segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Furo na Veja impulsiona papéis de Eike Batista


A última edição da revista Veja revelou que o BNDESPar (holding do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - criada para administrar as participações em empresas na carteira do banco) estaria negociando compra de parte das companhias de capital aberto do empresário Eike Batista.

Este boato provocou uma tremenda correria na bolsa impulsionando fortemente as ações da OGX (alta de 8,76), LLX (alta de 7,34%) e MMX (alta de 3,38%). Este movimento permitiu que Eike Batista voltasse a ocupar o posto de homem mais rico do Brasil.


Curioso é que este boato saiu há dois dias do vencimento de contratos futuros sobre o índice Bovespa, onde os estrangeiros estavam reduzindo, no geral, posições vendidas nos últimos dias. Esta notícia, além de acelerar este movimento dos estrangeiros nos futuros, influenciou a cobertura de posições vendidas na OGX, papel de alta liquidez e um dos preferidos dos especuladores para balancearem suas posições no mercado futuro.

Dados divulgados na China também impulsionaram o mercado de commodities nesta segunda-feira. Apesar da forte desaceleração das exportações, a produção industrial e as vendas no varejo subiram em novembro no ritmo mais rápido em oito meses.

Esta é mais uma prova de que a economia chinesa já se recuperou do desaquecimento ocorrido no meio deste ano e aumenta a possibilidade de uma aceleração do crescimento no quarto trimestre de 2012. Para 2013, o mercado está projetando uma expansão 8%. Esta melhora nos números chineses é um reflexo do aumento dos gastos do governo com infraestrutura, especialmente em projetos de transporte público.

Na Europa o primeiro-ministro italiano, Mario Monti, informou que vai renunciar assim que o Parlamento aprovar o orçamento de 2013. Os índices europeus abriram pressionados com esta notícia mas se recuperaram ao longo do dia (força do mercado bull de curto prazo) fechando próximo à estabilidade. O mesmo aconteceu como  índice Dow Jones nos Estados Unidos que fechou o dia com uma leve alta de 0,11% sem apresentar novidades. Tendência de alta no curto prazo rumo à resistência dos 13.3k.

Bolsa dos Estados Unidos

Os eventos internos citados logo acima influenciaram os negócios na Bovespa que fechou o dia com uma boa alta de 1,30%. Segue firme e forte na sua tendência de alta iniciada a partir do fundo em 55.1k rumo à resistência psicológica dos 60k. Fato importante é que média móvel simples de 200 períodos diária foi rompida, mas vale a pena lembrar que esta média no gráfico semanal ainda não foi rompida.

Bolsa do Brasil
  
O movimento não deixa de ser positivo e importante. Como as médias não estão juntas no momento, a pressão vendedora torna-se dispersa (em dois ou até três pontos distintos), facilitando assim o trabalho para os touros.

10 comentários:

  1. acho q eh o tao falado rally de fim de ano q ta se aprontando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clerton,

      Sim. O importante é aproveitar o momento e não deixar o mercado pegar de volta caso apareçam obstáculos mais à frente rss.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  2. Esse ano está dentro do previsto: nos últimos 12 anos, somente 2 não foram de alta.
    Então vamos aproveitar as oportunidades!

    Sobre indicadores chineses:
    O governo centralizará o foco no consumo interno, em detrimento das exportações, o indicador da balança comercial já está sinalizado isso.
    Agora, tem aquela máxima do mercado: como o Brasil de outrora, a china costuma manipular seus índices.....até o Hsbc já fêz isso por lá.
    abs

    Se for realmente verdade o quê saiu na veja; pelo amor de Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto, por isso evito de divulgar os números do governo. Não são nada confiáveis. Mas esse é o novo modelo, estão em processo de transição para focar no mercado interno.

      Nem me fale. BNDES virou BNDEX? Nas últimas semanas tem chovido bastante dinheiro público nas contas do Eike.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  3. FI por favor me diga como você esta vendo a PETR4 neste momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Força compradora relevante. Papel rompeu pra cima a congestão de curto prazo. Próxima resistência somente em 20,30.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  4. Bom dia FI! O gráfico do Ibovespa está colada na banda superior de bollinger, vc acha que chega nos 60k? A resistencia fraca dos 59,4k está segurando a alta por enquanto. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angelo Manosso,

      Acho que chega sim. Intraday muito puxado bateu nos 59.6k e está realizando. Mas na minha opinião é um movimento até saudável pra tendência de alta. Tem bastante espaço pra realizar sem comprometer a pernada de curto prazo.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  5. Olá Fi, na Elpl4 os gringos aparecem na ponta compradora, fiz uma comprinha pequena, só 2 lotes, dentro do trade mensionado.
    Bom, más olhando o aspécto fundamentalista será que o pior já passou??
    Pode ser que players estejam acumulando sem deixar o papel sair do controle, são muitas ordens pequenas das mesmas corretoras;
    O interessante é estes papéis, das elétricas, tem pouca correlação com o Ibov como as grandes Blue-chips.
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      Boa! Passando desses 13,90 (topo de uma congestão no intra) mantêm a puxada pra amanhã. Acima disso a próxima resistência está lá nos 14,33. Por AF ainda não sabemos se o pior já passou, mas pelo menos avaliação de preço está boa. Ativo não está caro.

      Exatamente. Correlação com o índice é muito baixa. São boas de operar, basta familiarizar com as características técnicas dos movimentos do papel.

      Abcs, bons trades

      Excluir