quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Mercado vai testar o Banco Central


Aproveitando o movimento de alta da moeda norte-americana no cenário externo, operadores em derivativos cambiais empurraram facilmente a cotação do dólar x real para a casa dos 2,10. Em apenas duas semanas a moeda saltou de 2,03 para 2,09 (cotação de fechamento desta quarta-feira).

É de conhecimento geral que o governo defende firmemente o piso de 2,00 no câmbio para impedir uma queda maior da cotação no mercado e tentar manter o que ainda resta de competitividade dos nossos produtos no cenário externo. Ao mesmo tempo existe um teto informal na casa dos 2,10 para evitar uma disparada no câmbio e desregular (ainda mais) o que resta do controle inflacionário, fluxo de investimentos e desenvolvimento/modernização do setor industrial (os poucos que ainda compram máquinas e equipamentos).

Mas se existe este teto informal também em 2,10 porque o mercado quer testar o Banco Central? A resposta está no fraco desempenho da economia brasileira nas últimas semanas/meses. Havia uma expectativa de retomada um pouco mais forte do crescimento neste segundo semestre, mas a atividade econômica permanece fraca mesmo com as medidas pontuais do governo.

A ineficácia de algumas medidas do governo, fato que por sinal passou a ser corriqueiro, poderá incentivar elevação deste teto informal no câmbio de 2,10 para, quem sabe 2,15 ou mesmo 2,20 na intenção de elevar as exportações brasileiras. Por este motivo o mercado vai testar o Banco Central. Se a autoridade monetária não começar a queimar suas reservas em dólares na faixa dos 2,10, é porque o governo subiu o teto do câmbio para 2,15 ou 2,20.

O problema é que o governo não enxerga (ou finge que não sabe) a situação precária do ambiente de negócios brasileiro. Desvalorização de 0,10 ou 0,20 centavos do real frente ao dólar não vai resolver os problemas fiscais, de infraestrutura, tributação, burocracia, educação, etc.

O governo quer impulsionar a indústria automobilística mas está levando um baile do México. Mesmo com todos os problemas relacionado à criminalidade, o México conseguiu atrair um grande número de montadoras e indústrias de auto peças. Atualmente ocupa o posto de quarto maior exportador mundial de carros. Por quê? Os mexicanos ofereceram um bom ambiente de negócios, baixo custo de produção e mão de obra qualificada. Além disso, desde a criação do Nafta em 1994, o México assinou novos acordos comerciais com outros 44 países. Enquanto o Brasil se fechou para o livre comércio e ataca políticas monetárias de potenciais parceiros de negócios.

Os indicadores macroeconômicos desta quarta-feira foram positivos mas as bolsas não se animaram tanto assim. A prévia do Índice Gerente de Compras dos Estados Unidos subiu de 51 pontos para 52,4, registrando o maior avanço dos últimos 5 meses. O número de pedidos de auxílio-desemprego caiu em 41 mil na semana encerrada em 17 de novembro, superando positivamente as expectativas do mercado.

Os dados permitiram a continuação do movimento de repique em Wall Street, apesar de apresentar fraqueza no volume financeiro. Dow Jones subiu 0,38% caminhando para o teste da linha central de bollinger juntamente com a LTB mais rápida da tendência de baixa predominante no curto prazo.

Gráfico que mostra o desempenho da bolsa de Nova York
  
A bolsa de Nova York não funcionará amanhã devido ao feriado de Ação de Graças e na sexta-feira os pregões funcionam, porém em horário reduzido. Portanto, a semana praticamente já se encerrou na matriz.


No Brasil o índice Bovespa fechou o pregão em leve baixa sentindo a resistência na casa dos 56.6k. É natural as resistências trabalharem com mais força nas tendências de baixa, porém se o índice não conseguir romper esta linha nos próximos dias o repique de curtíssimo prazo ficará ameaçado com o reaparecimento das operações vendedoras.

Gráfico que mostra o desempenho do índice da bolsa brasileira

20 comentários:

  1. Finanças Boa Noite,Depenaram minha BVMF Hoje.rsr
    Quase Entrei de Novo,+ vou Aguardar.
    Finanças a Bolsa aqui ta Complicada.Petrobras perdeu o Posto Hoje para Ambev de Empresa mais Valorizada da Bolsa. È o Reflexo deste Desgoverno do PT.
    O Mantega Personifica a Incompetência deste Bando.
    Estou Achando que o Pouco Gas que a Bolsa Vinha Apresentando Acabou.
    Qual o seu Feeling.
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande macr3,

      Eu vi rsrs... Depois que a coitada foi visitar os 14,00 só levou pancada. Inverteu a mão bonito agora papel trabalha em tendência de baixa no curto prazo (mas não invalidou a tendência de alta no médio prazo). Acho que ela poderá testar os 12,00. Dependendo de como chegar lá poderá abrir oportunidade de trade na compra, visando um repique. Bovespa para o pequeno investidor se tornou um campo minado, não se sabe qual empresa ou setor irá apanhar ou sofrerá com as intervenções do governo. Isso espanta investimento. A queda no índice Dow Jones também colaborou para aversão ao risco. Mas vamos acompanhando e operando do jeito que o mercado deixar. Até os 52.5k ainda restam esperanças, mesmo que pequenas, aos touros.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  2. Enquanto continuarem tratando os problemas com caneta invés de suor continuaremos ver o brasil afundando cada vez mais

