terça-feira, 4 de setembro de 2012

Chumbo grosso na rodada de PMIs


A importante rodada final de PMIs para o mês de agosto foi detonada com chumbo grosso pela mídia influenciada pelo movimento de queda nos mercados. O “motivo” da queda nas bolsas foi atribuído erroneamente aos dados da atividade industrial divulgados pelo HSBC e Instituto Markits.

O alvo das manchetes foi parar justamente nos Estados Unidos onde o índice que mede a atividade industrial fechou o mês de agosto aos 51,5 pontos, abaixo da estimativa de 51,9 pontos. Apesar de sair abaixo da estimativa, este resultado está longe de ser ruim. Em primeiro lugar, números acima de 50 pontos indicam expansão da atividade industrial. Em segundo lugar esta expansão está ganhando força, para isso basta compararmos com o indicador do mês passado que fechou 51,4 pontos.

O índice que mede o desempenho do setor manufatureiro na zona do euro fechou o mês de agosto aos 45,1 pontos, indicando contração na atividade industrial. Acontece que a força desta contração está diminuindo, o indicador apresentou uma melhora em relação ao mês passado (44,0 pontos registrados em julho).

O Índice Gerente de Compras do Brasil também registrou uma melhora na atividade industrial. Apesar de fechar o mês de agosto aos 49,3 pontos (que indica contração pois está abaixo de 50), este número é melhor do que os 48,7 pontos registrados no mês passado indicando que a contração está perdendo força.

O indicador do Instituto Markits bate com os números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados hoje, mostrando leve aceleração na produção industrial.

O país que está apresentando, cada vez mais, queda na atividade industrial é o gigante asiático. O Índice Gerente de Compras da China saiu de 49,3 pontos em julho para 47,6 em agosto, acentuando a contração da atividade industrial. Porém este indicador foi divulgado ontem e não gerou impacto significativo nas bolsas de valores. A Bovespa inclusive fechou em alta.

O mercado nacional fechou em forte baixa nesta terça-feira devido a ausência de força compradora na Bovespa. Os ursos “fizeram o seu papel” e entraram vendidos no toque da LTB formada a partir do topo em 60.2k. O volume não foi relevante, o que indica apenas abertura de posições rotineiras no mercado. Mas a ausência de ordens de compra nos books dos principais ativos negociados na Bovespa (provavelmente devido às incertezas quanto ao BCE) deixaram os papéis “sem chão”.

As posições vendidas descobertas começaram a ser liquidadas a partir das 15:00h (operadores “antecipando” o sinal da chamada de margem nas corretoras), mas como o mercado estava mostrando sinais de fraqueza no volume da ponta compradora, alguns operadores aproveitaram para vender novamente, mas desta vez alugando os papéis para dormir na posição e aproveitar esta fraqueza do mercado. Por este motivo o índice voltou a cair forte no final do pregão.

Com este candle bear, as bandas de bollinger se abriram novamente indicando continuação da pernada de baixa e possível teste na região de suporte (fraco) em 55.5k nos próximos dias.

  
Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou o pregão em leve baixa conseguindo se manter, pelo terceiro dia consecutivo de testes, acima do patamar psicológico nos 13k. A perda desta linha poderá comprometer a LTA iniciada a partir do fundo em 12k devido à proximidade da mesma, deixando-a vulnerável com a detonação de um pivot de baixa no curtíssimo prazo. Pode-se destacar então a importância, cada vez maior, deste patamar psicológico no índice Dow Jones.


15 comentários:

  1. FI,

    Temos uma muralha chamada MMA 200 no petróleo?

    Abraços,
    Sir Income

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa observação!

      No gráfico diário ela está barrando há 3 semanas a continuação da pernada de alta forte dos últimos meses.

