quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Indústria volta a se expandir na China


Os dados divulgados hoje pelo Instituto Markit, em parceria com o banco HSBC, mostraram que o setor industrial na China voltou a se expandir, mantendo a sequência de recuperação do nível da atividade manufatureira verificada nos últimos 3 meses.

A prévia do índice gerente de compras da atividade manufatureira chinesa fechou este mês aos 50,4 pontos, superior aos 49,5 pontos registrados no mês de outubro. Números acima de 50 pontos indicam expansão na atividade industrial e abaixo de 50, contração. Nos últimos 3 meses o nível de contração da atividade diminuiu sensivelmente, mostrando uma retomada do setor industrial, fato que permitiu esta expansão no mês de novembro.

Os números do Instituto Markit animaram a equipe regional do FMI para Ásia e Pacífico. Anoop Singh, diretor desta reginal, disse que a economia asiática atingiu seu limite de baixa e o crescimento ganhará ritmo em 2013. O FMI projeta um crescimento de 4,5% para a Ásia este ano e 5,9% ano que vem. Para a China espera-se uma expansão de 7,8% em 2012 e de 8,2% em 2013.

Na zona do euro a prévia da atividade industrial registrou um ritmo de leve estagnação. O indicador saiu dos 45,7 pontos eu outubro para 45,8 pontos em novembro, ainda dentro do campo que indica contração do setor.

As bolsas na Europa fecharam em leve alta, mantendo o movimento de repique dos últimos dias. No Brasil o índice Bovespa também fechou em alta, apesar de apresentar baixo volume financeiro (4,1 bilhões de reais) devido à ausência dos investidores norte-americanos que só voltam operar com mais força na próxima segunda-feira. Lembrando que amanhã Wall Street funcionará em horário reduzido e fechará às 16h (horário de Brasília).

No Brasil a grande notícia do dia foi o anúncio do nosso novo e “poderoso” parceiro comercial. O “império” da Bolívia agora irá fazer parte deste “magnífico” bloco comercial chamado de Mercado Comum do Sul, mais conhecido como Mercosul.

O histórico dos bolivianos são os “melhores possíveis”. Há poucos anos atrás este mesmo presidente, Evo Moralles, mandou o exército do país ocupar todos os campos de produção (petróleo e gás) de empresas estrangeiras na Bolívia, entre elas a sofrida Petrobras, e nacionalizou a exploração de hidrocarbonetos. Mesmo assim, com o passar dos anos, a Petrobras continuou investindo neste país, aumentando o número de campos de exploração e consequentemente engordando as receitas (ou a receita, pois é quase única) do governo boliviano.

A Bolívia aceitou o convite oficial para ingressar no Mercosul, seguindo os passos da Venezuela que também entrou para o bloco este ano. Agora a festa está completa, somos parceiros da Argentina, Venezuela e Bolívia. Que timaço! Ainda integram este seleto grupo: Uruguai e Paraguai (em suspensão temporária).

O índice Bovespa acompanhou o desempenho das bolsas europeias e conseguiu subir 0,35%. Apesar de tudo o movimento não foi suficiente para romper a linha de resistência em 56.6k, ponto importante para manutenção do movimento de repique. Completamos 3 dias de testes sem rompimento e já estamos atraindo o faro dos ursos.


O índice não conseguiu pegar impulso com o rompimento de uma LTB rápida formada a partir dos 59.5k. Mais 1 ou 2 pregões sem rompimento desta linha (56.6k) e poderemos voltar a cair rumo aos 55k.

12 comentários:

  1. parceiro da Bolívia? ah pqp!!!!desisto.
    IvanC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IvanC,

      Parece piada, mas é verdade. E depois de tudo que aconteceu... Complicado esse nosso governo.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  2. Mercosul virou Zonasul, lamentavel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Complicado. As vezes fico imaginando o que os chilenos ficam pensando de nós...

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. Anote aí, outro país que está passando o Brasil é a Colômbia, a cada dia que passa a Farc é passado, e eles estão se abrindo pros EUA e Europa.
      IvanC.

      Excluir
    3. Boa.

      É um país promissor na América Latina. Estão crescendo bem nos últimos anos.

      Abcs,

      Excluir
  3. Olá, Fi tivemos hj um doji na Elet6 que pode ser exaustão do movimento de baixa, os players tbm precisão tomar fôlego!!, e na Elpl4 mais uma bandeira de baixa ou pode ser um bear-trap como no passado, vamos ver amanhã como vai se comportar, na Petro já está testando novamente região de suporte, caso seja rompida em breve teremos finalmente o grande gap de 2008 fechado, por sinal a Petr3 já fechou faz tempo;
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Não coloquei ELET6 no meu monitor, mas está difícil resistir. Papel está implorando por um repique, o trade tem que ser rápido. Estava monitorando PETR4 mas não consegui entrar nela. Deu uma puxada no final do pregão, vou ficar de olho nela amanhã.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. As elétricas deram uma arrancada, pelo menos até agora, é apenas realização de lucro, na minha opinião petro só da trade de venda na perda do suporte ora testado;
      Ivan

      Excluir
    3. Mestre FI, que esse governo está fazendo com o Brasil?

      Excluir
    4. A danada da Elet repicou mesmo rsrs.. Se alguém entrou é bom já pensar na saída ou pelo menos jogar um stop, spread do trade está alto. Petro também foi, conseguiu superar resistência em 18,85 e acho que tem espaço pra subir um pouco mais.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  4. Anônimo,

    Não sou mestre mas o governo está aumentando sua interferência na economia. Isso não é nada bom. Esse post do mês de maio/2012 explica bastante coisa do que está acontecendo hoje:

    Brasil é um bull market.... político
    http://www.financasinteligentes.com/2012/05/brasil-e-um-bull-market-politico_10.html

    Abcs, bons investimentos

    ResponderExcluir