    As empresas estrangeiras que tem as concessões de energia ja estão cogitando sair do pais, obrigando o governo a recomprar tudo e voltarmos para o descaso e sucateamento ocasionado pela gestão publica, esse governo esta sendo uma piada de mal gosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Concordo. Apesar de tudo o preço da energia elétrica precisava ser reduzido, mas a forma como o governo está conduzindo isso é desastrosa. Ou são muito incompetentes, como disse o nosso amigo macr3, ou estão querendo realmente espantar os investidores e aumentar a intervenção do Estado na economia.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  3. quem sabe uma mini crise no Brasil pra dar um sacode nesse desgoverno. Não tenho mais esperanças em nada.
    IvanC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IvanC,

      Ah se não fosse a explosão nos preços das commodities na década passada a história e a política seria outra hoje.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  4. FI,

    Boa noite!!!

    Gostaria que fizesse uma avaliação da PETR4, pois no início do pregão de hoje subiu com força, mesmo a bolsa em queda, uma hora depois inverteu... fechou em queda...

    Um abraço...

    Investidor Novato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Investidor Novato,

      Estão batendo bonito na PETR4, mas o ativo começa a ficar sobrevendido no curtíssimo prazo e perigoso pra vender. A tendência de baixa segue valendo no curto prazo, mas no curtíssimo está precisando aliviar um pouco. Tem uma linha alí nos 18,40 que pode permitir este alívio.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  5. Olá finanças,

    Infelizmente a Petrobrás está vivendo de boatos, hoje, na parte da manhã, surgiram rumores sobre o possível reajuste dos derivados. À tarde o mantega desmentiu esse boato, logo após, a petro foi simplesmente martelada....

    Então ficamos assim, se houver reajuste de preços, a petro tem algum fôlego, senão...é caixão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Além do mais criou-se uma novela tão grande em torno deste reajuste dos combustíveis que qualquer notícia sacode o papel. Acho que o governo vai segurar esse reajuste ao máximo até conseguir ter uma noção para inflação de 2013.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  6. Ola. Na Petro estamos assistindo a armadilha que o governo empurrou. Se o dolar continuar subimdo. Bateu nos 2.10 e nada foi feito. Vai arrebentar a empresa pois existe incentivo pra se gastar mais petroleo e a produçao nao aumenta.
    Fi e a Eletromico. Vejo grande chance de bater nas cotaçoes de 2001. E vç ve essa possibilidade??
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      Certamente vai impactar os balanços pois a dívida externa da petro iria explodir. Pois é, o governo incentivou o consumo de veículos mas se esqueceu do abastecimento. Pra você o nível de gestão e planejamento de Brasília. Sobre a Eletromico acho que pode ir lá sim, mas veja como o papel está na lona, implorando por um alívio. Tem uma linha nos 6,20 que pode ajudar neste ponto, mas seria um trade de altíssimo risco, faca caindo com fundamentos por trás.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  7. incrível como as coisas estão. Ambev vale mais que a Petrobras, daqui a pouco a Vale também passa ela se continuar assim, quer dizer a Petrobras cai a ponto da Vale valer mais.
    IvanC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de assistir uma entrevista com um economista. O governo trabalha com piso de cambio para o medio prazo nos Rs 2.30...lascou!!

      Excluir
    2. Açao pra mim eh o que te da de retorno. Vejo muitos papeis caros. Nao houve fundamento na alta desde 2002. Minha expectativa eh um ajuste que esta em curso desde 2010. Na petro penso que o patamar atual esta alto devido a capitalizaçao. Trabalho na hipotese dos Rs 12.xx .

      Excluir
    3. Ambev está muito longe de valer metade do que a Petro vale. Estes são os valores que o mercado paga para comprar ações da empresa. No caso da Ambev as ações se valorizaram com o aumento do consumo da população, os papéis explodiram pra cima. Mas se tivesse que decidir entre comprar PETRO, VALE ou Ambev hoje, certamente excluiria a Ambev. Está sobrevalorizada.

      Abraços a todos, bons negócios

      Excluir
    4. Ivan,

      não houve fundamento?

      PETR4 passou de 10 bi para 35bi de lucro

      VALE5 passou de 4 bi para faixa dos 25 bi de lucro

      AMBV4 passou de 1 bi para 10 bi de lucro

      E os dividendos vieram num ritmo parecido...

      Se isso não foi melhora nos fundamentos, não sei mais o que é...

      Excluir
    5. Olá, vamos aos números, na Petro e Vale tivemos um raly de alta em que os preços saltaram incríveis 1450 e 1880%, se os lucros apresentados fossem o dobro que vç aponta até me confortaria com os preços.
      Ivan

      Excluir
  8. R$ 2,30 sem reajuste de derivados vai quebrar a Petro no meio e sem dó!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Wilson,

      Sim a dívida em dólares da Petro aumentaria sensivelmente, pagaia ainda mais caro pra comprar gasolina no exterior e consequentemente o prejuízo na revenda aqui dentro seria maior também. Difícil conseguir achar por aí uma empresa do setor de petróleo e gás ser tão depenada pelo governo quanto a Petro.

      Abcs, bons trades

      Excluir