segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Obama x Mitt Romney


O mercado parou nesta segunda-feira, na véspera de uma das eleições presidenciais mais disputadas nos Estados Unidos.  As pesquisas de intenção de voto mostram que a disputa será acirrada, os candidatos estão praticamente empatados. Barack Obama tem 48% das intenções de voto e Mitt Romney tem 47%, mas ao considerarmos a margem de erro da pesquisa (2,55% pontos percentuais) podemos concluir que não há vantagem para nenhum candidato e a disputa está totalmente aberta.

O mercado não sabe e não pode sequer projetar quem será o novo presidente dos Estados Unidos. Por este motivo Wall Street simplesmente parou nesta segunda-feira. Os pregões funcionaram normalmente, mas com um volume financeiro praticamente irrelevante, bem abaixo da média diária.

O índice Dow Jones fechou com mais um candle de indecisão levemente acima da região de suporte psicológico em 13k e média móvel simples de 200 períodos diária. Caso o índice consiga se manter acima desta região, poderá atacar novamente a resistência em 13.3k. Como as eleições americanas acontecerão amanhã, o mercado seguirá indefinido no curtíssimo prazo.

Wall Street

No Brasil o índice Bovespa chegou a cair 1,4% na parta da manhã, mas o movimento de venda não se sustentou devido à ausência de volume financeiro e recuperação das ações da Petrobras. O candle de fechamento é um martelo de baixa relevância. Isto porque não está posicionado no fundo de uma pernada de baixa, porém reforça o sinal deixado na semana anterior, este sim um martelo típico de fundo.

A queda nas ações das empresas do setor elétrico não causaram impacto relevante no Ibovespa, devido à baixa exposição das mesmas sobre a carteira teórica do índice. O governo divulgou que vai pagar R$ 20 bilhões em indenizações a 15 empresas de geração e 9 de transmissão que aceitaram receber menos pelos serviços para renovar as concessões que vencem entre 2015 e 2017.

O índice Bovespa ainda poderá caminhar para um teste sobre a LTB que vem do topo em 63.4k. Atenção especial (curtíssimo prazo) para região de ponto de pivot em 58.1k, importante para manter o movimento de repique.

Bolsa de valores

Na Europa os holofotes pairam sobre a Grécia novamente. O governo apresentou nesta segunda-feira um novo pacote de austeridade ao Parlamento para garantir recebimento da nova parcela do pacote de ajuda internacional. A votação ocorrerá na quarta-feira com boas chances de sucesso ao governo, pois a oposição é minoria no Parlamento grego.

6 comentários:

  1. Finanças Boa Noite,Po...,Que Hestoria é essa de Outra Bolsa No Brasil ?
    Concorrência, Logo Agora que Continuo Comprado e na Véspera do Balanço da BVMF.Isto é Complô Contra Minha Pessoa.rsr
    Tanto Hora para Soltar Essa Noticia.....
    Finanças Estou Desconfiado que Foi Você que Espalhou no Mercado que eu Estava Comprado.kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande macr3,

      Você casou com ela, são as consequências do matrimônio rsrss... Agora falando sério acho que nem vai ter concorrência com a BM&F. Se acontecer, vai ser muito pequena. Não creio que vai afetar os negócios ou forçar uma redução nas margens da BM&F.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. Fiquei receoso tambem com a entrada da nova bolsa ano que vem. No site ADVFN disseram que só temos a ganhar com isso. Sabe se esse comentário deles tem fundamento?

      Abracos!

      Excluir
    3. L.,

      É mais ou menos isso que os americanos estão dizendo, que a parceria poderá ser até benéfica à BM&FBovespa. Acho que esta notícia foi mais para aterrorizar os investidores, foi publicada de uma maneira onde parecia ser uma concorrência aos negócios da BM&F.

      Abcs, bons negócios!

      Excluir
  2. Estranho FI... Ambos os dois candidatos fazem o jogo de wall street. Não sei porque essa pausa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eike Rico,

      Eleições normalmente deixa o mercado receoso quanto à possível nova administração. Mas hoje foi bacana, o mercado me surpreendeu, índices tiveram um bom desempenho.

      Abcs, bons trades

      Excluir