terça-feira, 26 de março de 2013

Bovespa vira com bear trap


A perda da importante linha de suporte em 55.1k havia acionado abertura de operações vendidas no início da manhã de ontem. Apesar da leve recuperação no final da tarde de segunda-feira, o índice ainda fechou abaixo dos 55.1k, confirmando pivot de baixa nos gráficos intraday, diário e semanal, conforme postamos na análise de ontem.

Mas desta vez o mercado não vingou para o lado dos ursos. O índice Bovespa formou fundo numa região aleatória (isenta de linhas de suportes relevantes) ao redor dos 54.6k e repicou forte durante toda esta terça-feira. O mercado estava mostrando, mais uma vez, a sua soberania. As vendas de curtíssimo prazo liquidadas hoje (impulsionando a força compradora) foram as grandes responsáveis pelo marubozu de alta, caracterizando um bear trap.

Gráfico da bolsa brasileira

Cabe ressaltar que esta formação de fundo em 54.6k é temporária, pois ainda estamos trabalhando dentro de uma tendência de baixa no curto prazo. O mercado apenas sinalizou que virou a mão no curtíssimo prazo, trabalhando agora um repique de alta que poderá se estender nos próximos dias.

A próxima linha de resistência está posicionada na região dos 56k. Em caso de rompimento desta referida linha, o índice abrirá espaço para testar a linha central de bollinger.

A reação positiva dos mercados pode ser observada em diversas praças mundiais. Os mercados europeus fecharam esta terça-feira em alta. Os índices em Wall Street também subiram. Dow Jones e S&P500 se aproximaram das máximas históricas, trabalhando um movimento para rompimento (para cima) de suas respectivas zonas de congestões de curto prazo.
  
Dow Jones


O pedido de renúncia do presidente do maior banco do Chipre não impactou o mercado. Andreas Artemi renunciou em protesto por não ter sido consultado sobre as decisões em relação à reestruturação do banco. O presidente do Banco do Chipre não concordava em assumir as dívidas do Banco Popular (nove bilhões de euros). Esta foi uma determinação da troika.

Além disso, Andreas Artemi não foi consultado sobre a absorção de suas unidades bancárias na Grécia pelo Banco do Pireo. Isto significa que esta operação iria acontecer de qualquer maneira, com ou sem o seu consentimento. O Banco do Pireo informou que a operação foi avaliada em 524 milhões de euros. Tudo, obviamente, orquestrado pela troika.

Os bancos no Chipre receberam novas ordens para continuarem fechados até quinta-feira desta semana a fim de se vitar uma fuga de capital. Provavelmente os bancos só reabrirão após um controle de capital definido previamente pelo governo. Ou seja, nenhum correntista do sistema bancário cipriota (mesmo aqueles com saldo inferior a 100 mil euros) poderá retirar em totalidade os seus recursos do banco

8 comentários:

  1. E pq bear trap e não um mero repique/pull back para o antigo suporte após perde-lo?
    Estava precisando de uma alta dessas para aliviar os indicadores..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Porque os 55.1k era uma linha que estava sendo amplamente "cornetada" pelas corretoras. Perdeu e deu call de venda. Com a recuperação dos 55.1k (retomada do suporte), as posições vendidas precisaram ser stopadas, resultando em bear trap para aqueles que entraram em nível alto de sobrevenda.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  2. continuando com as metaforas animalescas pro ibov, será que isso nao eh so um pulo do gato morto????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clerton,

      Até o momento este movimento é apenas um repique de curtíssimo prazo dentro da tendência. O desenho dos candles confirma reversão a partir dos 55.4k. Posso adiantar que este movimento não está tão forte, hoje o índice sofreu o dia inteiro pra romper uma LTB intraday e o volume ficou abaixo da média diária. Por enquanto é um repique "meia boca", mas que deu jogo.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  3. Ola. Se na matriz começar a corrigir a pernada de alta e imagina se virar a tendencia aqui vai virar po. nao eh atoa que os investidores pf so olham a bolsa e nada de compras!
    ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      Uma correção mais forte na matriz poderá carimbar a passagem do Ibov para os 52.5k. Seria uma ótima oportunidade.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  4. Fi, fiz minha comprinha hj em Elpl4 em R$ 10,04, pouca coisa apenas 0,4K como investimento, questões pontuais estão derretendo o setor elétrico, quando passar vai repicar com força!! Quanto as outras blue-chips continuo longe;
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!

      Perdi o timming dela, mas se voltar de novo lá nos 10,00 vou pagar a promessa com dinheiro de pinga. Só por isso mesmo, pois o terreno no setor elétrico está um verdadeiro campo minado rss..

      Abcs,

      Excluir