quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Segurando no chifre


O rebaixamento do rating espanhol pela agência de classificação de risco S&P, anunciado no final da tarde de ontem, não surtiu efeito sobre os mercados nesta quinta-feira. Apesar da gravidade e situação de risco, os operadores ignoraram por completo a notícia e acabaram se convencendo de que a Espanha está sem saída e vai solicitar o pedido de socorro junto à União Europeia.

O número de pedidos de auxílio-desemprego divulgado hoje caiu em 30 mil (melhor do que o esperado pelo mercado, que aguardava recuo de 1 mil solicitações) e ajudou impulsionar as bolsas na parte da manhã, além dos bons resultados corporativos que estão surpreendendo as projeções mais pessimistas dos analistas.

Porém o movimento de alta na parte da manhã não se sustentou e Wall Street acabou virando a mão na parte da tarde. A partir deste momento o mercado brasileiro conseguiu se descolar de Wall Street, as vendas não apareceram no Brasil e os touros conseguiram segurar o índice “no chifre”.

O motivo pode estar relacionado com a briga para o vencimento de contratos de opções que acontece na próxima segunda-feira e ainda sobre vencimento do índice dois dias depois. De qualquer forma não deixa de ser um movimento importante para o índice Bovespa pois invertemos o spread com Wall Street no curto prazo. O nosso desempenho melhorou.

Logo abaixo podemos apreciar o fechamento semanal do Ibovespa, que tenta confirmar fundo sobre a região de suporte em 58.1k. O candle de fechamento é um spinning top que significa indecisão, ou mesmo um respiro, após a pernada de baixa no curto prazo iniciada em 63.4k.

Bolsa de valores do Brasil

Ainda é prematuro dizer que este é o terceiro fundo ascendente da tendência de alta iniciada em 52.5k, porém não deixa de ser um sinal positivo. É necessário retomar a média móvel simples de 200 períodos para atrair a força compradora com aumento de volume nas operações. Abaixo desta linha, o risco de novas quedas permanecerá alto.

Na Europa, o FMI (Fundo Monetário Internacional) decidiu enfrentar os alemães (estes por sinal estão perdendo poder de influência política na zona do euro) ao dar apoio nesta quinta-feira à ampliação do prazo para que Grécia e Espanha reduzam seus déficits públicos. O fundo ainda fez uma crítica aos cortes orçamentários excessivos e rápidos demais. A Alemanha logo reagiu e disse que recuar nas metas de redução das dívidas prejudicaria a confiança no mercado.

Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou o pregão em queda escorregando levemente abaixo da importante linha de suporte em 13.3k, mesma região por onde passa a LTA do canal de alta. O candle pode ser interpretado como um martelo de fundo melhorando assim as condições para o apoio desta referida região de suporte, LTA e linha inferior de bollinger.

Bolsa de valores dos Estados Unidos

Pessoal, então é isso. Espero que aproveitem o feriado e descansem bastante, a próxima semana promete ser bem agitada com o vencimento de opções e índice futuro. Até segunda!

Posts da semana:

20 comentários:

  1. Se voce traçar um canal de alta no DJ, mas através de linhas, e não de canldes, elas omitem as sombras dos candles. Deste modo, a interpretação seria outra. O DJ teria perdido o canal de alta ontem, e hoje, a máxima seria a resistencia formada pela LTA inferior desse canal, que funcionou como tal hoje, pois os preços recuaram assim que a tocaram. Assim, o próximo suporte importante, a meu ver, seria os 13.200 pontos, onde há um suporte horizontal recente, e também a retração de 61,8% de fibo da pernada de alta que se iniciou nos 13.000 pontos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teco Mafra,

      Exatamente, a interpretação seria outra. A sua análise está correta. Mas por isso mesmo evito utilizar gráfico de linhas, pois acabam omitindo muita coisa que aconteceu no pregão. Acho que o Dow Jones está com uma boa formação pra respirar no curtíssimo prazo, mas como havia dito algumas semanas atrás, se operasse nos Estados Unidos não arriscaria dormir nenhum dia em posição comprada. Muito menos pra médio e longo prazo. Se perder os 13.3k de vez, acho que chega sem dificuldades nos 13k. Esta linha em 13.2k não é muito forte.

      Abcs, bom feriado!

      Excluir
    2. Exatamente, as duas análises são corretas. Vamos ver qual o mercado vai resolver seguir. Eu concordo que o suporte em 13.000 é mais forte que o de 13.200, mas gosto muito de fibo, e o suporte fraco dos 13.200 ganha força pelo fibo. Além disso senti firmeza no fato da máxima de hoje ter respeitado essa análise. Parabéns pelo blog, acompanho diariamente. E hoje percebi que nos comentários que vc é galo? Eu também. Abraço.

      Excluir
    3. Fala companheiro, isso aí! Aqui é galo na cabeça! Tá complicado jogar contra CBF, mas vamo que vamo rss...

      Sim, além do mais os 13k formam uma linha psicológica relevante. Então é por isso que não enxerguei força nos 13.2k, pois não uso fibo (não gosto muito). Obrigado!

      Abcs,

      Excluir
  2. Quem sustena o mundo são os EUA, Europa é só um segundo plano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maior economia do mundo, e vai continuar ocupando este posto por muitos e muitos anos ainda (minha opinião). Situação na Europa é bem mais complicada, vai demorar um bom tempo (talvez 4 ou 5 anos) pra voltar a ser o que era.

