quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Bolsas disparam com melhora na atividade industrial


As divulgações de importantes níveis de atividades industriais das principais economias mundiais, pelo Instituto Markit e banco HSBC, animaram os mercados nesta quinta-feira atuando como driver principal para confirmações das regiões de fundos que estavam sendo trabalhadas em diversos índices mundiais.

Houve melhora significativa nos níveis de atividades industriais, confirmando a prévia realizada algumas semanas atrás conforme destacamos no post: Prévia do PMI chinês apresenta melhora significativa.

O índice gerente de compras (PMI) da China mostrou forte avanço ao sair dos 47,9 pontos em setembro para 49,5 pontos em outubro. O número continuou abaixo de 50, que revela contração na atividade industrial. Porém este nível de retração diminuiu fortemente, mostrando uma recuperação relevante de curto prazo.

Nos Estados Unidos o índice gerente de compras fechou aos 51,7 pontos no mês de outubro, superior ao número registrado no mês anterior (51,5 pontos). Além de mostrar expansão na atividade industrial (pois o número está acima de 50 pontos), o indicador revela que este crescimento está ganhando força. O resultado superou as estimativas do mercado, os analistas norte-americanos esperavam uma desaceleração para 51,0 pontos.

O setor privado dos Estados Unidos também surpreendeu o mercado, através do relatório da ADP, ao criar 158 mil postos de trabalho em outubro (base ajustada sazonalmente). Este número ficou bem acima das 88 mil vagas criadas em setembro. Os pedidos de auxílio desemprego somaram 363 mil na semana passada, levemente inferior à estimativa de 369 mil do mercado.

O índice gerente de compras do Brasil também apresentou uma melhora em relação ao mês anterior e conseguiu superar o patamar de 50 pontos, que mostra expansão na atividade industrial.  Fechamos aos 50,2 pontos em outubro, superior aos 49,8 pontos registrados em setembro.

Há uma divergência deste indicador do Instituto Marikit e banco HSBC com a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada hoje relevando queda de 1% na produção industrial brasileira. O número do IBGE refere-se à produção do mês de setembro, comparando com o mês de agosto e possui uma metodologia de pesquisa diferente.

A melhora nos índices de atividade industrial animou o pregão em Wall Street e Dow Jones finalmente conseguiu confirmar fundo após uma sequência de 3 candles de indecisão levemente acima da linha de suporte psicológico em 13k. O repique poderá jogar o índice para retestar a linha central de bollinger e realizar pullback sobre a resistência dos 13.3k.

  
No Brasil o índice Bovespa disparou 2,30% pegando impulso na cobertura de posições vendidas abertas no pregão de quarta-feira. Com isso o movimento de repique ganha força e modifica o cenário no gráfico semanal. Esta retomada na linha central de bollinger confirma região de fundo em 56.6k afastando o perigo (pelo menos temporariamente) de um pivot de baixa e perda da LTB de 2008.


Recomenda-se um pouco de precaução nas operações pois a semana foi curta e de baixo volume financeiro. Tivemos apenas dois dias de pregão operando juntamente com a matriz (Wall Street).

Bom final de semana a todos vocês! No próximo post iremos anunciar uma grande novidade! Forte abraço e até segunda!

Posts da semana:


4 comentários:

  1. Olá Fi, minha impressão é que esta Lta já foi perdida, plote-a com os preços de fechamento que muda por completo o panorama, inclusive houve um pull-back para esta Lta.
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      O problema é que o gráfico de linhas limita bastante a análise técnica. Candles pra mim tem grande relevância, mas acho que esta LTA dificilmente segura por muito tempo (efeito de uma queda no Dow Jones).

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  2. Olá FI. Confesso não entendi bem a gravidade dessa matéria, até porque não sou um bom tradutor.
    O que você acha?
    Abraços.
    http://www.businessinsider.com/zervos-on-boj-decision-losing-independence-2012-11

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ze Piu,

      Vou ser sincero, meu inglês também não é bom mas não entendi muito bem onde o autor do artigo queria chegar. Muita gente pega a situação econômica do Japão pra espalhar o apocalipse da deflação mundo afora. Não vejo problema algum na monetização do BoJ, o pais precisa, inclusive, do efeito colateral que é a inflação.

      Abcs, boa semana!

      Excluir