quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Mais um problema para o gargalo dos portos


A incrível falta de planejamento e notória incapacidade de gestão do governo federal está gerando uma nova preocupação no mercado brasileiro. Os portos estão cada vez mais abarrotados devido ao aumento significativo das importações de gasolina, provocado pela desvantagem comercial do etanol criada pelo próprio governo.

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) divulgou hoje um estudo revelando suas preocupações com eventuais problemas de abastecimento de combustíveis este ano. Os problemas estão concentrados nos gargalos dos terminais e na produção insuficiente da indústria nacional.

"As perspectivas de evolução da capacidade do parque de refino nacional não aliviam as pressões de curto prazo sobre a importação de derivados, e são dúvida mesmo em prazo mais longo, devido à indefinição sobre a realização de alguns projetos. Apesar de não se vislumbrar risco de desabastecimento sistêmico, ele pode ocorrer pontualmente, como mostraram alguns episódios ocorridos em 2012." Este trecho foi extraído do estudo da ANP.

Para agravar ainda mais a delicada situação dos portos nacionais, o governo enfrentará nas próximas semanas duras negociações (envolvendo até mesmo a presidente Dilma) com representantes dos sindicatos, que ameaçam fazer uma greve até que sejam alterados alguns pontos da Medida Provisória 595.

Uma greve neste momento seria extremamente prejudicial à enfraquecida economia do país, podendo provocar desabastecimento de combustíveis e perdas inestimáveis às exportações de grãos, momento em que a safra recorde do ano passado começa a ser exportada.

Na bolsa de valores o índice Bovespa continua tentando confirmar fundo sobre a região da média móvel simples de 200 períodos diária. O índice iniciou movimento de rompimento (perda), porém ensaiou uma recuperação na parte da tarde que será confirmada amanhã caso a LTB seja rompida. Por enquanto ainda não há sinal de fundo, e mesmo que ocorra não será suficiente, por enquanto, para invalidar a tendência de baixa no curto prazo.


Nos Estados Unidos o índice Dow Jones segue na congestão de curto prazo, sem novidades, mantendo a análise dos últimos dias. O grande acontecimento do dia foi o anúncio de compra da H. J. Heinz em conjunto pela Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, e pela brasileira 3G Capital.

  
Os compradores pagarão 72,50 dólares por ação da H. J. Heinz (acima da cotação de 60,48 dólares no fechamento de ontem). A operação deverá ser a maior realizada na história do segmento alimentício. Os bancos JP Morgan e Wells Fargo também contribuíram para a operação ao financiar a dívida da empresa.

19 comentários:

  1. E o Eike Batista nem p/ terminar de construir o seu superporto.... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é rss..

      Ele ainda levou uma ação do governo pedindo o fim das obras devido à problemas ambientais.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    2. A OGX perdeu todos os suportes que eu conheço.

      Deve ser a nova estratégia do Eike. Mandar o papel para o fundo do poço para ver se acha algum petróleo por lá.

      OGX, a nova PauliPetro!

      Excluir
    3. Anônimo,

      Impressiona como um papel de alta liquidez como a OGX pode cair tanto e tão rápido. Muito peixe grande saiu mordido da OGX. Resta mais um suporte, aquele do crash em 2008.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  2. só mais uma bucha para o governo dilma..... empacadaço rsrsrsr...parece que estamos indo de vento em polpa pra um quadro de estagflação.... eike batista promete muito, entrega pouco.... leia http://defendaseudinheiro.com.br/por-que-muitos-nao-investem-nas-empresas-do-grupo-ebx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vilmar,

      Mais uma pra coleção. O risco de entrarmos numa estagflação é muito baixo, respaldado pela baixa taxa de desemprego (que tende a permanecer próximo aos níveis atuais). Acho que o risco maior é de um descontrole inflacionário, com o acumulado do IPCA superando o teto da meta em 6,5%.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  3. Com os mercados americanos no topo e considerando que mais da metade da nossa bolsa é girada por eles, se houver algum mini-crash jogando o índice de 14 para 12mil, nós vamos parar lá nos 48mil.

    Que Deus me ouça, eu adoraria encher o carrinho com promoções relâmpago.

    FI, sou leitor diário dos seus comentários. Continue o bom trabalho.

    abraço,
    PB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro Bilhão,

      Com esta sequência de melhora nos fundamentos das empresas juntamente com a alta liquidez no mercado financeiro vai ser difícil ver Dow Jones recuando para os 12k. Precisaria surgir um evento macro de média-alta gravidade, já que os ativos não estão inflados no exterior. Quem sabe este ano não aparece uma surpresa? Não iria achar ruim se aparecesse outro presente (ooops, crash) como aquele de 2011.

      Obrigado e bons investimentos!

      Excluir
  4. Oi, Fi.

    Quanta lambança para um governo só. Dólar caindo e da-lhe mais importação. Essa ideia de segurar o juros a todo custo está se provando um tiro no pé.

    Mudando de assunto. Você tem acompanhado o fluxo de investidores estrangeiros? O saldo aumento bastante, mas a bolsa caindo. Movimento estranho.

    http://www.dadosdabolsa.com/Fluxo%20Bovespa

    Abraços,
    Sir Income

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Os tiros estão saindo pela culatra. O governo não acerta uma, é impressionante.

      Sim estou de olho neles. Acompanho por este blog http://mercadobmfbovespa.blogspot.com.br/

      Veja o fluxo dos investidores institucionais e pessoas físicas. Estão renovando mínimas históricas dos últimos 5 anos. Nacionais bateram em retirada na bolsa. Hoje é praticamente giro de estrangeiro no pregão. Eles levantaram sozinhos o índice depois daquele fundo nos 55.1k ano passado. Acho que estão protegidos com hedge nos futuros, mas estão sem liquidez para sair das posições no mercado à vista. Batata começou a esquentar na mão deles.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  5. Vou colocar gás no meu carro antes que a gasolina acabe...kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé das Cove,

      Não espalhe pois se muitos fizerem o mesmo o preço do gás irá subir também, ou acabar rsrss...

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  6. Olá FI,

    Realmente o Governo tem feito várias confusões quando a meta da inflação, na minha opinião falta foco para resolver o assunto, cada Ministério quer cuidar do seu lado sem envolver o outro e sabemos que isso não é possível. Coitada da Petrobrás que serve para tampar esses rombos, tem que segurar prejuízos enormes só para não inflar ainda mais a inflação...
    Quanto a compra da Heinz fiquei impressionado, fazia tempo que o Buffet não era visto operando forte no Mercado e ainda mais em conjunto com uma empresa brasileira, sou fã dele rs, vou buscar mais sobre o assunto.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o velho Buffet não está nada enferrujado. O homem continua na ativa e pelo visto como faro afiado. Setor alimentício é uma excelente opção para investimento e empreendedorismo.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  7. Gostei da nova aba de Assessoria, parabéns pela iniciativa e sucesso :)

    ResponderExcluir
  8. Therefore, let's begin with delivering kisses for your friends in Facebook.

    From your printers folder, right click and select Properties.
    But could others still see what spot you are from?

    Take a look at my website ... whatsapp for pc (plastic-castle.com)

    ResponderExcluir