quinta-feira, 21 de março de 2013

Chipre leva ultimato da União Europeia


Estava demorando, mas o ultimato apareceu. Os líderes europeus enfim deram o próximo passo da campanha “anti-Chipre”. O BCE (Banco Central Europeu) anunciou hoje que só vai garantir a liquidez de emergência aos bancos cipriotas até segunda-feira (dia 25/03/2013). Esta decisão foi respaldada na insolvência das instituições financeiras, já que o dinheiro dos russos ainda não apareceu na conta do governo cipriota.

Uma notícia vazada pela agência Reuters reforçou o recado do BCE. A União Europeia estaria disposta a expulsar o Chipre da zona do euro para conter possíveis “danos à economia europeia”. Parece que tudo está saindo conforme o script dos líderes europeus (maiores informações no post de terça-feira: "Além das linhas do Mediterrâneo").

Os mercados na Europa fecharam o dia em baixa, impactados pelo impasse no Chipre e dados negativos na Alemanha. Nos Estados Unidos o índice Dow Jones também fechou o dia em baixa, voltando a testar a base da zona de congestão de curto prazo em 14.4k. O rompimento desta pequena congestão indicará a próxima pernada do índice.

Índice

O índice Bovespa também caiu nesta quinta-feira e parou exatamente na importante linha de suporte em 55.4k. Este é um ponto de apoio que, teoricamente, sustenta abertura de posições compradas. Mas não foi  o que observamos no pregão. Caso o movimento de queda continue amanhã, um novo pivot de baixa será armado alimentando a tendência de queda rumo à linha de suporte em 52.5k.

Índice Bovespa

Ainda no Brasil tivemos mais dia de show humor com as declarações, totalmente perdidas no espaço, do nosso ministro da Fazenda, Guido Mantega. O ministro foi duramente criticado na audiência pública da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
  
Questionado sobre os inúmeros erros e projeções dos últimos anos, Mantega disse que “nem todas as previsões feitas pela equipe econômica do governo dão certo” (esta é nova, será que alguma deu certo?). O ministro ainda completou dizendo (prepare-se, pois esta é pra cair da cadeira): “minha bola de cristal pode ter tido alguns defeitos passageiros, mas ela costuma funcionar”.

E para finalizar com chave de ouro, Mantega disse que a culpa pelos erros de suas previsões é da crise econômica mundial. Esta piada é repetitiva, mas não deixa de ser engraçada.

19 comentários:

  1. Eles pegaram o Chipre no lugar da Grécia, Irlanda, Espanha, Portugal e Itália, os PIIGS, para ficar nos holofotes...devem estar mais fácil da mídia vender notícia ruim com eles!!!

    Abraço

    http://defendaseudinheiro.com.br/controle-emocional-no-mercado-financeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vilmar,

      A mídia precisa fazer algo, pois a safra de notícias ruins setá baixa rsrs.. Mas com relação ao Chipre, na minha opinião a história é outra (acabar com o paraíso fiscal na ilha do Mediterrâneo e atingir os russos). Este impasse é só uma cortina para cobrir o teatro que está acontecendo nos bastidores.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. Teremos o primeiro país a sair do euro semana que vem então? Não que seja catastrófico, mas que vãl tacar o terror com isso..

      Excluir
    3. Anônimo,

      Acho que vai sair acordo (entrar dinheiro russo na jogada). Mas o Chipre estando ou não na zona do euro não faz nenhuma diferença, na minha humilde opinião o impacto de uma possível expulsão será bastante limitado. O maior prejudicado será o próprio Chipre e os seus correntistas (desvalorização da moeda). O que pode acontecer é a mídia aproveitar este evento para aumentar os receios de corridas bancárias em outros países na periferia europeia (sem embasamento).

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  2. ola. Fi a Elpl4 ja esta na regiao tao esperada. E ai ta pensamdo encarteirar alguma coisa?? Sera que vai mais abaixo?? Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivan,

      Pois é, já atingiu a casa dos 10,00, temos que cumprir a promessa kkkkkk. Mas eu quero comprar nos 10,00 cravado e mesmo assim dinheiro de pinga só pra cumprir a promessa, pois o negócio está feio no setor elétrico e a Sra. ELPL está rolando ladeira abaixo sem freio.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  3. Oi, FI.

    Tudo bom?

