quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O primeiro passo para união bancária na Europa


Após um longo período de negociações e jogos de interesse (principalmente envolvendo França e Alemanha), os ministros europeus conseguiram enfim fechar nesta quinta-feira um acordo histórico que permitirá acelerar o processo de união bancária na Europa.

Foi oficialmente criado Mecanismo Único de Supervisão Financeira que será coordenado diretamente pelo BCE (Banco Central Europeu). Este mecanismo será uma ferramenta de supervisão dos bancos na zona do euro e permitirá ao banco central realizar a recapitalização direta das instituições financeiras (quando houver necessidade).

Mas, como tudo na Europa é muito lento, o mecanismo deverá entrar em operação somente no mês de março de 2014, ao invés de janeiro de 2013, conforme estava previsto anteriormente. Portanto, somente a partir de março de 2014, a autoridade monetária poderá executar a recapitalização direta dos bancos, sem que a ajuda se transforme em dívida pública ao país onde o sistema financeiro está sendo socorrido.

Ademais, o Mecanismo Único de Supervisão Financeira irá atender apenas os bancos com ativos superiores aos 30 bilhões de euros ou 20% do PIB do país-sede da instituição financeira. Os demais bancos permanecerão sob controle das autoridades nacionais.

Nos Estados Unidos o dia foi de agenda positiva mas os mercados não reagiram positivamente aos dados divulgados devido à proximidade com as zonas de resistências os principais índices de Wall Street.

Hoje houve troca de farpas entre Republicanos e Democratas em meio as negociações para evitar o abismo fiscal. O republicano John Boehner (presidente da Câmara) acusou Obama de levar lentamente o país para o abismo fiscal. Jay Carney, porta-voz da Casa Branca, afirmou que republicanos não se mexeram quanto ao aumento de impostos sobre os mais ricos, uma imposição correta do presidente Obama.

Ainda no cenário macroeconômico a agência de classificação de risco S&P (Standard & Poor's) reduziu a perspectiva do rating soberano "AAA" do Reino Unido para negativa. Anteriormente a perspectiva era considerava estável pela agência. Isso significa que poderá haver um corte na classificação de risco do Reino Unido em 2013.

O índice Dow Jones sentiu a pressão da resistência dupla na linha dos 13.3k e LTB que vem do topo em 13.6k. A queda de hoje confirmou o topo formado na terça-feira e jogou o índice para testar a LTA de curto prazo formada no fundo em 12.4k. Caso esta LTA não consiga segurar a pressão vendedora (observar na inclinação da linha, muito íngreme e portanto insustentável), o índice poderá retornar para a zona de suporte em 13k.

  
No Brasil o índice Bovespa também soltou uma sinalização de topo após testar a linha psicológica dos 60k. Com isso entramos em tendência de baixa para o curtíssimo prazo onde poderá ser realizado pullback sobre a média móvel simples de 200 períodos diária e LTA intermediária da pernada de alta iniciada em 55.1k.


8 comentários:

  1. Olá Fi, com certa boa vontade pode-se plotar um OCO no Ibov?? Movimento sinistro na Elpl4, bollinger fecharam de vez no diário, medias se cruzando, briga feia entre comprados e vendidos, o que falta é peixe grande dar o empurrão que falta pra cima ou para baixo!! Meu parecer é que ainda teremos mais uma pancada para baixo fechando assim o ciclo de baixa, à não ser lógico que algo fundamental apareça, tomara que por enquanto não, estou liso!!
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      Com muita boa vontade mesmo rsrs... ELPL no curtíssimo segue na tendência de alta e no diário ainda está em congestão testando a região de topo (14,35). Se romper esta congestão pra cima com candle de força pode trabalhar uma perna de alta mais consistente no curto prazo.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. Pancada feia! De olho nos 15 minutos agora!

      Abcs, bons trades

      Excluir
  2. acho q vo eleger elpl pra mico da vez, ja que inep nao serve pra nadakkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clerton,

      O que não falta são candidatos pra mico da vez na bolsa rsrs...

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  3. Mas, como tudo na Europa é muito lento, o mecanismo deverá entrar em operação somente no mês de março de 2014.

    Essa foi boa FI,de facto nesta Europa tão lenta,não sei bem para que precisam do TGV,eheheh.
    Ainda bem que em Portugal foi cancelada essa obra com o novo governo,pois de facto era apenas uma infantilidade desnecessaria,e aina mais agora que o Pais e a Europa estão economicamente na Era do carvão.

    paulo baptista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Paulo Baptista,

      Mas não é verdade? hehe.. A situação de Portugal parece ter melhorado nos últimos meses, o que fizeram aí que não deu certo nos demais países?

      Abcs, bons negócios

      Excluir