terça-feira, 16 de outubro de 2012

Esquenta briga pelo índice futuro


Novamente o mercado brasileiro conseguiu se descolar dos principais índices mundiais nesta terça-feira (desta vez para o lado negativo) devido ao vencimento de contratos sobre o índice futuro a ser realizado no próximo pregão.

Acompanhando o movimento de alta dos mercados na parta da manhã, o índice Bovespa conseguiu superar momentaneamente as barreiras importantes da média móvel simples de 200 períodos, patamar psicológico dos 60k e linha central de bollinger. O mercado pegou impulso com a saída de posições vendidas de pequenos operadores que venderam bolsa nos últimos dias ou na última semana (“baby bears”).

Porém este movimento de alta começou ameaçar as posições vendidas de alguns operadores de grande porte do mercado (“ursos capa preta”), o que provocou uma reação por parte desta elite especulativa. Os “capa preta” esquentaram a briga pelo índice futuro e derrubaram o Ibovespa com extrema facilidade (vendas rápidas e pesadas) para fazer a defesa de suas posições vendidas nos contratos futuros, bem como no mercado à vista.

As vendas se concentraram na petro, aproveitando o noticiário sobre a novela do reajuste dos combustíveis, e na OGX. Pode-se observar realização de lucros de algumas destas operações ao final do pregão, salvando munição para o grande dia e indicando que a intenção era apenas fazer um estrago no índice. A ponta compradora fez a defesa de posições utilizando os papéis da Vale. Todos estes ativos possuem alta correlação com o índice Bovespa.

A briga está bonita mas os ursos saíram com a vantagem pois conseguiram marcar o gráfico com um candle bear bem abaixo da média móvel simples de 200 períodos, linha central de bollinger e patamar psicológico dos 60k. Amanhã será o dia mais importante do mês para os operadores do mercado futuro, portanto não podemos descartar nenhuma possibilidade. Neste dia vale tudo, o pregão abre sem direção. E se a briga já esquentou hoje, é porque vem chumbo grosso amanhã.

Gráfico da bolsa
  
No cenário externo os mercados fecharam o pregão desta terça-feira com uma boa alta seguindo Wall Street apoiada na safra de balanços corporativos melhores do que o esperado. A produção industrial dos Estados Unidos, medida pelo FED, também colaborou e subiu 0,4% no mês passado. O mercado esperava uma alta de 0,2%. É mais um resultado que superou as expectativas dos analistas e ajudou impulsionar o ínice Dow Jones que está no caminho para testar novamente a máxima do ano, na região dos 13.6k.

Gráfico da bolsa

Na Europa a agência de classificação S&P rebaixou nesta terça-feira o rating do banco Santander, BBVA, Banesto, Banco Popular, Bankia-BFA, Banco Sabadell e Caixabank. Todos espanhóis. Além disso saiu um boato de que o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, negou os comentários de que o país está estudando requerer uma linha de crédito do Mecanismo de Estabilidade Europeu. 

21 comentários:

  1. E eu achando que esse ano ainda bateria os 70K.mercado dificil de operar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Realmente não está fácil para segurar posições. A solução é operar curto prazo e reduzir os spreads dos trades. Boa sorte!

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  2. Boa Noite Finanças,e a Minha BVMF3 Bombou Hoje.
    Estranho este Deslocamento dela...Finanças Help.rsr
    Não Vendi Hoje,na sua Bola de Cristal,kkk o que Você
    Esta Vendo,Qual na sua Opinião seria a Proxima Resistênçia ? Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande macr3,

      Maravilha de trade heim!? Mais um marubozu de alta, atropelou os 13,24 e acionou mais um pivot de alta. Ficou mais bonita do que nunca rsrs.. Próxima parada são os 13,55 onde poderá encontrar um ponto pra respirar um pouco (resistência leve) mas já mirando nos 14,19 (resistência mais forte). No médio prazo tendência de alta segue firme. Eu no mínimo subiria o stop dela pra garantir o lucro, ou pelo menos liquidaria metade amanhã quando chegar perto desses 13,55. Parabéns pela posição nela!

      Abcs, bons trades

      Excluir
  3. FI, não deu outra mesmo foi o que comentamos ontem, e os vendidos ganharam hoje, mas será que passando o dia de amanhã a coisa não melhora já que não teríamos mais essa pressão do índice futuro?
    abraço
    Ivan C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan C,

      Verdade, comentamos sobre isso ontem e acabou acontecendo. Se não tiver rolagem dos contratos no índice futuro (venda) acho que essa pressão deve diminuir um pouco. De qualquer forma temos um candle bear, os touros precisam defender pelo menos a mínima de hoje pra tentar invalidar este sinal nos próximos pregões. Tarefa difícil, vai exigir um volume financeiro maior do que a média dos últimos dias na ponta compradora.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  4. Olá FI!

