quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Mercado mais sensível às commodities


O pregão desta quarta-feira ficou marcado por mais um dia de descolamento negativo da Bovespa com Wall Street. Desta vez a pressão veio do mercado de commodities, segmento onde os especuladores estão se mostrando cada vez mais sensíveis (proporcionando aumento na volatilidade) quanto aos dados divulgados na China.

O índice que mede a atividade do setor de serviços na China despencou de 56,3 pontos em agosto para 53,7 pontos no mês de setembro. A queda de 2,6 pontos no indicador assustou o mercado, impactando negativamente os preços das commodities mais consumidas pela economia chinesa.

Não param de surgir novos sinais de desaquecimento da economia chinesa. Esta onda de indicadores ruins acaba reforçando o sentimento dos investidores quanto aos temores de uma desaceleração mais acentuada na China e preocupa os especuladores de commodities, totalmente dependentes da força de crescimento do gigante asiático.

Segundo um levantamento da Barclays, nos primeiros sete meses deste ano, os fundos americanos de commodities tiveram uma saída líquida de quase 6 bilhões de dólares. Para efeito comparativo, no mesmo período do ano passado estes mesmos fundos tiveram ingresso líquido de 7,8 bilhões de dólares.

Refletindo o impacto nas commodities provocado pelo noticiário macroeconômico, o índice Bovespa fechou em queda de 1,00% colado na LTA que vêm do fundo em 52.5k. Precisa mostrar uma reação amanhã para não perder esta linha de tendência e não se afastar da média móvel simples de 200 períodos. Não há sinal de fundo no curto prazo e caso esta LTA seja perdida, a próxima parada será a região de suporte em 57.6k.

  
Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou o pregão em leve alta, próximo à estabilidade, soltando mais um spinning top acima da linha central de bollinger. Segue indefinido, mantendo a análise dos últimos dias. O índice que mede a atividade do setor de serviços subiu de 53,7 pontos em agosto para 55,1 em setembro. O número é positivo e veio acima do esperado, mas não animou o mercado.


A HP, empresa que compõe a carteira teórica do índice Dow Jones, está mais pessimista com o cenário de recuperação e reduziu suas perspectivas de receita para 2013, desagradando os investidores.

18 comentários:

  1. Petróleo também teve um dia de grande queda. Será que a Dilma vai ter a sorte de não precisar aumentar a gasolina?
    Prolongaria o juro baixo por um tempinho a mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Baita queda no petróleo. Barril do light bateu 88,00 dólares hoje. O problema é que o preço da gasolina no mercado não está caindo tanto quanto o preço do barril de petróleo. E como a Petrobras precisa importar gasolina, pode ser que precise aumentar o preço no mercado interno, mesmo com a queda no petróleo, pra cobrir o rombo nas importações. Atualmente o preço da gasolina negociada no mercado ainda está acima da mínima do mês passado. Já o petróleo está abaixo da mínima do mês passado.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    2. Ou seja, vendemos petróleo barato e compramos gasolina cara?

      Admirável Brasil novo. o_O

      Excluir
    3. Sim. Infelizmente somos mestres nisso. Em outros setores acontece a mesma coisa. Não sabemos agregar valor aos nossos produtos.

      Abcs,

      Excluir
    4. recebi email ontem informando sobre um repasse de preço da Petrobras para as distribuidoras de 0,87% no Diesel S500... Já os postos estão repassando em torno de 2% de aumento

      Excluir
    5. E ainda tem essa. Chega no posto o repasse dobra. Outro segmento que opera com margem de lucro elevada e o governo finge que não vê.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  2. FI, esse Ibovespa precisa se recuperar urgentemente, senão terei prejuizos irreparáveis... kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eike Rico,

      Prejuízo jamais pode chegar na situação de irreparável rsrs... Não deixe isso acontecer. Amanhã iremos abrir testando esta LTA dos 52.5k, pode aparecer um respiro.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  3. FI, boa noite.
    Há algum tempo atrás você comentou sobre a ETF DIVO11 e o mesmo me chamou a atenção. Acompanhando o papel, vi que às vezes ele oscila bastante e não segue nem de perto o idiv. Hoje foi um desses dias. Você saberia explicar o que há por trás disso?
    Além disso, quem compra uma ETF recebe dividendos?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoffnung boa noite!

      Pior que o DIVO11 segue religiosamente o IDIV rsrs... Se você jogar um gráfico pra fazer comparação de desempenho entre DIVO11 e IDIV, vai ver praticamente uma linha formada sem distorções. Está no prospecto, o Itaú tem que cumprir à risca. ETFs são réplicas de índices. O que ocorre é o seguinte: não sei porque o Itaú, formador de mercado, deixa o book livre nas aberturas e fechamentos. E quando o formador de mercado abandona um book de baixa liquidez, vale tudo. Alguns investidores se aproveitam disso (ausência do Itaú no book) e jogam uma isca num preço bem acima da cotação real do DIVO11 próximo do fechamento. Se alguém pagar esse preço, pode-se dizer que a pessoa foi “tapiada”, pois pagou um preço fora da banda de oscilação do IDIV. Foi o que aconteceu ontem, o Itaú saiu do book no fechamento e apareceu alguém pagando um preço bem superior ao negociado no mercado. No outro dia o Itaú apareceu no book e corrigiu o preço do DIVO11 de acordo com a oscilação do IDIV. Esta correção levou a uma queda de 4,5% em relação ao último negócio realizado ontem sem a presença do formador de mercado.

