quinta-feira, 6 de setembro de 2012

“Super Mario” na onda do mercado


Mario Drahi, presidente do BCE (Banco Central Europeu), adotou a linguagem de Wall Street em seu discurso após a reunião do comitê de política monetária e vai ligar as impressoras do banco central para aliviar o mercado da dívida soberana na zona do euro.

O BCE lançou um novo programa de compra de títulos públicos no mercado secundário chamado de transações monetárias completas. Este programa permitirá ao banco central comprar bônus soberanos de um a três anos, sendo que não há limites para o tamanho das operações de compras. Ou seja, o BCE poderá comprar a quantidade que desejar.

Mas por outro lado o BCE estabeleceu algumas condições para que este programa possa ser executado. Os países em dificuldades deverão implementar as medidas de austeridade fiscal para reduzir o déficit público, além de solicitarem formalmente auxílio do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira. Caso essas condições não sejam cumpridas, o BCE ficará impossibilitado de comprar títulos da dívida soberana destes respectivos países.

A onda de otimismo tomou conta dos mercados. Os países em dificuldades na zona do euro só passarão aperto para emitir títulos públicos caso não aceitem as condições do BCE. Na Espanha, o principal índice da bolsa de Madri subiu 4,91%. Na França o índice CAC-40 avançou 3,06%. Itália fechou em alta de 4,31% e Alemanha subiu 2,91%.

Os índices dispararam também em Wall Street. Dow Jones fechou com um baita marubozu de alta, rompendo LTB de curto prazo e confirmando fundo sobre o patamar psicológico em 13k. A região de resistência em 13.3k deverá ser atacada nos próximos dias com alta probabilidade de rompimento.

  
O índice Bovespa acompanhou o desempenho dos mercados internacionais e disparou, fechando o dia também com um marubozu de alta. A LTB que vem do topo em 60.2k foi rompida, assim como a região de fundo intermediário foi confirmada em 56.2k. Com o rompimento da linha central de bollinger (a ser confirmada) espera-se um novo teste sobre a média móvel simples de 200 períodos. A diferença é que desta vez o índice está formando um desenho técnico que pode ser favorável ao rompimento da mesma.


No gráfico semanal há uma formação de fundo intermediário sobre a linha central de bollinger, onde pode-se traçar uma LTA bastante inclinada a partir do fundo em 52.5k. Esta formação sugere que a LTB que vem do topo em 69 seja testada nas próximas semanas, e caso haja rompimento o índice ganhará força para romper também a média móvel simples de 200 períodos semanal.


Hoje tivemos divulgação da ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) realizada na quarta-feira da semana passada. O Banco Central enxerga uma pressão de curto prazo na inflação e reconhece que a meta não poderá ser cumprida este ano (mais uma vez). Pode-se observar também que a autoridade monetária mudou a sua postura e trabalha, a partir de agora, com bastante cautela quanto às novas reduções na taxa básica de juros.

Bom pessoal, devido ao feriado retornaremos nossas atividades na próxima segunda-feira. Mês importante, volátil e difícil conforme esperado, mas apresentando boas oportunidades no curto prazo. A situação no momento é bem diferente da semana passada, os mercados viraram a mão. Bom descanso e aproveitem o feriadão!

PS: Em breve teremos boas novidades do Finanças Inteligentes pra vocês. Aguardem!

Posts da semana:

O mês da batata quente

29 comentários:

  1. a inflação está explodindo, esse mês mesmo já percebi nas minhas compras no supermercado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Inflação de alimentos está bem puxada, infelizmente. A base de cálculo do IPCA muitas vezes não bate com a "inflação real" do consumidor brasileiro.

      Abcs, bom feriado!

      Excluir
    2. Verdade, mas minhas ntn-b's principais agradecem por isso.

      Excluir
    3. Aquelas de 6,50% que davam sopa ano passado merecem um mural na custódia rsrs..

      Abcs,

      Excluir
  2. Olá FI!

    Nossa hoje foi um dia lindo! Fiz 3 DT em opções de Vale e Petr e um lucro de 30% em cada. Estou curioso para saber as novidades, mas vindo de você será de qualidade :)

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí General! Parabéns! Continue assim!

      Pode ter certeza que é coisa boa.

      Abcs, bom feriadão!

      Excluir
    2. Pow FI, não incentiva o cara a fazer DT com opções não... rs

      Excluir
    3. Investidor Troll,

      Tudo vai depender do método. O meu por exemplo não me deixa confortável operando opções. Mas se o cara tiver um bom método pra operar yuans (que seja! rsrs..) eu vou incentivar. O importante é fazer dinheiro no mercado. Não existe estratégia certa ou errada e sim aquela que se encaixa melhor ao sistema operacional de cada um de nós.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    4. Caro Finanças,

      O problema é que já procurei, procurei e nunca encontrei alguém que ganhasse do mercado fazendo compra a seco de opções, ainda mais DT. Veja que nosso amigo ganhou 30%. Parece muito, mas como estamos falando da operação mais arriscada desse mercado, 30% é só uma migalhinha. Quando perder, perde tudo que ganhou e mais um pouco.

      Sei que o seu objetivo aqui é informativo e vc faz isso muitíssimo bem. Obrigado por ceder seu espaço para eu deixar meu alerta.

