terça-feira, 9 de outubro de 2012

Alcoa alivia temor com a temporada de balanços


A temporada de balanços do terceiro trimestre nos Estados Unidos começou oficialmente nesta terça-feira carregada de pessimismo dos analistas e suas respectivas projeções decepcionantes para os resultados que irão surgir nos próximos dias/semanas.

O pontapé inicial foi dado, como de costume, pela maior produtora de alumínio do planeta. A Alcoa reportou prejuízo líquido de 143 milhões de dólares no terceiro trimestre deste ano, após registrar um prejuízo de 2 milhões de dólares no segundo trimestre de 2012. No mesmo período do ano passado (terceiro trimestre de 2011) a companhia lucrou 172 milhões de dólares.

Apesar do prejuízo, o resultado surpreendeu as expectativas dos analistas pelo bom desempenho do segmento de peças para automóveis e aviões e ganhos de eficiência na produção. O grande impacto negativo no balanço ficou por conta do preço do alumínio e da fraca demanda. Em nota, a Alcoa informa que os preços praticados na venda do alumínio recuaram 17% desde o terceiro trimestre de 2011.

No entanto, cerca de 175 milhões de dólares foram deduzidos no resultado do terceiro trimestre com gastos previstos para recuperação ambiental do rio Grasse, em Nova York, e pagamento de um acordo que a empresa fechou com a Alba (Aluminium Bahrain), para encerrar um processo judicial. A Alcoa foi processada pela Alba em 2008, alegando pagamento de suborno a funcionários da companhia estatal em troca de contratos superfaturados. Sem estes eventos, o lucro líquido da Alcoa teria sido de 32 milhões de dólares.

O driver de Wall Street nesta terça-feira acabou sendo o rebaixamento da Intel por algumas corretoras americanas, pois os números da Alcoa foram divulgados após o encerramento do pregão na bolsa de Nova York. O rebaixamento da Intel desencadeou uma onda de liquidações em ações do setor de tecnologia e os índices pesaram.

Dow Jones caiu pelo segundo dia consecutivo sentindo a força da resistência em 13.6k (máxima do ano), mas desta vez o índice não conseguiu se segurar na linha central de bollinger. Tendência de baixa no curto prazo poderá empurrar o índice para testar a LTA deste canal de alta juntamente com a região de suporte em 13.3k.

Dow Jones

No Brasil o índice Bovespa abriu forte conseguindo realizar teste sobre a LTB que vem do topo em 63.4k. Assim que o índice se aproximou desta linha, pode-se observar forte aparecimento de força vendedora derrubando rapidamente a bolsa para abaixo do patamar de 59k. O não rompimento desta LTB coloca em risco a durabilidade do fundo formado em 58.1k.

Ibovespa

Por fim, a confirmação do FMI (Fundo Monetário Internacional) de que alguns países na zona do euro não conseguirão cumprir com as suas metas de redução no déficit fiscal podem alimentar os debates, nas próximas semanas, para revisão das medidas de austeridade fiscal. O não cumprimento da meta aumenta a desconfiança do mercado e os países podem ser penalizados com uma elevação dos yelds no mercado da dívida pública.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá FI!

    Temporada será bem interessante, achei estranho o fato dos commodities terem subido muito e as ações que dependem deles não acompanharem tanto, provavelmente por causa do vencimento de opções na segunda imagino...

    Ps.: Me segue no twitter, kkk

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. General,

      Temporada promete, inclusive aqui no Brasil também. Gostei do resultado da Alcoa, mercado estava fazendo muito terrorismo em cima dela. Na verdade o que fez diferença mesmo foi a nova alta do minério de ferro hoje, pois o índice de commodities no geral fechou em leve queda.

      Opa! Vou seguir lá rss..

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  3. espero que esse ibov não azede mas tá com uma cara bem feinha, não dá coragem de comprar nada por hora.
    Ivan C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan C.

      Sim, essa pancada posterior ao toque na LTB pode fazer com que o índice realize novo teste sobre a linha de suporte no curto prazo em 58.1k. Mas acho que pra amanhã vale tudo, está bem aberto no curtíssimo.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  4. paulo baptista

    Boa tarde

    FI,o que vc me poderá dizer sobre a CSNA3,(SID)venho a seguir esta empresa ja algum tempo.Agora esta mesmo em cima de um suporte...
    Outras empresas do sector tem estado firmes mesmo com os downgrades recentes no mercado EUA e Europa,parece que os investidores nao estao mais interessados em vender.Eu estou mais interessado em activos brasileiros,porque por cá tenho lido que o Brasil vai crescer principalmente as empresas de consumo interno,será mesmo!

    A Gafisa tambem parece boa,tive duas oportunidades de pegar ela em 2,20 mas o medo falou mais alto.Mas me parece que nao vai cair de onde esta agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Paulo Baptista,

      Ótima empresa. Das siderúrgicas é a minha preferida. O problema é o setor que está sofrendo há alguns anos com a concorrência dura das siderúrgicas japonesas e chinesas. Além disso a queda no preço das commodities e desaceleração da economia mundial causam uma pressão natural nas cotações da CSN. Evidentemente esta situação não será eterna, mas até o momento não há sinais de uma melhora significativa no setor. Realmente o papel está em cima de um suporte, mas de curto prazo. 10,90 é o fundo dela, perdendo esta linha detona pivot de baixa e poderá voltar pra baixo dos 10,00. Então pra comprar neste suporte você precisa ter um ponto de saída para evitar de segurar o ativo na perna de baixa.

      A não ser que você queira investir, neste caso se você acredita no potencial da empresa e na melhora do cenário macro para CSN, estes 10,90 podem ser o ponto inicial para começar a comprar um pouco.

      Empresas voltadas para o consumo interno são as que estão dando show na Bovespa há mais de 2 ou 3 anos. Mas a CSN não é considerada uma empresa voltada para o consumo interno. Melhor focar no segmento de varejo. A tendência é que estas empresas continuem mostrando um bom desempenho pois não há sinais de arrefecimento na demanda interna, a taxa de desemprego baixa praticamente garante a demanda aquecida.

      O link abaixo refere-se a carteira teórica do ICON (Índice de Consumo) da Bovespa. São basicamente empresas que se beneficiam com varejo.

      http://www.bmfbovespa.com.br/indices/ResumoCarteiraTeorica.aspx?Indice=ICON&idioma=pt-br

      Abcs, bons negócios

      Excluir