terça-feira, 18 de setembro de 2012

Espanha volta ao centro das atenções


O BCE (Banco Central Europeu) estendeu a mão aos países em dificuldades na periferia da zona do euro, mas a Espanha parece estar querendo as duas mãos e os dois pés da autoridade monetária. O governo espanhol tem informado apenas que está avaliando “suas possibilidades” (como se houve outra opção para captação de recurso no mercado), mas na verdade o que estão tentando fazer é afrouxar as condições, nos bastidores, para o recebimento do pacote de ajuda.

Nesta quinta-feira o país terá de encarar o mercado para fazer um leilão de títulos de 10 anos. Este é o tipo de bônus onde o BCE não está autorizado a comprar no mercado (somente títulos com prazo de até 3 anos), mesmo se a Espanha estivesse enquadrada no plano de resgate. Os yields espanhóis de fato caíram bastante desde quando Mario Draghi resolveu entrar em cena para defender o euro, mas se os espanhóis continuarem relutando em formalizar o pedido de socorro, a demanda poderá ser reduzida nos leilões e consequentemente o preço dos títulos voltarão a subir.

O BCE só poderá comprar títulos públicos espanhóis no mercado secundário caso o governo deste país formalize o pedido de socorro junto ao fundo de resgate da zona do euro. A partir deste momento serão impostas as condições, evidentemente impopulares, para a Espanha estar apta a receber o pacote de ajuda.

O presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, afirmou hoje que estas condições só serão informadas após a formalização do pedido de resgate. Esta indefinição quanto à Espanha é um dos poucos motivos que o mercado está encontrando para manter o movimento de realização de lucros após o rally das últimas semanas.

Os índices europeus fecharam o pregão desta terça-feira em leve baixa, enquanto Wall Street fechou o dia perto da estabilidade. O volume financeiro no Dow Jones caiu bastante refletindo uma indefinição de curtíssimo prazo nos mercados. O doji deixado no gráfico sinaliza esta indecisão.


No Brasil o índice Bovespa também fechou o pregão desta terça-feira com um doji de indecisão. O volume financeiro no pregão também caiu bastante em comparação com os dias anteriores, mostrando também uma indefinição do mercado.

  
O ponto mais interessante está no gráfico intraday de 60 minutos do Ibovespa. Podemos observar a formação de topos e fundos descendentes mostrando a tendência de queda no curto prazo. Porém o índice está perto de uma definição de movimento que poderá abrir ponto de entrada novamente. Caso a LTB seja rompida poderemos ter um respingo para cima, podendo até mesmo testar a resistência em 62.7k. Caso o suporte em 61.4k seja perdido teremos a continuação da tendência de baixa no curto prazo com um novo pivot acionado.


O doji no gráfico diário encaixou muito bem no desenho técnico do gráfico intraday. Portanto a calmaria de hoje dever se encerrar amanhã com esta definição de movimento, que poderá gerar oportunidade de entrada para operações curtas.

13 comentários:

  1. Finanças,Maledita BVMF3 Bateu Hoje R$ 13,08 kkkk.
    Tudo Bem,Já Liguei Para o Credit e o Morgan e Avisei que o IFR já esta Alto,Para Ver se Eles Tomam Alguma Atitude.rsr
    Pode Ser que ainda Bata em R$ 13,15/13,20.
    Depois não tem Jeito,Vem Para o Colo do Papai.
    Finanças, o Mantega virou Motivo de Chacota com o
    PIB.Este é um Fanfarrão.
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. macr3,

      Hehe, mas ela está bem serelepe por causa desta notícia: Bats desistiu de implantar uma bolsa de valores no Brasil. Custo muito alto.

      http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2012/09/18/bats-desiste-de-plano-de-lancar-bolsa-no-brasil-segundo-jornal.jhtm

      Então a BM&F vai continuar com o mercado monopolizado e poderá manter a sua atual “política de tarifas”, o que convenhamos é bem salgada.

