quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Bolsa dispara com puxada de final de mês


Os gestores de fundos institucionais podem estar antecipando, em um ou dois dias, o famoso movimento de puxadinha de final de mês. Esta é uma prática bastante comum entre os gestores para levantarem os rendimentos das carteiras no mês. Acertos de posições também costumam ocorrer no encerramento do mês. Porém o conhecimento desta prática acabou se popularizando no mercado a partir do momento em que a mídia começou a comentar sobre estes movimentos.

Talvez por este motivo os gestores estejam antecipando o movimento de acerto para o penúltimo ou ante penúltimo dia útil de cada mês. Nos últimos 3 meses observamos as características destes movimentos não no último dia útil, mas sim no penúltimo dia útil do mês. Esta pode ser uma estratégia inteligente, pois os fundos podem estar empurrando o mercado num momento (dia) inesperado pela massa (logo a possibilidade de boas compras são maiores) e no dia seguinte podem assistir o movimento de compra da massa seguindo esta premissa, agora popularizada pela mídia.

Nestas condições os gestores podem tomar duas decisões favoráveis. A primeira opção é deixar o movimento de massa levantar o mercado pelo segundo dia consecutivo, melhorando ainda mais o rendimento de suas carteiras. A segunda opção é a desova total ou parcial dos ativos recentemente adquiridos (no dia anterior) em cima da liquidez gerada pelas ordens de compra do movimento de massa do mercado no último dia útil do mês.

Em novembro identificamos novamente força compradora relevante em ativos-alvo dos fundos institucionais (papéis de liquidez alta e boa classificação de risco pelas agencias de rating S&P, Moody’s ou Fitch). O volume financeiro negociado na Bovespa nesta quinta-feira superou os 8 bilhões de reais, bem acima da média dos últimos dias.

Com isso o índice Bovespa ficou marcado com um marubozu de alta no gráfico diário refletindo toda esta força compradora dos fundos. A superação dos 56.6k contribuiu para boa formação técnica de mercado comprador. O Ibovespa fechou rompendo o último topo ascendente da pernada de alta iniciada em 55.1k, armando pivot de alta de curto prazo.

  
De imediato, poderá aparecer uma leve pressão vendedora no curtíssimo prazo, pois estamos testando a LTB que vem do topo formado em 63.4k. Mas a princípio, nada relevante. A tendência de alta no curto prazo deverá permanecer e são boas as possibilidades de rompimento desta LTB.

Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou o pregão em leve alta. A liquidez do mercado norte-americano é bem superior a nossa, o que dificulta algumas estratégias dos gestores de fundos ou players de mercado. O índice Dow Jones continua tentando superar a barreira psicológica dos 13k, mas não consegue soltar um candle de força para confirmar rompimento. A briga continua amanhã.


O departamento de Comércio dos Estados Unidos informou hoje que o PIB (Produto Interno Bruto) do país avançou a uma taxa anualizada de 2,7% no terceiro trimestre deste ano. Esta é a maior taxa de expansão trimestral desde o quarto trimestre de 2011. Estimava-se uma expansão de 2%, portanto o resultado superou as expectativas. Mas nem por isso o índice conseguiu engatar uma boa alta, por estar colado em uma zona de resistência importante.

16 comentários:

  1. FI,

    Tua visão do mercado tá otima!

    Mas devemos considerar alguns fatos:

    .Dilma sinalizou que a política de "ajuda" a nossa indústria, deve ser mais abrangente;
    .Usiminas teve sucesso na emissão de debêntures no mercado;
    .Como o resultado da CSN vai ser impactado com a alta da cotação da usiminas, ela subiu junto, pois vai ser beneficiada com essa alta(balança será adicionado com lucro sobre ações da usiminas compradas, quando daquela oferta);
    .Segunda-feira começa dezembro, fazendo uma rápida conferência nos gráficos de anos anteriores, contatamos que quase sempre dezembro é ALTA;
    .Outra observação importante, é que o níveis de aluguéis de alguns papéis, estão nas alturas, a qualquer sinal de reversão, os ursos terão que fechar posição, ai desenvolve o famosos "squezee".

    Obs.: a previsão dos analistas de mercado americanos era de um PIB de 2,8% e não 2%; veio 2,7% abaixo do previsto, portanto, DJi não refletiu esse dado.....
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Obrigado! Sim evitei de tocar no assunto levantado pelo governo hoje pois não especificaram qual será e como será esta nova "ajuda" ao setor industrial. Se for uma ampliação de setores a serem beneficiados pela exoneração na folha de pagamento acho que o governo vai acabar fazendo o mais do mesmo, onde o impacto positivo será bastante limitado e não colabora para resolver os nossos problemas estruturais. Realmente, os meses de dezembro possuem esta característica de fecharem em alta e se não me engano já são dois anos seguidos que não subimos neste mês.

      Acho que me expressei mal na análise. Os 2% eram a estimativa oficial para o PIB do terceiro trimestre e não a dos analistas que revisaram a previsão com os dados recentes da economia norte-americana após o segundo trimestre.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. FI,

      Realmente reformas estruturais não estão sendo feitas pelo governo, somente incentivos a alguns segmentos da economia afetados pelo "US$".

      Em junho, Dilma, lançou aquele pacote favorecendo, Randon......, depois daquilo, as cotações quase que dobraram....