      Abcs, bom feriado!

      Excluir
  3. FI, será que o Ibovespa se "descolou" positivamente porque ele tinha se "descolado" negativamente nos últimos dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eike Rico, tudo bom?

      Em partes sim, porque nas últimas 3 semanas ficamos bem descolados do mundo com um desempenho muito abaixo. Nesta semana começamos a descolar pra cima com a arrancada do minério de ferro na segunda-feira puxando vale e siderúrgicas. Mas hoje foi diferente, descolamos porque resolveram não vender aqui. Talvez porque amanhã é feriado e o mercado só volta a funcionar segunda. Dormir esse tempo todo na posição vendida com o mercado segurando 58k e sem saber o que poderá acontecer amanhã em Wall Street é mais arriscado.

      Abcs, bom feriado!

      Excluir
  4. Grande Finanças,Comprado de Novo em BVMF3,Acho que Tenho Dividas Passadas com esta Ação.kkkkk
    Vamos ver se Bate de Novo em R$ 13,20 para mais um Trade Vencedor.
    Bom Feriado e Final de Semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande macr3,

      Eita, você não consegue ficar longe dela heim? kkkkk... Mas está certo, os trades estão funcionando tem que aproveitar! Soltou um candle de força hoje, marubozu bem acima da linha central de bollinger. Tem tudo pra voltar espetar a linha superior de bollinger pelo menos. Boa sorte!

      Abcs, bom final de semana!

      Excluir
  5. FI, só fico mais confiante quando a gente fechar uma candle pra cima dos 59,6K aí eu acredito que seguiremos em alta, ainda tá complicado.
    Ivan C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan C.

      Sim, você deve estar enxergando uma pequena zona de congestão no curto prazo, dá pra ver melhor no intraday. Certo? Rompendo 59.6k o índice supera essa congestão e pode atacar a média de 200 períodos com mais força. Pra mim precisa recuperar esta média pra afastar os ursos do mercado. Caso contrário ficamos vulneráveis demais pra levar outra patada de urso, formando assim uma nova perna de baixa.

      Abcs, bom final de semana!

      Excluir
    2. Pra que assustar os ursos, uai? Deixa eles em paz, opera vendido e é só alegria ... =D

      Excluir
    3. Tô assustando eles não uai, nem peguei a espingarda rsrs... É modo de dizer. Apenas para mostrar a minha opinião sobre o viés.

      Abcs, bom sábado!

      Excluir
  6. Olá Fi, é esperar as eleições na matriz e ver o que vai dar, desde que o presidente do Fed veio derrepente anunciar o Qe3 que pra mim ficou nitido a intenção de segurar os mercados, a munição acabou!!
    Meu conselho é um só, não é hora de se posicionar em longo prazo nos mercados de renda variável, a renda fixa diminuiu os ganhos? E dai? o importante é manter o capital que boas oportunidades virão em algum momento futuro;
    Más a munição acabou por aqui também, como uma população altamente alavancada em dívidas poderá continuar nesta farra de crédito?? Dois anos de baixa de selic, isenção de impostos e nada de voltar um pib satisfatório..
    Este é apenas meu ponto de vista, posso estar enganado, isto o futuro dirá;
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, tudo bom?

      É cara, está bem disputado lá. Estou acompanhando as pesquisas e parece que o Mitt Romney conseguiu passar na frente do Obama. Com certeza o FED não quer ver o mercado despencando em um momento delicado na economia, o stresse seria maior. Está atendendo os pedidos de Wall Street, "viciada" em liquidez. Entendo que aplicações em renda fixa nesse momento seria apenas para atender a regra número 1 de Buffet: "Não perder dinheiro". Nada mais além disso. Pra rentabilizar o capital de uma forma digna só mesmo partindo para os mercados de risco.

      Abcs, bom final de semana!

      Excluir
  7. Eike tem 72,5% do patrimônio nos Estados Unidos
    Advogados dizem que é difícil fazer um diagnóstico preciso do motivo que levou Eike a optar por essa estrutura

    http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/eike-tem-72-5-do-patrimonio-nos-estados-unidos

    "Investe" no Brasil, mas não é trouxa de deixar o grosso por aqui? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe... Vou tentar adotar um raciocínio mais ingênuo possível na resposta, pois estou me coçando aqui pra não dizer o que realmente parece ser na minha opinião. Só vou deixar algumas perguntas no ar, tirem as suas próprias conclusões.

      Abrir holding em outros países? Com todo esse patrimônio? Tem empresa com sede no Panamá? Qual o ganho proporcionado com essa brincadeira apenas contando com o direito a isenção de impostos? E por último: será que o governo é tão ingênuo quanto este "meu raciocínio"?

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. E o Sr. Eike ainda diz que o mercado tá de "pegação no pé dele" por conta da desvalização das ações. Ta aí uma entidade justa no longo prazo, já viu ação de empresa ruim se valorizar com o passar dos anos? olha milk11 por exemplo que belissímo papel, quem vai querer agora uma coisas dessas na carteira?? Então Sr. Eike, ou suas empresas mostram que são viáveis ou então é caixão e vela preta.
      Iavn C.

      Excluir
  8. Por falar em Eike, hoje pingou mais um pouquinho na conta dele. Como de costume:

    Marinha Mercante aprova financiamento de R$ 1,5 bi à OSX
    http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2012/10/15/marinha-mercante-aprova-financiamento-de-r-15-bi-a-osx.jhtm

    ResponderExcluir