sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Boas festas!


Estamos chegando ao final de um ano extremamente relevante ao mercado financeiro brasileiro. 2012 não foi somente um ano de sobe e desce rotineiro na bolsa de valores,  um ano com grandes oscilações e intervenções no câmbio,  um ano que abriu novas fronteiras no mercado de derivativos, um ano de crises financeiras e revoltas populares, não foi somente um ano de inflação alta e crescimento econômico baixo. 2012 ficará marcado como o ano que tirou o sono do investidor conservador.

Taxa de juro real baixa é a nova realidade do mercado financeiro que veio pra ficar. A sequência de cortes agressivos na taxa Selic derrubou, simultaneamente, a rentabilidade dos fundos DI, fundos de renda fixa, CDBs, LCIs, LCAs, CRIs, títulos públicos e até mesmo a poupança (que sofreu alteração na regra de remuneração). Tudo aquilo que era o paraíso do investidor conservador no passado acabou se tornou uma grande dor de cabeça.

Infelizmente, para a maioria da população, a ficha ainda não caiu. Os produtos conservadores atualmente oferecidos no mercado financeiro nacional continuam entre os preferidos dos investidores. Não estamos aqui para criticar a postura deste investidor, mas sim reconhecer e dar razão aos motivos pelo qual estas aplicações continuam atraindo um grande fluxo de capital.

O nível de educação financeira já é baixo e o governo, adotando uma estratégia “iludida” de crescimento, incentiva a população fazer exatamente o contrário: comprem e utilizem crédito. O mercado de ações está repleto de casos desfavoráveis ao pequeno investidor iniciante ou de baixo conhecimento, entre eles IPOs bilionários que não remuneraram o capital, falta de transparência entre os mais diversos agentes de mercado, falsas promessas por parte de algumas empresas, ações populares que despencaram nos últimos anos, baixa liquidez na Bovespa (dominada por investidores estrangeiros e institucionais, tornando o mercado extremamente técnico), intervenções excessivas e atrapalhadas do governo em alguns setores da economia e por fim, o cenário atual do índice Bovespa (congestão de longo prazo).

São motivos mais do que suficientes para espantar o investidor pessoa física da bolsa de valores. Mas não há outra solução, dentro do mercado financeiro, que não seja a renda variável para proporcionar uma rentabilidade digna da carteira. O máximo que um investidor poderá alcançar comprando produtos conservadores no mercado financeiro é uma proteção, de prêmio irrisório, contra a perda do poder de compra do capital (títulos públicos de médio prazo atrelados à inflação).

Portanto, desejo a todos os amigos e amigas do blog Finanças Inteligentes um novo começo em 2013. Que seja um ano marcado pela mudança de paradigmas, adaptação ao novo ambiente de mercado e que a busca pelo aprendizado e aperfeiçoamento constante proporcionem rendimentos merecidamente satisfatórios em suas carteiras de investimentos. E claro, sempre que precisarem, o blog estará de portas abertas!

Por fim, e o mais importante, recebam os meus sinceros votos de feliz Natal incluindo todos os seus familiares e amigos. Que a celebração do nascimento de Jesus Cristo seja também um momento de consciência à importância da ajuda ao próximo. Um excelente ano novo repleto de novas conquistas e, acima de tudo, que a saúde e a paz sejam predominantes em seus lares.

Boas festas!


Observação: Retornaremos com as nossas atividades a partir do dia 15/01/2013. Foi muito bom contar com a companhia de todos vocês aqui no blog. Voltamos a nos encontrar ano que vem. Forte abraço e até mais!


31 comentários:

  1. FI, que vc seja feliz e bem sucedido em 2013. Esses são os sinceros votos de Eike Rico.

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. FI, muito obrigado por dedicar seu tempo pessoal para compartilhar suas análises conosco. Bom descanso e muita paz em 2013!

    ResponderExcluir
  3. Feliz Natal e Feliz Ano Novo...que o próximo ano seja de muitas realizações e obrigado pelos posts...todos os dias estou aqui lendo eles.

    Forte Abraço
    Yosemite Sam

    ResponderExcluir
  4. Faço minhas as palavras do Edu. Obrigado por compartilhar conosco suas análises. Boas festas e feliz ano novo.
    Mario Lucena

    ResponderExcluir
  5. FI, muito obrigada pelas analises e disposicao em estar dividindo com os novatos na renda variavel o seu conhecimento.
    Que o Natal seja um momento da renovacao de esperancas e coragem para prosseguir com os seus sonhos.
    Um ano 2013 prospero e com muita saude.
    Mariko

    ResponderExcluir
  6. Valeu pelo ano FI, muita informação boa compartilhada por aqui!
    Um excelente 2013 p vc, boas ferias :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Boa Finanças para Você e Familia,Tudo de Bom.
    Escrevi a Papai Noel Para ele Assumir no Lugar do Mantega.kkkkkk
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  8. boas festas, e obrigado pelas excelentes analises durante todo o ano.

    muito sucesso em 2013.

    ResponderExcluir
  9. 2012 foi época de grandes mudanças na economia brasileira, vamos ver o que 2013 nos reserva. Que no próximo ano você possa continuar nos proporcionando ótimas analises do mercado como vem fazendo.
    Tenha excelentes festas de final de ano!