    Hoje foi um dia bem tenso de operar, preferi ficar de olho apenas, amanhã é mais um dia para observar quem está líquido e com a declaração da Sem Graça Foster sobre a data indeterminada do aumento dos combustíveis estrago minha Petr...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá General,

      Amanhã devo ficar só observando também, briga de cachorro grande eu tô fora. A não ser que apareça uma oportunidade muito boa pra encaixar um trade no intraday. Apesar da "Sem Graça Foster" (rsrsrss..), este reajuste nos combustíveis está fora da alçada dela. O Mantega é o presidente do conselho e o governo faz o que quer lá dentro. Mas a petro é um papel que está bem no curto e médio prazo, trabalhando em tendência de alta. Está conseguindo subir mais do que o ibov nos momentos de alta, e perdendo menos do que o ibov nos momentos de baixa (isso no geral).

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  5. FI,

    Uma coisa que esta me deixando com a pulga atrás da orelha é o volume financeiro da bolsa nos EUA. Desde o famoso bear trap ocorrido em outubro 2011, o rally foi impressionante, uma alta de +/- 25%.
    O problema esta no volume financeiro que não acompanhou este rally. Este rally esta ocorrendo com um volume 45% inferior ao volume de 2011 e 60% inferior ao volume de 2010.
    Se no período entre 2009-2012 o FED começou a imprimir dinheiro e lançar nos mercados os famosos programas QE1 + QE2 + Operação Twist + QE3 Infinity, onde todos este programas somados equivalem a mais de USD 5 trilhões , porque este dinheiro não esta sendo canalizado para o mercado de ações ?

    Estou pesquisando em vários sites, mercados, analistas de fora e não encontro uma resposta convincente.

    Será que os mercados estão caminhando para um grande e espetacular Bull trap do século ?

    Obrigado e parabéns pelas analises diárias dos mercados.

    Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio,

      Este bear trap ficou pra história, relendo o post que fiz na época podemos entender um pouco: Wall Street não perdoa baby bear ( http://www.financasinteligentes.com/2011/10/wall-street-nao-perdoa-baby-bear.html )

      O mercado praticamente expulsou os investidores pessoa física na perna de baixa que antecedeu o bear trap. Creio que muitos investidores americanos ficaram indignados com o movimento do mercado, pois a virada foi rápida e forte (o psicológico atrapalha e as pessoas ficam com receio de retornar ao mercado). Além disso o bear trap tirou os operadores amadores da mesa (venderam base de congestão empolgados com a possibilidade do S&P500 entrar tecnicamente em bear market). Nesta situação a liquidez (da massa) acaba caindo um pouco, prejudicando o volume no geral. Os players levantaram o mercado sem muitas dificuldades.

      Na minha opinião este dinheiro está sendo canalizando no mercado de ações, bem como no mercado de títulos soberanos e metais (segurança/proteção contra inflação futura), o que por sua vez gerou uma distorção no sistema provocada pelo excesso de liquidez. Acredito que esta distorção há de ser corrigida com o tempo, bem como a desalavancagem do sistema. Só não sabemos quando isso irá acontecer, mas o risco existe. Quando a conta chegar os mercados poderão entrar num movimento de forte correção.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. FI,

      De acordo com sua última frase, seria uma correção para cima?

      Excluir
    3. Olá Anônimo,

      Desculpe não fui muito claro no comentário. Correção para baixo.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  6. FI,

    Tô com umas dúvidas.

    Me ajude com a imagem abaixo:
    https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/227571_461470590572125_467774287_n.jpg

    O pessoal do infomoney devem ser bipolar. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim o Infomoney nunca erra... kkk

      Excluir
    2. também vi isso, os caras jogam qualquer notícia mesmo, a sardinhada fica louca assim, não sabem pra onde vão, kkkkkk.
      bom, deixa esses chutes pra lá.
      olhando o gráfico IBOV "parace querer" ir pra cima hein, fechou por uma pulga acima de 60k.
      Ivan C.

      Excluir
    3. Infomoney bipolar... kkkkkkkkk

      Pessoal está postando qualquer coisa, incrível.

      Abcs a todos

      Excluir
    4. Pior de tudo é o "analista" falar que a bolsa vai cair só porque viu os estrangeiros vendidos no índice futuro rsrsss... Esse aí precisa de umas boas aulas do Sr. Mercado.

      Excluir
    5. É não pessoal, é quem paga mais, más a maioria das notícias é pega sardinha, a bolsa nunca cai, quem sabe um dia chega nos 100K!!
      Ivngomes

      Excluir
    6. nem os grandes players sabem pra onde o mercado, pois também tem tubarão vesrus tubarão. Em 2008 se não me engano o Ricarod Amorim falou que em 5 anos (2013 +-) o ibov estaria em 200 mi pontos, fora outros chutes pra baixo de gente falando ibov em 10 mil pontos. Quando era mais tolo lia essas coisas e me deixava influenciar, agora não, só sigo meus setups, o resto é resto, o que vale mesmo é o preço da cotação.
      Ivan C.

      Excluir
    7. olha a reportagem da época.

      http://www.expomoney.com.br/newsnova/materia.asp?rregn=296

      Ivan C.

      Excluir