      Quem compra o ETF não recebe dividendos. Todos os índices fazem reaplicação automática dos dividendos rebalanceando a carteira, inclusive o Ibov (ETF: BOVA11). Esta reaplicação de dividendos reflete no aumento de pontuação do índice.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    2. O itau entra no book as 10:30 e sai as 16:30, todos os dias. Deve estar no prospecto isso...

      Excluir
    3. Anônimo,

      Boa! Agora sabemos a hora certa da entrada e saída do Itaú no book. Sim, provavelmente está no prospecto.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  4. paulo baptista

    "Bolsamania"
    Este é um site espanhol que confio bastante e tem um estratega do Citi de espanha.E não esta propriamente exposto a todo e qualquer especulador,não sei se interessara para vcs.


    Estados Unidos alcanzará un crecimiento robusto en 12 meses, según el CEO de BlackRock



    Bolsamania

    miércoles, 3 octubre 2012, 20:35


    Laurence Fink, positivo con los activos de riesgo


    A Estados Unidos le queda un año para alcanzar un crecimiento económico robusto, según ha comentado a Bloomberg Laurence D. Fink, presidente y CEO de BlackRock, el mayor gestor mundial de activos.

    “Cuando se habla de los problemas macro en Estados Unidos, nuestro sistema bancario está mucho mejor que la mayoría de sistemas; y el 90% de la crisis inmobiliaria ha quedado atrás”, opina este estratega.

    En opinión de Fink, el éxito para invertir pasa por diversificar y apostar por la renta variable y fondos de inversión, que generan más beneficios que los depósitos y los bonos del Tesoro. “Nos encontramos en un mundo lleno de momentos de euforia y desesperación. Es muy duro para todo el mundo salir del bunker y hacer algo pro-activamente”.

    “Pensamos que las acciones son el sitio correcto para los próximos años”, ha comentado el CIO de BlackRock, Chris Leavy. “Prevemos un retorno del 9% - 10% anual por la generación de flujo de caja a través de dividendos y recompras de acciones, además de un crecimiento modesto de los beneficios”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Baptista,

      Essa BlackRock é bem famosa aqui no Brasil também. Normalmente os gestores sempre soltam declarações positivas sobre o mercado acionário pois dependem do fluxo de investidores pessoa física para alavancar o ganho nas taxas de administrações de seus ETFs. Particularmente não deposito muita confiança no que a BlackRock fala, costumam dar muita bola fora. De fato a atuação recente dos bancos centrais, antecipando o problema, tem este objetivo de reaquecer as economias. Só não sabemos dizer se desta vez vai funcionar. Outra questão importante envolve a política fiscal nos Estados Unidos. Se os americanos realmente entrarem com uma política mais rigorosa de corte nos gastos públicos, certamente o crescimento não será tão forte quanto a BlackRock espera.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  5. FI ,

    diversas notícias saindo sobre o mercado , na sua opinião nesse final de ano teremos uma alegria grande com a bolsa em alta .O que vc acha ....


    as:. arriscatudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arriscatudo,

      Quando chegar em novembro o pessoal começa aparecer com as estatísticas do rally de natal. Eu chutaria na alta, mas sinceramente isso não vale nada rsrs... poderia chutar na baixa que pra mim não vai fazer diferença alguma. Não me importo com a direção do mercado, só quero aproveitar as oportunidades dentro do possível.

      O Ibovespa ainda está em tendência de alta no médio prazo, porém mais importante do que isso no momento, é acompanhar os movimentos em Wall Street pois é lá que mora o perigo. Acho mais importante o investidor estar preparado para operar o mercado independente do que acontecer do que tentar chutar o que vai acontecer. Se você erra o chute, vai acabar se frustrando com o mercado e perder as oportunidades que aparecem tanto para mercado de alta, quanto para mercado de baixa.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  6. hj está difícil, fez que foi e o indice esta voltando, parece que o ibov ta bem fraco no momento,.
    Ivan C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan C.

      Sim, o intraday está muito embolado nos 59k (se traçar uma linha nesta região vai poder observar a quantidade de toques). Parece que o índice caiu num enrosco e não consegue manter os repiques por muito tempo. Não deu pra perceber aumento da força vendedora, é porque a força compradora está fraca mesmo. Havia espaço pro mercado engatar um repique a partir da LTA no gráfico diário, mas parece que está faltando um driver pra motivar as operações de compra com mais força.

      Abcs, bons trades

      Excluir