segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Varejo norte-americano levanta Wall Street


O Departamento do Comércio dos Estados Unidos divulgou hoje que as vendas no varejo subiram 1,1% em setembro na comparação com o mês anterior. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o avanço foi de 5,4%. O dado é positivo, pois a economia dos Estados Unidos é bastante dependente do consumo interno e mostra que os consumidores americanos não estão preocupados com o risco do abismo fiscal.

Além disso, e talvez o mais importante, é que o resultado saiu acima do esperado. O mercado esperava um aumento na faixa de 0,7%. O resultado trimestral do Citibank, divulgado nesta segunda-feira, também saiu acima do esperado. Esta surpresa positiva para os investidores era o que estava faltando para o índice Dow Jones repicar na linha de suporte mais importante de curto prazo.

Observem no gráfico abaixo que o mercado estava aguardando um gatilho na agenda econômica para iniciar o movimento de repique. O índice Dow Jones vêm de uma sequência de dois candles de indecisão /reversão colado justamente no suporte técnico mais importante de curto prazo. Este gatilho saiu hoje e os índices subiram puxando uma perna de alta (a princípio de curtíssimo prazo) para testar a linha central de bollinger.

Gráfico do índice Dow Jones

No Brasil o índice Bovespa também subiu conseguindo superar a LTB formada a partir do topo em 63.4k. Este movimento praticamente jogou o índice para testar a média móvel simples de 200 períodos posicionada na mesma região da linha central de bollinger. Pode aparecer resistência forte nesta região e amanhã podemos ter briga boa com defesa de posições vendidas. O rompimento destas linhas inviabiliza o mercado para operações vendedoras de baixo risco.

Gráfico do Índice Bovespa
  

No cenário macroeconômico não tivemos nenhuma novidade a partir da reunião de líderes financeiros mundiais realizada em Tóquio nesta última semana. As ações não estão coordenadas e percebe-se uma disparidade entre as posturas adotadas pelos países emergentes, Europa, Estados Unidos e Japão. Estas diferenças acabaram provocando acusações entre os líderes sobre quem estaria adotando as medidas corretas e quem estaria tomando as medidas erradas.

6 comentários:

  1. FI, o que eu vejo é que ambos os índices estão em tendência de alta (o Dow está mais forte essa tendência). Como diria o Roque Santeiro "Estou certo ou estou errado"? kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eike Rico,

      Hehe está certo! No médio prazo. O problema é que no caso do Dow Jones existe um risco relevante de queda mais acentuada nos próximos meses/anos (não há como saber quando, mas há como identificar o risco e avaliar sua gravidade). Este risco refere-se ao mercado norte-americano esticado, as divergências que apareceram (inclusive a clássica da Teoria Dow), múltiplos mais caros que não acompanharam o crescimento econômico e a bolha de liquidez formada em Wall Street (esta é apenas a minha opinião. Expliquei sobre isso nos comentários deste post: http://www.financasinteligentes.com/2012/10/a-miopia-da-atividade-industrial.html).

      Portanto temos que ficar espertos. Uma queda mais acentuada no Dow Jones causaria impacto relevante no Ibovespa.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  2. FI, será que se os ursos perderem amanhã pode dar uma paulada pra cima já que vão ter que encerrar as operações na ponta da venda?
    abços
    Ivan C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan C.,

      Os ursos capa preta estão com gordura pra queimar porque conseguiram derrubar o índice desde os 63.4k em plena pós-euforia do QE3. Então pode ser que alguns estejam adotando estratégia de saída entre 61k - 62k, contando com a possibilidade de reforçar posição pra armar um bull trap na média de 200 períodos (precisamos considerar esta possibilidade também). Agora os baby-bears que venderam tarde demais estão na corda bamba, esta congestão ficou terrível pra eles. Estes sim podem prejudicar os capa-preta e impulsionar um pouco o mercado pra cima, pois acima de 60k já começam a levar stop com prejuízo. Se o mercado soltar um driver bom pra compra, os touros podem entrar com mais força acima da média de 200 e assim desestimular um trap dos capa-preta forçando encerramento de posição dos mesmos. Aí sim podemos ter aquela alta forte e rápida que limpa as vendas do mercado.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  3. Viram cemig subindo 2% no after ?
    Vem novidade amanha em relacao as concessoes.
    Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Acertou em cheio! Saiu agora a noite (para nós que não somos insiders né.. rsrs) que a Cemig não realizou pedido pra renovar as concessões das hidrelétricas São Simão, Jaguara e Miranda.

      "A companhia informou que acredita no seu direito de renovar a concessão dessas três usinas por mais 20 anos nas mesmas condições vigentes antes da publicação da MP 579".

      Isso pode parar na justiça. O governo federal antecipou este anúncio de redução nas tarifas de energia elétrica, provavelmente visando campanha eleitoral, mas não explicou como vai fazer preservando os direitos das companhias elétricas. O governo não pode simplesmente rasgar os contratos. Esta briga vai ser interessante, na minha opinião ainda tem uma disputa política enrustida neste meio: Cemig = Minas Gerais = PSDB = Aécio x Governo = PT = Dilma.

      Abcs, bons negócios

      Excluir