionado, provavelmente você terá oportunidade de reentrar novamente, talvez até mais em baixo, e já com uma gordura pra queimar.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. Boa Finanças, Stop Acionado em R$12,80
      R$ 0,15 de Lucro.kkkkkkk,da para umas Cerveja e Amendoim.rsr
      Obrigado pela Informação.
      Abração.

      Excluir
    3. Boa macr3, salvou o lucro! Está vendo que ela já voltou para o seu ponto de compra?

      Cerveja com amendoim patrocinado pela BVMF? Tá bom demais! É isso aí! Agora vamos aguardar este fechamento, porque o risco pra comprar está alto.

      Abcs, bons trades

      Excluir