terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Bernanke coloca ordem na casa


O pronunciamento de Bem Bernanke, presidente do FED (Federal Reserve - banco central norte-americano), acabou com o show de sensacionalismo da mídia em torno dos programas de compras de ativos da autoridade monetária. Conforme ressaltamos no post do dia 20/02/2013, o FED não irá interromper o QE3. O discurso de Bernanke no Congresso americano praticamente garantiu a manutenção do programa de relaxamento quantitativo.

Segundo o presidente do FED, “o programa está apoiando a expansão da economia norte-americana e representaria um baixo risco de aumento na inflação”. Bernanke ainda ressaltou que “os benefícios da expansiva política monetária do organismo superam os riscos devido ao moderado ritmo de crescimento da economia dos Estados Unidos”.

Alguns membros do FED (não são a maioria) enxergam riscos nas operações de compras de ativos, mas Bernanke retrucou dizendo que estes riscos não parecem sólidos no momento e acrescentou dizendo que o Banco Central tem todas as ferramentas de que precisa para retirar seu apoio monetário no momento adequado.

O discurso do presidente do FED, juntamente com os dados positivos da economia norte-americana divulgados hoje, ajudou a animar os mercados. As vendas de novas casas totalizaram 437 mil unidades em janeiro, representando uma alta de 15,6% sobre o dado revisado de dezembro e 28,9% superior à taxa de janeiro de 2012. A confiança do consumidor norte-americano disparou para 69,6 pontos em fevereiro, ante 58,4 pontos do mês anterior. O número veio bem acima do esperado pelos analistas, que projetavam um avanço para 60,8 pontos.

Com isso o índice Dow Jones conseguiu subir 0,84% nesta terça-feira, recuperando parte das perdas de ontem. Na Europa os índices despencaram, refletindo a queda de ontem em Wall Street, devido ao resultado das eleições italianas que não estavam precificadas no mercado europeu. A centro-esquerda liderada por Pier Luigi Bersani obteve 29,5% dos votos para a Câmara dos Deputados e conquistou 340 dos 630 assentos. No Senado o governo de centro-esquerda conseguiu eleger apenas 120 senadores, longe da maioria. Somente a coalizão de Berlusconi obteve 117 cadeiras no Senado, dividindo completamente a câmara alta italiana e consequentemente enfraquecendo o governo de Bersani.

Estados Unidos - Dow Jones
  
No Brasil o índice Bovespa realizou uma importante formação de fundo ascendente (melhor visualizado no gráfico horário) nesta terça-feira, que permitiu o traçado de uma nova LTA de curto prazo. A formação deste fundo contribuiu para o rompimento da LTB mais rápida. O próximo objetivo está na região dos 57.2k. Caso esta linha seja rompida, um pivot de alta será acionado, podendo jogar o índice para testar a média móvel simples de 200 períodos diária.

Brasil - Ibovespa

4 comentários:

  1. Meu amigo, eu olho este gráfico do IBOV e não extraio nada. Preciso aprender análise técnica, rsrs.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!

      Está no lugar certo meu caro rsrss. Qualquer dúvida estou à disposição.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. Aproveitando o embalo...

      é hora dos vendidos fecharem posição ou melhor esperar alguma confirmação?

      Excluir
    3. Anônimo,

      Sim, para quem opera no curtíssimo prazo, pois o índice está trabalhando na ponta compradora. E caso houver rompimento dos 57.2k, um pivot de alta será acionado no intraday, aumentando a consistência deste repique de alta.

      Abcs, bons trades

      Excluir