    E os rebaixamentos da CEF e do BNDES? Pensei que ia respingar para o BB no pregão de hoje.

    Abraços,
    Sir Income

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      A carteira de crédito do BB é bem pulverizada, isso minimiza bastante o risco, responsável por manter a inadimplência baixa. Arriscaria dizer que a carteira de crédito do BB é a melhor do país, mesmo adotando postura agressiva.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  4. estou muito preocupado.

    estou em um plano de previdencia do brasilprev que aloca 49% em acoes. e ta despencando.
    acho que e melhor trocar de fundo, ja que nao preciso sacar e nao tem custos, e voltar pro fundo de renda fixa da previdencia.
    ja perdi 6mil desde janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Calma. Primeiro é preciso avaliar o seu plano de previdência. Dependendo do caso (na maioria das vezes) não compensa nem colocar dinheiro em previdência devido as elevadas taxas de administração e carregamento. A solução neste caso seria formar uma carteira própria (bem simples) com títulos do tesouro e ETFs. Qualquer dúvida, ou se precisar de ajuda, estou à disposição no e-mail: financasinteligentes@gmail.com

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    2. muito obrigado.

      vou te explicar via email nos detalhes.

      eu uso brasilprev, a taxa de adm e de 2% pra fundo de renda variavel e de 1,5% para renda fixa.
      os fundos se chamam CICLO DE VIDA 2020 de renda variavel, aloca 50% acoes e o resto indice de preco (o lugar que esta me ferrando) e o FIXII que aloca em renda fixa e que nao ta rendendo nem 0,4 por mes.

      se eu migro de fundo pra fundo, eu nao toco no dinheiro e nao tem custo pra isso. pq to no mesmo plano de previdencia, apenas mudando o fundo.

      eu penso se vale a pena ou nao continuar com isso.
      se os juros nao subirem mesmo,
      acho que e melhor sacar. a coisa boa e que eu posso fazer aportes mensais... sei la... to mais perdido que cego em tiroteio.

      Excluir
    3. Ok,

      Não se preocupe. Fico no aguardo do e-mail para maiores detalhes, assim posso te ajudar. Já adianto que esta taxa de administração está salgada, já que estamos falando de previdência privada. Normalmente previdência é vantajosa apenas quando a empresa aporta junto com o funcionário.

      Abcs,

      Excluir
  5. Fi. Caso o ibov nao confirme fundo no momento tenho como alvo de medio prazo a regiao dos 42k. Em fechamento ja temos pivot de baixa aciobado. Ivngomes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara, Ivan,
      Na região dos 52k eu já arrisco umas comprinhas. Se voltar, eu as largo. Se afundar mais, faço mais comprinhas. Não seria nada mau ter vale abaixo dos 30, elpl abaixo dos 10...
      IP

      Excluir
    2. Se perder 52.5k, as blue chips ficarão irresistíveis. Abaixo dos 55.1k eu devo voltar a comprar mais PIBB11 para aumentar minha exposição em renda variável (atualmente em 15% da carteira já incluindo FIIs), mantendo estratégia de compras escalonadas para aproveitar a volatilidade de curto e médio prazo na bolsa.

      Abcs, bons negócios a todos

      Excluir
  6. É meu caro, esse Mantega é um verdadeiro idiota! Pra nossa sorte, ele não é brasileiro nato (nasceu na Itália) e, portanto, jamais seria presidente da República, nem mesmo com apoio da Vadilma e do Molusco.
    Investidor Paciente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor Paciente,

      Acho que ele não fica no próximo mandato da Dilma. A presidente não vai trocar o ministro da Fazenda agora pois o governo visivelmente já está em campanha eleitoral, mas assim que ela conquistar a reeleição o Mantega deve deixar a Fazenda.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  7. FII,

    Poderia informar como você usa o indicador MACD , sempre vc assinala ele no gráfico .

    ass:.arriscatudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arriscatudo,

      Utilizo apenas para reforçar a minha visão da tendência do mercado. A relevância maior está na formação dos candles e no traçado das retas e linhas. Neste caso específico o MACD, trabalhando em zona bear, está mostrando mercado vendedor com as barras azuis descendentes. A média móvel confirmou este movimento apontando para baixo, onde recentemente houve o corte de venda (onde eu circulei no gráfico).

      Abcs, bons trades

      Excluir