terça-feira, 13 de novembro de 2012

Segurando nas pontas dos dedos


O mercado nacional aproveitou o bom desempenho das demais praças mundiais na parte da tarde para respirar no curtíssimo prazo e confirmar fundo sobre a principal região de suporte em 56.6k. A notícia de que a Grécia conseguiu captar 4,063 bilhões de euros em um leilão realizado hoje (emitindo títulos com vencimento de 30 dias) foi o suficiente para levantar os mercados europeus, movimento que se espalhou para as demais praças mundiais.

A Grécia precisa levantar 5 bilhões de euros até sexta-feira desta semana para conseguir honrar seus compromissos. Como as regras do mercado grego permitem que os bancos do país comprem até 30% dos títulos adicionais ao montante total oferecido no leilão principal, é praticamente certo que os bancos gregos completem a conta para o governo federal.

Além disso, os ministros de Finanças da zona do euro ampliaram o prazo (mais dois anos, em 2016) para a Grécia reduzir seu déficit orçamental para 2% do PIB. Também foi prorrogado, para o dia 20 deste mês, a decisão sobre como a UE (União Europeia) e o FMI (Fundo Monetário Internacional) irão cobrir as necessidades adicionais da Grécia.

Aproveitando o movimento dos mercados externos, o índice Bovespa fechou o pregão desta terça-feira com uma boa alta após tocar e respeitar rigorosamente a principal região de suporte em 56.6k, soltando uma possível configuração de fundo duplo. O respiro foi direto para LTB de curtíssimo prazo iniciada no topo em 59.6k, caso esta linha seja rompida poderemos ter sequência do movimento iniciado na tarde de hoje.

Mercado de capitais

Nos Estados Unidos o índice Dow Jones escorregou no final do pregão e fechou  o dia em baixa. Índice ainda não conseguiu aliviar a queda da semana passada e segue tentando formar fundo de curto prazo acima da linha de suporte em 12.6k. Nesta sexta-feira o presidente o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, irá se reunir com os líderes do Congresso (maioria oposição) para iniciar as conversas sobre um acordo entre partidos afim de se evitar o abismo fiscal.

Matriz do mercado de capitais

15 comentários:

  1. FI, Gostaria de saber se vocè monta e acompanha gráficos sobre a participação dos investidores na Bovespa. Estes gráficos são baseados nos dados publicados diáriamente no site da BMFBovespa. Caso positivo, gostaria ainda de saber qual a sua fonte de consulta sobre os dados para composição dos gráficos. Antecipamente agradeço e aproveito a oportunidade para cumprimentá-lo pelas sua excelentes análises.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Não monto esse tipo de gráfico mas tem gente que faz o serviço muito bem, como o blog do gringolândia. O blog do Paulo Guaraná (mercado bmfbovespa) também solta uma posição semanal da participação dos investidores (incluindo pessoa física nacional e institucionais). Creio que a única fonte disponível são os dados divulgados pelo próprio site da BMFBovespa.

      Obrigado e sinta-se à vontade na nossa casa contribuindo com qualquer tipo de informação, análise, etc.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  2. FI, A tendência é de baixa pro IBOV. Canal de baixa com topos e fundos consecutivos. Não tem fundo duplo, nem mudança de volume que confirme isso (Na realidade fundos duplos de verdade são raríssimos). IFR e estocástico lento ainda dão margem para mais quedas. Segure-se quem puder, esses 56,2k não vão dar conta não!

    Abraço de Urso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Urso Gordo,

      Acabou o período de dieta, agora você está na fase de engorda rsrs.. Joguei com a possibilidade de fundo duplo em decorrência do que aconteceu no intraday. Na verdade o mercado deu compra no suporte (56.6k) ontem, repicou e bateu na LTB dos 59.6k. Tudo isso no mesmo dia, então para um trade rápido até que foi uma boa oportunidade. Hoje está despencando de novo, com mais força, invalidando o fundo duplo e mostrando que a minha análise estava errada. Vamos aguardar o fechamento, mas abaixo de 56.6k vai ser muito difícil segurar nos 56.2k.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. até que enfim esse índice ta testando os 56,2k! tava nessa brincadeira de vai/não vai, mas todo mundo sabia que ia acabar indo! hehe

      Excluir
    3. O único suporte que boto fé é o dos 52K que foi testado 4x ao longo do ano. Se perder esse, aí sim a vaca vai pro brejo!

      Excluir
    4. Angelo Manosso,

      Demorou mas chegou lá. Só que acionou pivot de baixa, vai testar o suporte com força vendedora relevante. Acho que dificilmente conseguirá segurar.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    5. Anônimo,

      Realmente esta linha dos 52k é bem mais forte. Mas se perder ela é o fim da linha rsrs... vamos descer ladeira abaixo podendo gerar mais uma grande oportunidade de compra visando prazos maiores. Na verdade já comecei a comprar um pouquinho nessa queda do Ibov.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  3. também acho que o suporte mesmo é os 52k, esse 56,2k é fraco, acho que não segura, ficar de olho.
    IvanC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IvanC.

      Também aposto que não segura. Pivot de baixa acionado bem em cima dos 56.2k é pra arrebentar a linha de suporte e virar uma resistência. Mas no final das contas o Sr. Mercado é quem decide rsrs. Vamo que vamo!

      Abcs, bons trades

      Excluir
  4. Enquando esse papo de abismo fiscal não se resolver, pode esperar uma tendência de queda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem contar essa "passada de mão na cabeça" na grécia. Isso pegou muito mal FI...

      Excluir
    2. Eike Rico,

      Se deixarem a Grécia quebrar o bloco inteiro corre risco de afundar no mesmo barco. Por isso os alemães continuam insistindo com a Grécia, é um elemento chave para evitar um desastre.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  5. Olá pessoal, dei uma olhada agora, um balde de gelo nos comprados heim!!
    E a Elpl4, deu defeito no para-quedas ?? Nessas horas quem não está com o seu de reserva tá se dando muito mal, me refiro do super seguro "STOP"..
    FI, já vou começar me preparar para ir comprando, já vejo meu alvo na esquina, ao meu ver estão jogando no ralo para acumulação!!
    Quanto ao mercado em geral aconselho vê-lo de longe e depois mais de perto, traçem suportes e Linhas em gráficos de fechamento e depois pontilhadas nos extremos, nos fechamentos é que temos os grandes players se posicionando, bom próxima parada na região dos 52K onde ao meu ver irá dar uma parada técnica e depois proseguir a queda, más porque penso assim? Ai vem novamente o "olhar da floresta", mercado consumidor saturado, população altamente endividada, inadimplência recorde, querem mais combustivel que isso para qrandes investidores olharem o Brasil com boca torta!!
    Desculpa FI, hoje falei demais!!
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Ivngomes,

      Falou demais mas falou tudo! É isso aí, vamo que vamo!

      Abcs, bom feriado!

      Excluir