quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Boato na OGX faz o mercado virar a mão


Um movimento atípico atingiu em cheio as ações da OGX ao final dos negócios nesta quinta-feira. As ações da empresa dispararam rapidamente nos últimos minutos do pregão devido aos rumores de venda de uma parte da companhia do empresário Eike Batista para a Petronas (petrolífera estatal da Malásia).

Os papéis fecharam em forte alta de 11,80%, suficiente para provocar um movimento de inversão de tendência no índice futuro, fato que provocou a saída de operadores vendidos também no mercado à vista, com posições nas demais blue chips que fazem parte da carteira teórica do índice Bovespa. Por este motivo o movimento na OGX se espalhou para os demais ativos de alta liquidez na bolsa.

Esta é a única informação socializada entre os participantes do mercado. Não se sabe quem criou este boato ou se o mesmo acabará se tornando um fato relevante. Ou qual será o preço de compra. Ou se tudo não passa de mais uma jogada do Eike Batista para tentar levantar os papéis da OGX. O boato (ou possível fato) simplesmente vazou, a empresa não se pronunciou até o momento e a CVM se mantêm inerte, como de costume.

A única verdade é que o movimento atípico nas ações da OGX provocou uma virada de mão do mercado. O índice Bovespa se aproximou da principal linha de suporte de curto prazo (55.1k) ao registrar a mínima do dia aos 55.5k. A partir deste ponto o índice começou a se recuperar e disparou no final.

O candle de fechamento é um doji de pavio longo inferior que sugere formação de fundo. Uma pernada de repique mais consistente poderá surgir a partir desta formação, projetando o índice para testar a LTB mais inclinada no gráfico. Em caso de rompimento desta linha de tendência de baixa, pode-se esperar reteste sobre a média móvel simples de 200 períodos.

Índice Bovespa
  
A força do padrão não pode ser considerada elevada, pois o desenho gráfico é consequência de uma especulação atípica em um ativo de alto risco envolvendo informações não fidedignas ou confirmadas pela própria empresa.

No cenário externo os principais índices mundiais fecharam o pregão em baixa, refletindo a prévia da atividade industrial na zona do euro e nos Estados Unidos. Na Europa, a prévia do Índice Gerente de Compras da zona do euro caiu para 47,8 pontos em fevereiro, ante 47,9 do mês anterior. Nos Estados Unidos a prévia do Índice Gerente de Compras caiu para 55,2 pontos, abaixo dos 55,8 pontos registrados em janeiro/2013.

Ainda nos Estados Unidos, o Departamento de Trabalho norte-americano informou que a inflação oficial fechou o mês de janeiro estável (garantindo uma boa margem de segurança para o QE3), mesmo com os ajustes sazonais. O mercado esperava avanço de 0,1%. A agenda macroeconômica negativa pressionou o índice Dow Jones que fechou o pregão em leve baixa de 0,34%.

A queda foi suficiente para o índice perder a linha central de bollinger e indicar a formação de uma perna de baixa de curto prazo, confirmando topo ascendente na região psicológica dos 14k (colado na máxima histórica).

Índice Dow Jones - Wall Street

16 comentários:

  1. Respostas
    1. Aprendiz,

      O que vier está bom. Mas se for lá, vamos aproveitar as oportunidades.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    2. pra fazer uma afirmação como fêz acima, acho que o senhor não é investidor e/ou não está investido/encarteirado em nada, ou seja, não tem nenhum investimento em ações...então meu amigo, digo o contrário, que a bovespa vá aos 70.000 e rápido, e é o que vai acontecer e garanto que vai ser difícil e/ou vai demorar para o senhor investir pq 49.000 tá longe!!!