    ResponderExcluir
  10. Desejo um 2013 repleto de alegrias e felicidades para você e para a sua família.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Feliz Natal e um exelente Novo Ano com muita saude e alegria para FI e familiares e todo Mundo. Meu pedido a Jesus é que apartir 2013 seja tambem o começo de uma unificação contra as descrepancias sociais e que a justiça seja imparcial.
    Abraços

    paulo baptista

    ResponderExcluir
  12. Olá Pessoal, mais um ano de muita agitação está terminando, hora de reflexão e de uma balanço individual e pedir ao ser superior muita saúde em primeiro lugar e o restante virá atráz.
    Este 2012 pra mim foi muito positivo, o mesmo desejo à todos vçs, boas festas..
    Fi, que venha 2013...até lá!!
    Ivngomes

    ResponderExcluir
  13. Olá FI,

    Agradeço por nos manter informados e nos ensinar muito sobre o mercado financeiro em 2012 e estaremos acompanhando seu blog em 2013 igualmente :)

    Tenha uma ótima passagem de ano e Feliz Natal!

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. ótimo 2013 para você também FI! abraços

    ResponderExcluir
  15. Feliz Natal e um ótimo 2013!
    E obrigado pelas análises e por disponibilizar seu tempo e esforço para ajudar outros investidores.

    ResponderExcluir
  16. Minha opinião pessoal sobre o IBOV é a seguinte (baseado na análise gráfica): "A média móvel de 200 períodos no gráfico mensal do IBOV provavelmente irá segurar novas altas a partir de agora, pois ela está exatamente em 61,1k que é onde o índice está. Do dia 04/dez ao dia 19/dez, os gringos tiveram saldo positivo de 2,74 bilhões na bolsa e provavelmente realizarão lucros muito em breve.

    O IBOV está formando um triângulo no gráfico semanal, ou seja, em breve, que pode ser semanas ou meses, teremos um forte movimento pra um dos lados. Espero que seja pra cima, mas isso só o tempo vai dizer.

    Essa é apenas minha análise gráfica. Se os gringos quiserem, essa média móvel de 200 no semanal poderá ser rompida no curto-prazo, mas acho pouco provável. Eu aposto numa correção para os próximos dias. Talvez até uma correção forte, se as notícias sobre o abismo fiscal nos EUA não forem tão boas quanto o mercado espera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OPS! A MÉDIA MÓVEL DE 200 PERÍODOS QUE ACHO QUE BARRARÁ MAIS SUBIDA A PARTIR DE AGORA É A DO GRÁFICO SEMANAL DO IBOV, NÃO DO MENSAL

      Excluir
    2. Acabo de perceber um erro nesta minha análise acima. Acho que quando acessei o gráfico semanal do IBOV, minha internet travou e a média móvel não ficou localizada corretamente. A média de 200 tinha parado exatamente em 61,1k como postei acima, mas olhando novamente hoje (com minha net funcionando bem), percebi que na realidade esta média estava em 58,7k. Minha análise acima está errada. Desde que postei este comentário fiquei com a sensação de que tinha algo errado, mas só hoje descobri o que era: o gráfico que olhei estava errado. Fazia tempo que eu não olhava o gráfico semanal do IBOVESPA e acabei não percebendo na hora tal erro. Fica a lição pra termos uma boa net e não confiarmos cegamente em tudo que lemos nos blogs: tenham o hábito de conferir se o que escreveram bate com a realidade.

      Desculpa pelo meu erro. Acabei aprendendo algo novo: antes de investir numa ação, vou conferir em dois gráficos de sytes diferentes se os indicadores estão todos localizados direito, pra que eu não faça uma análise técnica errada. O meu problema pode ter sido também do gráfico da ADVFN que olhei, que acabou localizando a média de forma errada. Eu não tinha consciência de que este tipo de problema podia acontecer.

      Excluir
    3. Olá, é assim mesmo com os erros se aprende!!, o Ibov fez novo pull-back na Lta perdida de agosto, observe que os comprados estão cada vez mais fracos, topos descendentes, tbm observe no gráfico o canal de baixa bem definido, más até o momento não teve força compradora de ir até a parte de cima, então ao meu ver novas compras só na região da reta suporte marcada, boas festas à todos!!
      http://img853.imageshack.us/img853/5198/ibovdez12.jpg

      Ivngomes

      Excluir
  17. FI,

    Grande abraço e tudo de bom em 2013.

    ResponderExcluir
  18. Olá pessoal!

    Obrigado pelas palavras, desejo tudo em dobro a vocês!!!

    Grande abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  19. Ah! Já ia me esquecendo.

    Nada de abismo fiscal. Confirmando as nossas expectativas. Mas parece que foi aos 45 do segundo tempo é isso? Imagino as bobajadas que soltaram na mídia nestes últimos dias rsrss..

    Fazia tempo que não via uma perna de alta tão forte quanto esta (iniciada nos 55.1k). Lembrou aquela arrancada no início de 2012. Se furarmos os 63.5k ficará mais bonito ainda.

    Abcs, bons negócios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FI, puro efeito manada!! Otimismo de hoje, decepção amanhã.
      Ivan

      Excluir
    2. Olá Ivan,

      Hehe. Achei reação normal do mercado. Parou exatamente na resistência dos 63.5k. Esta perna de alta está precisando de uma corrigida básica. Formando um fundo ascendente poderá pegar força para atacar e romper os 63.5k.

      Abcs,

      Volto a dar uma passada por aqui na semana que vem.

      Excluir
  20. Olá FI, bela análise de 2012.
    Vamos esperar que em 2013 tenhamos o mesmo mercado de alta que tivemos 10 anos atrás em 2003. Está congestão de longo prazo citada por você já está na hora de ser rompida. Além de que um mercado altista é melhor para atrair o pequeno investidor pessoa física para a bolsa.

    Abs,
    Vinícius Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vinícius Oliveira!

      Sem dúvida, é melhor para atrair o investidor pessoa física de volta. Acho que o fluxo de PF só volta quando o índice superar o TH. Mas independente o que vier em 2013 estaremos aí pra operar rsrs..

      Abcs,

      Excluir