segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Minério de ferro dispara na China e Bovespa sobe descolada


A reabertura do mercado chinês, após o longo feriado lunar da semana passada, impulsionou uma forte onda especulativa em cima dos preços do minério de ferro negociados no mercado spot. A produção ficou paralisada uma semana nas minas de minério de ferro chinesas em decorrência do feriado lunar.

Com o mercado chinês voltando a funcionar nesta segunda-feira, o movimento especulativo aproveitou a oportunidade para comprar a commoditie e ganhar com a elevação dos preços no mercado spot. O efeito psicológico da retomada afoita dos operadores (ficaram uma semana sem fazer negócio) gerou uma euforia no mercado e o preço do minério de ferro saltou mais de 5% nesta segunda-feira.

Nos últimos meses o preço da commoditie chegou a cair para 86,50 dólares por tonelada devido aos receios relacionados à desaceleração mais acentuada da economia chinesa. A queda foi exagerada pois abaixo de 90,00 dólares por tonelada, a produção de minério de ferro torna-se inviável para algumas mineradoras, inclusive as chinesas.

Hoje o mercado paga 112,50 dólares por tonelada de minério de ferro, o que representa uma melhora significativa para as margens das companhias mineradoras. Por este motivo as ações da Vale, MMX e siderúrgicas (que também são mineradoras) tiveram um bom desempenho no pregão desta segunda-feira arrastando o Ibovespa para o campo positivo.

Foi confirmado fundo duplo na região dos 58.1k (melhor visualizado no gráfico de 60 minutos), com direito a um martelo no segundo toque na linha de suporte. Podemos esperar que a LTB de curto prazo formada a partir do topo em 63.4k seja testada nos próximos pregões, posicionada na mesma região por onde passa a média móvel simples de 200 períodos.

Gráfico que mostra a pontuação do índice bovespa
  
O feriado nos Estados Unidos provocou uma queda de volume financeiro em Wall Street (que não fechou) e, portanto, os índices tiveram oscilações inexpressivas. Dow Jones fechou preto da estabilidade, em leve queda, respeitando a linha de resistência em 13.6k.

Gráfico que mostra a pontuação do índice Dow Jones

O Banco Mundial cortou suas previsões de crescimento para o leste asiático nesta segunda-feira, destacando as preocupações com as perspectivas da economia global. Os mercados reagiram de forma negativa, em leve baixa, também na Europa e na Ásia.

6 comentários:

  1. Olá FI!

    Com essa não mudança no horário da Bovespa para o horário de verão ficaremos descolados em 1 hora na abertura e no fechamento do DJ, será que estão precificando isso? Faz alguns dias que não acompanhamos nada do movimento deles.

    Ah e o minério subiu mais, Vale já alcançou o preço estimado pro fim do ano nele hoje que era de 120, está 119.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá General Investidor,

      Achei uma tremenda bola fora da BM&F não acertar o horário de verão brasileiro. Todo ano eles fazem o acerto, não sei porque resolveram deixar como está neste ano. Vai ser um pouco mais complicado pra operar e o after market vai passar a ser relevante rsrs..

      Realmente estamos bem descolados no curto prazo, ontem foi positivo. Mas se Dow Jones entrar em um movimento de correção mais forte, dificilmente o Ibovespa conseguirá sair ileso.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  2. Pregão bom! Ibov testou a LTB e depois veio pancada. Curioso é que conseguiram levar aproximadamente 1.000 pontos no índice, até o momento, mesmo com a Vale segurando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fi, os bancos é que resolveram dar o ar da graça vide BBDC4 e ITUB4, uma pancada, vamos ver como fica até o final do dia, e como vc disse o dow deu um escorregada e o ibov veio abaixo.
      Ivan C.

      Excluir
    2. Depois do corte de algumas tarifas no BB, a Caixa também anunciou que vai reduzir seu quadro de tarifas. Logo, logo Bradesco e Itaú terão de fazer o mesmo. É mais um fator que vai impactar na redução da margem de lucro dos bancos. Mas enfim, com Dow Jones derrapando, iriam escolher alguém de qualquer jeito pra concentrar as vendas rss...

      Abcs, bons trades

      Excluir
  3. paulo baptista

    Boa tarde

    FI,o que vc me poderá dizer sobre a CSNA3,(SID)venho a seguir esta empresa ja algum tempo.Agora esta mesmo em cima de um suporte...
    Outras empresas do sector tem estado firmes mesmo com os downgrades recentes no mercado EUA e Europa,parece que os investidores nao estao mais interessados em vender.Eu estou mais interessado em activos brasileiros,porque por cá tenho lido que o Brasil vai crescer principalmente as empresas de consumo interno,será mesmo!

    ResponderExcluir