      Excluir
  2. E bota boato nisso, até o momento nada confirmado, só vai sobrar pra sardinhada!!
    Fi, e por falar em sardinhada olha a judiação sem dó na Elpl4.
    Fico feliz de minha análise estar aos poucos se concretizando, me refiro ao Ibovespa.
    Uma boa noite!!
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      Nada confirmado. A empresa foi procurada (pela mídia), mas não se manifestaram sobre o boato. Judiação mesmo, mas ninguém sabe o que ainda poderá acontecer com a ELPL4. É isso aí, parabéns pela análise!

      Abcs, bons trades

      Excluir
  3. Caro Financas, a informação foi divulgada por uma empresa com credibilidade. O Valor, através do serviço VALORPRO.

    SÃO PAULO - A história da Bovespa nesta quinta-feira mudou nos minutos finais do pregão, em função da disparada de quase 12% das ações da OGX, após o Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor, informar que Eike Batista negocia a venda de uma fatia da empresa para a Petronas, empresa estatal da Malásia.

    http://www.valor.com.br/financas/3017350/ogx-dispara-e-ajuda-bovespa-reduzir-perdas-no-dia#ixzz2LaVfA4pT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Praticamente toda a imprensa que cobre o mercado financeiro divulgou esta informação. Mas nenhuma delas informou a fonte e a própria empresa não se manifestou sobre o boato. Então fica meio tiro no escuro para nós, meros investidores. Já para os insiders, eles sabem se isso é ou não verdade.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  4. Respostas
    1. Foram descansar, trabalharam muito nas últimas semanas rsrs...

      Abcs, bons trades

      Excluir
  5. ogx amanhã vai foguetar de novo com ou sem o fato relevante a respeita dessa provável negociação! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      É parece que foguetou só no call de abertura rss. Abriu lá em cima e depois despencou. Acho que agora o papel só anda com novos boatos ou confirmação se vai vendida para a Petronas.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  6. Eike será papai de novo.
    Subiu por isso.
    Mercado descobriu que o negócio dele ainda sobe.

    Quem não gostou foi o Thor, mais um pra dividir a herança.

    rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!

    FI,vou ter que lhe dizer vc é muito bom naquilo que faz,os meus parabens pelas exelentes analises que vai postando,o povo Brasileiro tem muita sorte em ter alguêm como vc para lhe dar apoio aqui pelos mercados que são tão dificeis de saber como operar.
    Em relaçao ao mercado eu estava a espera que a Gafisa fosse nos 3,50/3,70 antes do ibov ir naquele grande suporte.
    Sobre Gafisa vc pode me dar sua opinião,é um sector que eu gosto e que tem potencial muito forte,olha o que aconteceu nesse sector nos EUA por e simplesmente esta batendo no cêu.O unico receio e que ja li alguma coisa é sobre um possivel aumento de capital.

    batistuta007
    (paulo batista)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Tudo bom batistuta007?

      Que nada, é apenas a minha humilde análise rsrs.. Mas muito obrigado pelas palavras!

      Setor de construção civil é sempre bom ficar com um pé atrás. É muito sensível à política econômica e monetária do governo. E como aqui está uma bagunça, então o risco aumenta. Eu até gosto de algumas empresas, mas não da Gafisa rsrss. A gestão e os números dela não me atraem. Prefiro EZTC3 ou HBOR3. Pelo gráfico semanal da Gafisa podemos observar que o papel está numa tendência de alta de médio prazo. Mas tem uma barreira dura em 5,50 que dificilmente será rompida, a não ser que o índice Bovespa volte a subir forte ou a empresa apresente melhoras na gestão e nos resultados. Esses 3,60 é uma linha de suporte importante, precisa segurar aí. Como o papel está em tendência de baixa no curto prazo, o rompimento para baixo desta linha poderá jogar o ativo para os 2,20 novamente.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  8. Os bancos ontem ajudaram a dar um up tb.

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dimarcinho,

      Verdade. E com justiça. Os resultados foram bons. BB é um senhor banco, pena que tem a mão pesada do Estado. Caso contrário a cotação dificilmente estaria abaixo dos 30,00 na minha opinião.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir