sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Fechamento

Pessoal, excepcionalmente nesta sexta-feira ficarei devendo a análise de fechamento semanal dos mercados asiáticos, europeus e norte-americano. No campo macroeconômico não surgiram novidades e os mercados continuam seguindo a cartilha (vender o abismo fiscal), mesmo com níveis de sobrevenda elevados nos gráficos intradays.

O fechamento semanal do Ibovespa mostra impossibilidade de manter o movimento de repique de alta iniciado na última semana (o penúltimo candle deste gráfico está errado). Uma LTB antiga (cor cinza no gráfico) conseguiu barrar este movimento de repique, na verdade houve uma tentativa de rompimento mas sem sucesso. Por consequência a linha central de bollinger foi novamente perdida indicando reteste na região de fundo de curto prazo em 56.6k.


Apesar de não ser uma linha de suporte forte, os 56.6k tornaram-se uma linha de suma importância. Pois se esta região for perdida um novo pivot de baixa será acionado colado na região de suporte em 56.2k, aumentando assim a probabilidade de rompimento para baixo. Com a perda dos 56.2k, dificilmente o índice conseguirá se segurar na LTA de longo prazo formada a partir do fundo de 2008, prejudicando bastante a tendência de alta no médio prazo.

Desejo a todos vocês um ótimo final de semana! Retornaremos ao ritmo normal na semana que vem. Grande abraço!

17 comentários:

  1. se não recuperar logo, a coisa vai ficar boa mesmo só na venda.
    abraços
    IvanC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, vou mais longe um pouco, trabalho na expectativa do Ibov perder esta grande zona de congestão e dar uma volta na região dos 30K, isso num horizonte esticado lógico, para médio prazo teste nos 52K e posteriormente os 48K. Médio prazo, diga-se semanas;
      Os players tomaram conta das elétricas e vão jogar no chão, olho em Elpl4 quando bater na região dos R$ 10~11, pode ser que este seja o preço alvo da queda, uma boa oportunidade ao meu ver;
      Ivan Gomes

      Excluir
    2. É meus amigos, abaixo de 56.6k a tendência de baixa no curto prazo ganha mais força com pivot acionado.

      Confesso que meu dedo está coçando pra começar a comprar ELPL4. Estou resistindo devido ao meu bloqueio psicológico anti-elétricas, mas se chegar nos 11,00 do Ivan Gomes eu não aguento rss.

      Abcs, boa semana a todos

      Excluir
    3. Olá Fi, nessas horas temos de ter sangue frio, não vejo graficamente suporte relevante antes dessa região, minhas compras serão em 3 setores que imagino retornos sólidos em dividendos, Vale, Eletropaulo e Petrobras e tálvez Csn se chegar no suporte de 2008;
      E mudei minha estratégia, só comprarei ações com lucro de meus negócios que graças à Deus vão muito bem;
      Ivan

      Excluir
    4. Cara é isso aí, concordo com a sua estratégia. Tem que focar no que está te dando dinheiro.

      Bons negócios,

      Abraços!

      Excluir
  2. Como fala aqui no vosso site Principais anorexias
    -Fuja da opinião da maioria.Provavelmenteesta errada.
    Faz todo o sentido,porquê?
    Porque houve dois crash nos mercados europeu,e eu nunca ouvi um unico comentario sobre essa possibilidade;em Agosto comentou-se muito que poderia haver um crash,o mercado subiu.
    Agora em tudo quanto é canto fala-se na possibilidade de um outro crash poderá estar para acontecer.
    Bom ai que é que eu vou pensar?
    Vou pensar se fosse verdade ninguêm sabia só a Goldman Sachs Group e companhia.

    Bom fim de semana.

    paulo baptista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo o fato é que desde que o "novo" governo tomou posse o país simplesmente parou, independente de crises lá fora a bolsa está fazendo topos decrescemtes, comprados cada vez mais fracos, vai chegar a hora que a força predominante mostrará a cara de vez, pra mim está claro que será na perda dos 48K. Se vai acontecer?? Ai é outra história, graficamente está apontando pra isso e outro detalhe importante, o "novo" governo apostando nas fichas erradas buscando crescimento à base de consumo da já endividada baixa renda, este modelo saturou e não sabem o que fazer, estão levando o povo na conversa, não enrola eu, vç e muitos esclarecidos, um bom domingo!
      Ivan

      Excluir
    2. Exato, no caso do Brasil o mercado nitidamente shorteou a eleição da presidente Dilma, haja vista que na época (da posse e meses posteriores) perdemos um bom rally mundial.

      É incrível como este axioma comentado pelo Paulo Baptista funciona mesmo. Sob este ponto de visa existem alguns investidores que gostam de operar o "princípio do contrário", ou em outras palavras, fazer exatamente o contrário do que os analistas dizem por aí.

      Grande abraço a todos e bons negócios

      Excluir
  3. Olha Finanças, desde que minhas empresas continuem apresentando ótimos resultados, que o IBOV derreta para que eu possa continuar comprando baratinho, baratinho!


    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. L.,

      Com certeza! É nas grandes quedas que aparecem as melhores oportunidades, com o filtro da análise fundamentalista melhor ainda. Quando isso acontecer estaremos preparados para aproveitar as boas promoções. Enquanto isso vamos seguindo a estratégia.

      Bons negócios e boa semana!

      Excluir
    2. Boa noite FI,

      Qual é a estratégia? rsrsrs

      Uma ótima semana,
      Novato

      Excluir
    3. Novato,

      Essa é a pergunta onde todos nós devemos procurar a nossa própria resposta rsrs... A estratégia precisa estar bem alinhada com o perfil e psicológico do investidor. No caso a minha estratégia é continuar focado nas operações de curto prazo e formar carteira quando a bolsa cair. Compras escalonadas, deixando o grosso do capital para os momentos de crash.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  4. FI,

    Boa tarde,

    Gostaria que você fizesse uma análise gráfica da projeção da VALE5 para esta segunda, terça e quarta se for possível. Desde já agradeço sua atenção.

    Op´s! Diariamente acompanho seu blog, parabéns!!!

    Investidor Novato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Investidor Novato,

      Eu é que agradeço pela visita! Sobre a VALE5 podemos verificar no gráfico diário um candle de indecisão bem abaixo da linha central de bollinger, indicando um respiro de curtíssimo prazo. Precisa furar 36,50 pra manter este respiro, caso contrário poderá voltar aos 35,70 (linha de suporte de curtíssimo prazo). Este ponto está melhor pra operar pois em tese, chama compra rápida. O stop está barato e existe a possibilidade de sair da posição (liquidando a compra) e invertendo a mão abrindo uma venda.

      Neste ponto no gráfico intraday da VALE eu prefiro não operar e esperar um pouco até aparecer um ponto melhor.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  5. Peço desculpas à todos que estavam aguardando uma postagem da análise de segunda-feira. Infelizmente não consegui postar devido à falta de tempo, mas voltamos com tudo a partir de amanhã.

    A "sorte" é que hoje foi mais um dia atípico de pregão. Volume muito baixo tanto na Bovespa, quanto em Nova York, impossibilitando análise mais detalhada do mercado.

    Abraços a todos e bons negócios!

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. FI,

    Tem espanta urso perto dos 56500? rs

    Abraços,
    Sir Income

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Espantou rsrs... Principal região de suporte fez o seu papel. Agora vamos ver se este movimento vai se sustentar. Pelo menos confirmou uma oportunidade de trade.

      Abcs, bons negócios

      Excluir