quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A um passo de finalmente pedir socorro


O Partido Popular, maioria absoluta no Parlamento Espanha, divulgou hoje uma emenda de um projeto de lei sobre a reforma do setor financeiro espanhol para ser votado nos próximos dias. O documento mostra que a Espanha poderá formalizar o pedido de socorro no valor de 60 bilhões de euros à União Europeia para finalmente recapitalizar seus bancos em dificuldades.

Um teste de estresse independente publicado no mês passado mostrou que os bancos espanhóis precisam de cerca de 60 bilhões de euros para resistirem à eventos adversos, como uma forte retração da economia por exemplo.

O Santander passou no teste de estresse e não precisará ser recapitalizado, porém o presidente da instituição disse hoje que o governo espanhol precisa concretizar o pedido de resgate para permitir redução nos custos de financiamentos aos credores em dificuldades. "Uma situação em que o financiamento do Tesouro está sendo auxiliado por linhas de crédito contingentes oferecidas por qualquer corpo internacional, produzirá uma queda no prêmio de risco do crédito soberano e, como consequência, uma queda no prêmio de risco dos bancos”, disse Alfredo Sanez presidente do Santander.

Os bancos espanhóis estão sendo forçados a realizar uma faxina contábil para limpar os ativos podres do sistema financeiro. O lucro do Santander no terceiro trimestre despencou para 100 milhões de euros, ante um lucro de 1,8 bilhão de euros no mesmo período do ano passado, em decorrência das baixas contábeis realizadas neste trimestre.

Ainda na Europa o governo britânico informou que sua economia cresceu 1% no terceiro trimestre deste ano em comparação com o trimestre anterior. Este é o ritmo de crescimento mais forte verificado nos últimos cinco anos.

Estas notícias não animaram os mercados europeus que fecharam próximo à estabilidade. O mesmo aconteceu nos Estados Unidos onde o índice Dow Jones conseguiu interromper a sequência de queda e respirar um pouco no curtíssimo prazo empurrando o candle (do tipo spinning top que significa indecisão) para dentro das bandas de bollinger.

  
O boato de que a agência de classificação de risco Fitch Ratings poderia seguir a S&P e cortar o rating dos Estados Unidos não colou no mercado. Provavelmente a fonte é duvidosa. É bastante improvável tal evento ocorrer ainda este ano.

No Brasil o índice Bovespa conseguiu se descolar do mercado externo com o bom desempenho das ações da Vale (principalmente), além do pânico no call de abertura das ações da OGX, que tirou alguns vendedores do mercado e permitiu elevação do índice logo na abertura do pregão.

Com este fechamento pode-se observar uma tentativa de formação de fundo na região dos 57.2k. Porém o movimento de repique só deverá pegar força com a retomada da linha de pivot em 58.1k.


14 comentários:

  1. Pois é... as ações focadas no mercado interno levaram fumo hoje...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu caro, sempre tem alguém levando fumo rsrs.. Se conseguem bater em blue chips, imagine então em ações de segunda ou terceira linha. Para o especulador de grande porte é relativamente fácil operar esses papéis.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  2. olhei o índice ICON e tomei um susto, esse só sobe, caramba! estou acompanhando o índice errado, chega de ibov, heheheheh
    Ivan C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, é outro mundo. Índice de consumo bombando há bastante tempo, governo bastante focado no varejo. Índice small caps e o índice de dividendos também estão com desempenho bem melhor do que o Ibovespa.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  3. FI

    É impressão minha ou realmente a força compradora esta vindo contudo???

    Investidor Novato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha a PETR4 fanzendo graça...

      Investidor Novato

      Excluir
    2. Investidor Novato,

      Volume de compras ainda está fraco. Precisa retomar o ponto de pivot em 58.1k e criar ambiente para que a especulação volte operar na ponta compradora por mais tempo.

      Verdade, PETR4 carregando ibov nas costas hoje.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  4. Achei que o ibov iria virar com o PIB americano, mas dados econômicos americanos em ano de eleição costumam a não pesar tanto assim...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, aquela queda na taxa de desemprego ficou muito "estranha". Acontece que as pessoas não são tão ingênuas quanto antigamente, Obama inclusive perdeu sua vantagem sobre Mitt Romney.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  5. Mano, o que estão fazendo com a OGX? Não dá pra entender! Não tem mais pra onde cair... e CAI!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, o Eike tentou levantar o papel com aquela jogada das puts. Limpou os vendidos do papel, porém o pessoal voltou a socar! Briga de cachorro grande aí, tá bonito de ver. Por enquanto sigo só observando.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  6. Se alguém quer ficar do lado do dinheiro esperto, preste atenção nos gráficos de longo prazo das bolsas da americanas. Não precisa ser muito esperto para perceber que estão "relando" nos topos históricos. É dali minha gente que ver o comando ou a grande maré. O resto (OGX, IBOV e cia) são apenas marolas. Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que costumo dizer há alguns meses. 1 olho e meio no Dow Jones e meio olho na Bovespa.

      Abcs, bons trades

      Excluir