      A diferença é que no semanal a média de 200 está bem mais abaixo. Por sinal ela foi testada (atuando como suporte) justamente no ponto de partida da arrancada do petróleo.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  2. Brasil eleva Imposto de Importação para 100 produtos
    Guido Mantega afirmou, contudo, que os preços desses itens serão monitorados e, se houver reajuste de preços, o governo derrubará imediatamente as alíquotas que foram aumentadas

    http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,brasil-eleva-imposto-de-importacao-para-100-produtos,125478,0.htm

    Estamos na contra-mão! lamentável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz...

      Antidumping descarado. Nós é que não estamos competitivos o suficiente para oferecer produtos da mesma qualidade do importado. Vai proteger a indústria nacional, mas por outro lado atrasa o desenvolvimento. Com dólar a 2,00 as indústrias evitam comprar máquinas e equipamentos, atrasando a modernização da linha de produção. Desta forma os produtos produtos começam a ficar obsoletos no mercado (e mais caros). Só taxando o importado para manter a competitividade da indústria nacional "sucateada".

      Para proteger a indústria nacional basta melhorar o ambiente de negócios. Partir pro antidumping é triste. Mas gera aumento na arrecadação, então pro governo funciona como uma cajadada pra matar 2 coelhos de uma só vez.

      Abcs,

      Excluir
  3. Olá, olho vivo na Usiminas, se romper a congestão dispara uma bandeira e se perder as minimas dará uma boa venda.
    IvanGomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IvanGomes,

      Belíssima disparada da USIM5, conseguiu pegar? Parabéns, cantou a pedra!

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. IvanGomes ficou falando aqui alguns meses que dever-se-ia (!) comprar Usiminas por volta dos 6,00. Se Ivan não fez essa compra, seus comentários perdem o moral! haha... brincadeirinha...
      Carla

      Excluir
    3. outro papel que deu disparada foi POSI3, subindo 15% no pregão de ontem e hoje descontando todo o ganho. E essa subida pelo simples fato da empresa ter anunciado que entraria no mercado de smartphones... Realizei lucro e sai fora. Não da pra entender mesmo esse mercado

      Excluir
    4. Subida em GAP ainda, pode ser de fuga mas nada garante. Lucro só existe quando a operação é liquidada, caso contrário tudo fica só no virtual. É isso aí, tem que ser esperto e mandar pro bolso mesmo.

      Abcs, bons negócios a todos!

      Excluir
    5. Olá Carla, fiz sim uma comprinha na época em Petr4 e Usim5, nesta foi no rompimento dos R$ 6,30 e venda em R$ 7,00..más foi poucos papéis, lucro pífio.
      Hoje essa esticada me pegou desprovido de capital, fazer o que??
      Más creio que será vôo de galinha, o setor siderúrgico vai ruim das pernas, o governo aumentou as alíguotas de importação, besteira pois o que virá de fora estará mais barato ainda para compensar, esse jogo é cruél!!!

      Ivngomes

      Excluir
  4. Hoje no mundo os ursos estão no cio... kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eike Rico,

      Ibovespa abriu forte e já devolveu tudo que subiu. Volatilidade alta e mercado arisco, tem que ser rápido no gatilho. Vamo que vamo!

      Abcs, bons trades

      Excluir
  5. Impressionante como só se fala na queda do minério de ferro, más não se fala que custava 35U$$/ton em 2007 e que o preço atual ainda é um absurdo, creio que é pra lá que os preços caminham no médio prazo. E à reboque a vale5 vai junto;
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, o preço do minério de ferro mais do que disparou nos últimos 5 anos pelo menos. Explodiu pra cima. Mas acho que se algum dia chegar perto dos preços de 2007 não dura por muito tempo, a demanda por minério é muito alta no mundo inteiro. No futuro, com o reaquecimento da economia mundial é de se esperar uma retomada nos preços.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  6. Olá Fi, depois dá uma olhada neste link para te auxiliar em suas análises, tem praticamente tudo em cotações de índices e comodityes;

    http://www.barchart.com/

    Ivngomes

    ResponderExcluir