      Excluir
    5. Investidor Troll,

      A casa é nossa, sinta-se à vontade para comentar sobre o que desejar! Não sei como foi a operação do General, como disse eu não gosto de operar opções (a seco então, piorou). O que posso dizer é que tem gente que ganha dinheiro com isso (tal como em qualquer outro mercado para trading), e alguns até fazem disso uma profissão (não estou me referindo aos players de mercado). Tudo vai depender do sistema operacional do investidor. Se você tem um método que se adapta muito bem à estratégia, certamente vai conseguir ter bons retornos no mercado. É claro que chegar neste ponto não é fácil e muitos desistem no meio do caminho, que não é curto.


      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  3. O petróleo não deveria ter acompanhado a alta?
    Novamente ficou abaixo da MMA 200.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Sim, deveria ter subido. Aconteceu algum evento restrito que impediu a alta do barril do tipo light. Se não me engano foi devido à melhora nas condições meteorológicas nos EUA. Estavam esperando uma tempestade (que poderia elevar o preço do barril) para atingir alguns campos de petróleo, mas acho que acabou virando uma "marolinha".

      As commodities no geral subiram bem nesta quinta-feira.

      Abcs, bom feriado!

      Excluir
  4. Parabéns pelos artigos postados, são óbvios e abrangente em poucas linhas pode se dizer, sendo bem objetivo e claro.. não leio nada mais de analistas faz muito tempo, apenas o seu blog é o termômetro para meus trades, consigo ler o sentimento da massa seja precificado ou não, se um dia poder lhe cumprimentar, vou agradecer de coração por existirem pessoas assim ainda, e neste meio ainda, fizeste ter uma visão macro a realidade dos mercados.

    Anderson S Machado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson,

      Obrigado! Fico muito feliz por conseguir transmitir um pouco do modesto conhecimento que tenho sobre o mercado. Certamente o vínculo de amizades que temos por aqui não ficará apenas no virtual e vamos continuar agregando conteúdo cada vez mais. Boas novidades irão surgir em breve e também no próximo ano!

      Abcs, bom final de semana!

      Excluir
  5. FII o seu bloco é objetivo e claro, sem conjecturas idealistas de crítica ou elogio. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Obrigado! Faço o possível para ser o mais simples e objetivo possível com o máximo de transparência e imparcialidade.

      Abcs, bom descanso!

      Excluir
  6. Acho seu blog fantástico. Sempre procuro dar uma passada aqui para me atualizar e ter acesso a uma informação imparcial e precisa. Já o recomendei para alguns amigos e para minha esposa. Muito obrigado por essa contribuição diária!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!

      Meu caro eu é que agradeço pela visita e pelas recomendações!

      Abcs, bom sábado

      Excluir
  7. Olá FI, creio que teremos nova pernada boa de alta nos mercados, DowJones com novo teste no TH e o Ibov nos 68K, esta semana já teste nos 60K e já com possível rompimento em que declara compra;
    Vou ver neste final de semana papéis que julgo com bom potencial pois será uma alta rápida e intensa, depois disso acho que os mercados vão cair na real, ou então romper de vez os Th e seguir em frente, ai não será mercado acionario e sim ilusionário;
    Bom, está é minha percepção no momento visto que novamente abriu-se a porteira da liquidez, posso lógico estar totalmente equivocado, vamos ver!!

    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivngomes,

      Essa virada puxou com força e consequentemente o desenho técnico está ficando bonito para atacar com mais pressão a média de 200 períodos. Também acho que devemos tomar todo cuidado com esta perna de alta, não podemos "flexibilizar" a gestão de risco. A volatilidade ainda está baixa, mas podemos aproveitar o movimento com prudência.

      Estou gostando do desenho técnico da VALE5. Entrei nela de novo na sexta-feira. Mas nada pesado, porque ali é o playground dos players. Se quiser, posteriormente podemos discutir os papéis que você encontrou potencial.

      Abcs, bom final de semana

      Excluir
    2. Ops... sexta-feira não, quinta-feira rsrs...

      Excluir
  8. O que vocês acham ? essa alta da vale se sustenta ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há uma formação de fundo no diário e semanal. Acho que tem tudo pra manter o movimento de repique, que no momento é apenas isso. Uma perna de alta dentro de uma tendência de baixa no médio prazo. Está bem distante da LTB principal.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. Olá, parabens pelo trade na Vale FI, hoje deve o Ibov abrir forte para alinhar com as adr´s que sexta dispararam na matriz, refexo do anuncio da China investir u$$ 160Bi em infra estrutura, vale Csn são as mais beneficiadas, más imagino que deverá puxar o Ibov no geral, exeto as elétricas que o governo vai arrebentar..no mais quem está comprado ótimo, ajustem os stops. Entrada hoje é ver se congestiona um pouco e após rompimento ponderar se vale entrada;
      Ivan

      Excluir
    3. Tá pintando um enforcado na VALE5?

      Excluir
  9. Olá Ivan,

    É isso aí. Abriu forte, movimento sempre concentrado nas blue chips. Noticiário macro + ADRs ajudaram bastante. Temos que ficar de olho no intraday agora, porque está puxado. 3 dias de alta forte. Vamos monitorando!

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir
  10. Sir Income,

    Por enquanto não devido ao pavio superior visível. Mas está bem parecido com um enforcado. De qualquer forma foi um GAP muito forte na abertura, acertando o upside com as ADRs. Não há como dizer se é um GAP de fuga, não houve continuação da força pós-leilão de abertura e por isso mesmo o papel está desenhando um candle de baixa, o que aumenta o risco de posições compradas. Eu já pulei fora, mas continuo de olho nela. Se fechar o GAP soltando um pavio inferior ou candle de fundo vai ficar bonita de novo.

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. A famosa perseguida rsrs... É uma trincheira ambulante

      Excluir