      Então, devemos concentrar, tentando destrinchar o pacote atual, e quais segmentos serão "favorecidos".

      Precisamos de reformas abrangentes, começando com a política....tributária........educação...... é muita coisa...

      Hoje somente paliativos..... que tem seu tempo de validade!

      Excluir
    3. O pior é que mesmo assim não surgiu nem um impacto relevante de curto prazo, o PIB divulgado hoje confirma isso. Nossos desempenho econômico pode ser resumido em duas palavras: vexame e vergonha.o

      Concordo, seleção de empresas para investimento hoje deve incluir este critério de "amigos do rei". Pena que não podemos comprar ações de montadoras rsrs. Estas não precisam abrir capital para socializar os lucros estratosféricos.

      Abcs,

      Excluir
  2. FI,

    Boa análise.

    Os americanos estão recuperando mesmo com a chiadeira brasileira. Eles vão sair do atoleiro e nós continuaremos reclamando. Muleta de empresário brasileiro é dólar.

    Alguns tem oportunidade e outros as criam.

    Abraços,
    Sir Income

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Obrigado! Gostei desta frase: "Muleta de empresário brasileiro é dólar". Concordo totalmente com esta sua linha de pensamento, pena que a própria FIESP, que deveria incentivar, faz exatamente o contrário.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  3. Gosto dos seus comentários, mas o pib esperado dos EUA nao era de 2,8% ao invés de 2,0 conforme voce postou? Divulgado foi 2,7%.
    2,0% foi o a última prévia do PIB
    Veio portanto em linha com o esperado. e não acima.
    Acredito que a ltb no ibov fará força amanhã e não será muito fácil ultrapassá-la.Particularmente, rompendo a linha amanhã devo iniciar operação de venda no índice.
    Parabéns pelo blog. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andre,

      Valeu! Iria colocar uma ressalva no texto, mas acho que pelos comentários já serve. Houve uma falha de expressão minha, expliquei no primeiro comentário logo acima.

      O índice pode encontrar certa resistência nesta LTB devido à sobrecompra no intraday, mas acho que esta linha acabará sendo rompida na próxima semana.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  4. hehe Favor desconsiderar o meu comentário sobre o pib acima. Só vi agora que ja haviam deito a observação.

    Aproveitando , um comentário acima, eu acho que o "squeeze" pode ter acontecido hoje. Foi muito atípico o movimento do ibovespa hoje.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que foi mais um movimento de institucionais mesmo, levante de carteira. Pode ter levado alguns vendidos desavisados, mas a virada foi ontem. Na minha opinião, pra dar um squeeze teria que tirar estes peixes grandes vendidos no rompimento da média de 200 semanal/60k.

      Abcs,

      Excluir
    2. Pode ser sim. Voce esta falando em uma reversão maior. Não vou duvidar , mas custo a acreditar.
      No momento eu acredito que esta "squeezeando". Um fechamento em leve alta ou um doji/martelo invertido tem grandes chances para amanhã.
      Aguardemos hehehe
      Boa noite!

      Excluir
    3. FI,

      Concordo contigo, são os I.inst. que estão "segurando" o rojão....igual aconteceu naquela queda de 2008, foram eles que tentaram segurar naquela oportunidade, e não conseguiram.....
      No fluxo ibov, os únicos comprados são:
      Investidores institucionais e empresas públicas/privadas(claramente fazendo recompras de ações...)....

      Excluir
    4. André,

      Tudo bem que o pregão está apenas começando mas até agora você está acertando. Índice soltando um doji no diário, colado na LTB. É mel pra urso.

      Abcs,

      Excluir
    5. Anônimo,

      Bem lembrado. Não foi somente o investidor PF que levou pancada em 2008, institucionais também levaram, talvez até pior. Hoje praticamente não tem PF girando na bolsa, fluxo financeiro muito pequeno (apesar do número de cadastros entrar na contagem da BM&F, boa parte são de contas inativas). Atualmente Bovespa é basicamente briga de cachorro grande. Institucionais e estrangeiros.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  5. Olá FI, acima falou-se de alugueis altos, geralmente se aluga e fica-se esperando algum sinal de topo para iniciar operação vendida, seria saudável se os contratos diminuisem bastante, no caso se não houver queda nos alugueis provavelmente o mercado vira pra baixo novamente, bom, não vejo sustentação gráfica em papéis de peso, é acompanhar se monta algum pivo de alta.
    FI, vç tem acompanhado o setor elétrico?? Dia 5 se aproxima, estou na expectativa!! Pode ser que tenhamos outra pancada, se tiver não vou deixar passar pra encarteirar algumas Eletropaulo como investimento;
    Observem que no after market as cotações cairam em relação ao fechamento, amanhã pode ja montar topo;
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      Pelo que observo no mercado os operadores socam venda pra depois alugar. Em algumas corretoras você consegue ficar descoberto até a data da liquidação (D+3), então só alugam quando precisam (pra repassarem estes papéis a quem comprou na operação de venda). Estou acompanhando de longe o setor elétrico, alguns papéis estão com um bom desempenho nos últimos dias/semanas. Talvez seja por esta notícia que saiu hoje:

      Governo eleva indenização a transmissoras de energia via MP

      http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE8AT00X20121130

      Abcs, bons trades

      Excluir