      Verdade, foi até bom o amigo tocar neste assunto pois acabei não comentado sobre isso ontem. O Mantega virou motivo de chacota no mundo inteiro e levou uma bela de uma resposta do Financial Times. Pra quem não conhece a história foi mais ou menos assim:

      No segundo trimestre deste ano o Mantega disse que a previsão para o PIB brasileiro de 1,5% feita pelo Credit Suisse era uma piada! Lembrando que nesta época ele falava que o PIB seria de 4%.

      Hoje em dia as previsões do boletim Focus para o PIB este ano estão variando em torno de 1,6%, sendo que o próprio Mantega disse na semana passada que agora espera um crescimento na casa dos 2%.

      Então ontem o Financial Times aproveitou para relembrar esta gafe do ministro Mantega, dizendo que a economia brasileira está entrando “na zona de piada” com este baixo crescimento. Viramos motivo de chacota e com razão.

      Brazil’s GDP enters “joke” territory
      http://blogs.ft.com/beyond-brics/2012/09/17/brazils-gdp-enters-joke-territory/#axzz26lBWouCO

      Detalhe: reparem na foto que escolheram para colocar na matéria.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  2. FI,

    Alguma boa oportunidade de entrada em alguma ação .

    ASS:arriscatudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. arriscatudo,

      Nos ativos de alta correlação com o Ibovespa (basicamente as blue chips). Estes ativos tendem a seguir o movimento quando o índice definir hoje se rompe a LTB ou perde o suporte em 61.4k acionando pivot de baixa. Em ambos os lados pode dar trade no rompimento, mas o mercado é quem decide pra que lado vai. Quando eu enxergo oportunidade no Ibov e fico na dúvida sobre qual ativo escolher para acompanhar o movimento do índice, acabo operando BOVA11 mesmo. Tiro curto.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  3. FI, acho que a última vez que tinha postado por aqui foi mês passado. Eu mencionei que estava comprado até o talo e que estávamos em uma zona de acumulação, aguardando o rompimento dos 60K. Minha leitura estava correta ! E vamos adiante !
    Carteira vencedora: csna3, ggbr4, elpl4, geti4 e é claro, alll3 !

    Sds,
    Anônimo da alll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí cara, manter position tranquilo, carteira formada bem lá em baixo. Ainda mais agora que superamos aquelas barreiras importantes (médias de 200, 60k, pivot de alta no semanal, etc). Parabéns!

      Vamo que vamo!

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  4. anônimo alll ,


    Sinceramente não vejo essa ação alll3 como um grande play , muito tempo andando de lado e o setor de logística na bolsa nunca foi uma grande oportunidade de investimento , O que vc acha disso .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado anônimo, há alguns anos atrás eu li uma matéria do porquê Buffet comprou ações da Burlington Northern Railroad. Uma das coisas que ele explicava, era que ações de companhia de logistica baseada em transporte ferroviário era menos suscetível a variações no preço do petroleo. Aqui no Brasil como é sabido que a infra-estrutura na área de transportes é péssima, acredito que potencializa o valor da alll. Além do mais, diferente de uma empresa de tecnologia (onde é dificílimo prever o futuro), por exemplo, eu consigo visualizar a continuidade futura de transporte de produtos agrícolas por vias ferroviárias. E de minério tb neh, ramo que agora a alll tb está querendo entrar...

      Sds,
      Anônimo da alll

      Excluir
    2. Como eu falo a ação pode subir , até agora o momento dela ainda não subiu , praticamente nada de ações de logistica ainda .

      Excluir
  5. Bateu 14:00h mercado levou uma forte revertida. De manhã rompeu LTB e subiu cerca de 700 pontos. Tiro curto é Rei na Bovespa rsrs.. Vamo que vamo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Para fazer esses tiros curtos você utiliza gráfico de quantos minutos?

      Excluir
    2. Boa tarde Angelo Manosso!

      Gosto de utilizar o gráfico de 60 minutos. É o de fundo meio bege, o último gráfico do post.

      Abcs, bons negócios

      Excluir