terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A bolha Supernova


A bola de cristal da Pimco (maior gestora de títulos da dívida pública do mundo) tem sido ignorada inúmeras vezes pelo mercado nos últimos anos, quando os seus diretores apareciam constantemente na mídia prevendo crashs em diversos mercados de renda varável espalhados pelo mundo afora. Desta vez, Bill Gross (fundador da Pimco), resolveu adotar uma nova estratégia para tentar derrubar as bolsas de valores “no sopro”, a criatividade.

Gross disse que uma perigosa Supernova (corpos celestes surgidos após explosões de estrelas) está prestes a surgir no mercado de capitais. O fundador da Pimco utilizou esta metáfora criativa para sinalizar a existência de uma bolha de crédito no mercado financeiro norte-americano, provocada pelo relaxamento quantitativo do FED (Federal Reserve - banco central norte-americano).

Em seu relatório de fevereiro a Pimco salientou que a contagem regressiva para o tal estouro da bolha começará quando os investimentos em renda variável representarão um risco muito grande para um retorno pequeno, forçando investidores buscarem outras alternativas mais seguras, tais como investimentos em ouro, ativos reais ou títulos com proteção à inflação.

Segundo Gross, a economia dos Estados Unidos está cada vez mais dependente do crédito, forçando mais estímulos da autoridade monetária (entre eles, operações de open market: compra e venda de títulos no mercado) para assegurar um crescimento econômico cada vez menor.

O relatório da Pimco é baseado em informações concretas e fidedignas, mas devemos digeri-lo com prudência, haja vista que ninguém é capaz de prever o estouro de uma bolha e nomes criativos (tal como a bolha Supernova) servem mais para chamar atenção.

O fluxo de capital correndo para os ativos nas bolsas de valores desagrada os gestores de renda fixa, como a Pimco por exemplo, que estão do outro lado da corda. Além do mais, a atratividade deste produto (títulos públicos) acaba sendo prejudicada pelas operações de open market dos próprios bancos centrais (força a redução dos bônus). Portanto é de se esperar uma certa insatisfação por conta destes gestores e uma queda forte na bolsa de Nova York seria muito bem vinda ao seus negócios.

A terça-feira em Wall Street foi positiva e os índices acionários voltaram a subir impulsionados pelas publicações de resultados trimestrais das companhias listadas em bolsa. De uma forma geral, os balanços estão reportando números acima do esperado agradando os investidores em Wall Street.

O índice Dow Jones fechou o pregão em alta mas não conseguiu romper a máxima de ontem, mantendo válida a resistência formada no patamar psicológico dos 14k. A superação deste patamar poderá jogar o índice para testar o topo histórico com boas chances de rompimento.


No Brasil o índice Bovespa fechou em baixa mais uma vez pressionando pelos papéis do Sr. X, Vale e Petrobras. As ações ON da Petrobras fecharam em baixa de 7,85% devido ao anúncio de dividendo menor para as ações ordinárias. Houve troca de posições, alguns investidores saíram das ações ordinárias para se posicionarem nas ações preferenciais, aumentando o volume do pregão.


O candle de fechamento no Ibovespa é uma estrela, colada na LTA dos 55.1k. Sugere formação de fundo, a ser confirmado com o rompimento dos 63.5k, e possibilidade para entrada de posições compradas com stop curto (abaixo dos 59.1k).

15 comentários:

  1. Finanças Boa Noite.Promete não rir se eu te Confessar um Segredo.rsr
    Seu Fiel Seguidor no Passado Recente (2008) foi
    Proprietario de um Restaurante em Shopping,na qual Possuia uma Conta em um Banco, na qual o Gerente Digamos assim, Realizava Certas Facilidades.Bem, um Belo Dia este mesmo Gerente me Ofereçeu um Investimento de Fundos de Ações da Petrobras,na qual como Retribuição Resolvi dar uma Força.Moral da Hestória,O Amigo esta neste Fundo ate Hoje(Como eu era Inocente rsr).
    Este Fundo é Passivo em Ações de PETR3.
    a Pergunta do Milhão é ?
    Você Acredita que daqui para Frente esta Diferença em Relação a Petr4 era se Manter ou foi Pela a Diferença dos Dividendos.
    Grande Abraço.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Tudo bom macr3?

      Que nada, em 2008 a maioria de nós éramos inocentes! Acho que sim, a diferença deverá se manter, justamente pelos dividendos. Não vejo vantagem para o investidor de longo prazo, que acredita na Petrobras, manter posições em ON, mas sim nas PN. Será que o estatuto deste fundo não permite ao gestor fazer a troca de ON para PN?

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  2. FI, como sempre muito enriquecedoras suas análises. Parabéns.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinícius Oliveira,

      Obrigado!

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  3. nunca devemos acreditar em tudo o que lemos sem pensar por nossa cabeça...

    fato.

    nunca pergunte a um corretor de seguros se voce precisa de seguros.

    qual o melhor tipo de investimento:

    gerente de banco: capitalizacao e fundo DI
    corretor bolsa: ações, fundos e etf ... e td
    corretor de imovel: imoveis na planta blablabla...
    pasteleiro da feira: pastelzinho de queijo e caldo de cana...

    por ai vai..

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Fi. Posso logico estar enganado mas lembra-se que te falei que a lta foi perdida? Por gentileza analise o ibov por grafico de fechamento. Obrigado. Ivan.

      Excluir
    2. Victor Fox,

      Isso aí. Pena que na maioria dos casos as matérias vinculadas na mídia sofrem este tipo de influência.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    3. Ivan,

      Sim, confere. No gráfico de linha Ibov já perdeu a LTA dos 55.1k.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  4. WT, parabéns pelo post!
    Abraço.
    http://defendaseudinheiro.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bom dia FI! Você viu a reportagem sobre a investigação da Standard & Poor's? A primeira vista parece uma retaliação do governo pelo rebaixamento da nota dos EUA no ano passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por que sera que isso nao me surpreende? democracia = governo do demo..

      fujam pras colinas, logo logo o obama encarna o hitler a porra vai ficar seria...

      Excluir
    2. Vi bem rapidamente. Achei desnecessário por parte dos Estados Unidos, pois o downgrade não afetou o país. Estão querendo colocar medo nas agências de classificação de risco? rsrs... Isso não vai funcionar. É a base da credibilidade do mercado, apesar de não ser importante para nós PFs, os fundos dependem destes ratings para comprarem ativos em qualquer canto do planeta. Se os ratings não refletirem mais a realidade, ou sofreram certa influência do governo local, perde-se toda a credibilidade nos próprios ativos.

      Abcs a todos e bons negócios

      Excluir
  6. Supernova, pra mim, era o site onde eu baixaca torrents...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Talvez foi daí que o Bill Gross tirou sua inspiração para o nome rsrss..

      Abcs, bons investimentos

      Excluir