quarta-feira, 27 de março de 2013

Dilma se atrapalha e joga a culpa na imprensa


A presidente Dilma Rousseff disse hoje, durante a quinta cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) realizada em Durban na África do Sul, que “não concorda com políticas de combate à inflação que olhem a questão da redução do crescimento econômico”.

Esta declaração da presidente vai contra a expectativa de elevação da taxa básica de juros (no curto prazo) criada pelo mercado recentemente. Isso por que o aumento da taxa Selic provoca um efeito colateral na redução do crescimento econômico. É o famoso remédio amargo para combater a inflação.

Dilma ainda completou dizendo que a inflação está controlada, “o que está acontecendo são apenas alterações e flutuações conjunturais”. Se o governo considera 6,5% de inflação sob controle, tudo bem. A meta de 4,5% já não está sendo perseguida há mais de três anos mesmo. Mas o que está acontecendo não são apenas alterações e flutuações conjunturais, mas sim um total desequilíbrio entre oferta x demanda ocasionado pela própria política econômica do governo federal.

Os juros futuros na BM&F começaram a cair assim que a mensagem controversa da presidente chegou às principais mídias que cobrem o mercado financeiro. O mercado entendeu que os juros não deverão subir nos próximos meses.

Percebendo a grande confusão armada no mercado, a assessoria da presidente Dilma tratou logo de soltar uma nota dizendo que houve um equívoco de interpretação da mídia com relação à fala da presidente. Dilma ainda atacou a imprensa e destacou na referida nota: “foi uma manipulação inadmissível de minha fala”.

O que você amigo(a) leitor(a) entenderia com a fala da presidente Dilma citada no primeiro parágrafo deste post? Se realmente houve manipulação de sua fala, a presidente estava se expressando em outra língua, sabe-se lá qual.

No mercado de capitais o índice Bovespa fechou mais um pregão em alta, mantendo a sequência do movimento de repique de curtíssimo prazo. O primeiro target foi atingido hoje na região dos 56k. Caso esta região de resistência fraca seja rompida, o índice deverá testar sem muitas dificuldades a linha central de bollinger.

Bovespa

Nos Estados Unidos o índice Dow Jones não conseguiu superar a linha de resistência da zona de congestão de curto prazo e fechou o pregão desta quarta-feira em queda de 0,23%.
  
Dow Jones


Alguns bancos no Chipre deverão reabrir as portas amanhã, mas com as devidas restrições nas operações bancárias. Cada cliente não poderá  sacar mais do que 300 euros por dia e os cheques não poderão ser sacados. Não foi implantado limite para pagamentos com cartões de crédito dentro do país.

25 comentários:

  1. Negócio dela é que nem no nazismo, o problema são os outros kkkkkkkkkk ou o inferno são os outros, algo assim.
    Sartre: “O inferno são os outros”.
    Ela talvez consiga a proeza de tirar o PT do poder ..... oremos.....
    Abraço
    http://defendaseudinheiro.com.br/piada-do-dia-google-android-x-apple-ios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vilmar,

      Reeleição praticamente garantida, terão mais 4 anos de bônus extra para preparar o próximo candidato. Enquanto isso a oposição vai só ficando para trás.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    2. Mais 4 anos com uma presidente que no passado participava de grupos criminosos que assaltavam, sequestravam, assassinavam... que vergonha sinto por viver em um país governado por esse tipo de "gente"!!

      Excluir
    3. Pra mim a eleição a presidente de uma criminosa não é democracia, é a falência de um Estado

      Excluir
    4. Lembrei agora daquele ditado:

      "Para que o mau triunfe, basta que os bons fiquem de braços cruzados"

      Excluir
  2. É muito fácil jogar a culpa nos outros...rsrs

    E que situação tenebrosa no Chipre, hein, amigo? Saques limitados a 300 euros, cheques não podem ser sacados e outras coisas mais. Nem consigo imaginar uma situação dessas ocorrendo no Brasil... ou será que consigo? rsrsr

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce devia ser muito novo em 1990...

      Excluir
    2. Opa, tudo bom Guilherme?

      É meu caro, situação muito complicada pois o sistema financeiro do Chipre é desproporcional ao tamanho da economia. Como o Chipre é (ou era) um paraíso fiscal, principalmente dos russos, precisa haver esta limitação de saques. Caso contrário ocorrerá uma fuga de capital sem precedentes com possibilidades de quebrar o que restou do sistema financeiro do Chipre, provocando um verdadeiro caos econômico (sem crédito circulando na praça o país literalmente para).

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    3. PS: Com relação ao Brasil podemos dormir tranquilos por um bom tempo. Apesar das escorregadas do BC (fiscalização deixou passar alguns rombos contábeis em bancos pequenos nos últimos anos), o sistema financeiro segue bem regulado e capitalizado.

      Excluir
  3. Para mim esses dois dias de alta são meros repiques para aliviar as quedas sucessivas. Os volumes foram muito baixos e ainda mais contra a queda global dos outros mercados.

    Vamos ver amanhã quando o sistema bancário do Chipre abrir. Além disso, a possibilidade de uma escalada militar na Coréia pode deprimir os mercados. Será que os especuladores vão querer passar o feriado comprado?

    abraço,
    PB
    e na torcida pelos 50.000 pontos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro Bilhão,

      Sim, por enquanto este movimento é apenas um repique dentro da tendência de baixa. Quanto à Coreia acho que a situação está contornável. Deve ser um porre jogar poker com os coreanos, os caras estão sempre blefando rsrs.. É isso que a Coréia do Norte faz. Ameaça para depois tentar resolver na diplomacia, provavelmente com segundas intenções. É basicamente isso que o Irã também faz para tentar elevar no grito (ameaça) o preço do barril de petróleo.

      Para o especulador, não há esta necessidade de ficar este tempo todo dormindo comprado na posição. Risco desnecessário ao meu ver.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  4. O que será que se passa com a petromico? A bolsa cai, ela cai mais, a bolsa sobe, ela cai....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a maldição dos petralhas. OC em 13,00 :)

      Excluir
    2. Petromico está em tendência de baixa desde 2008. Está apenas seguindo o seu instinto rsrs.. Mas no curto prazo o papel não está tão feio, neste mês o desempenho dela está melhor do que o Ibov.

      Abcs, bons trades a todos

      Excluir
  5. Inflação sem controle e pibinho rumo ao pré-sal? Culpa da imprensa, mas é óbvio. E graças à Dilma, que ferrou com as elétricas, minha ordem de compra deixada há vários dias de elpl4 em 10,00 quase foi exercida hoje. Faltou 2 centavos. E será que consigo fisgar vale abaixo dos 30? Também sigo de olho em geti, eter para aumento de posição. Quero vê-las bem mais embaixo.
    IP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IP,

      Vale abaixo dos 30,00 pode ser um pouco difícil no curto prazo. Apesar de estar em tendência de queda (no momento realizando movimento de repique). Se ela perder os 32,30 podemos esperar uma visita lá nos 30,70 (31,00 pra garantir). Setor elétrico está um campo minado e ninguém sabe o que vai acontecer. Fica difícil fazer uma análise, pois o risco PT é incalculável. ETER3 pode ser um papel interessante a ser estudado, mesmo levando em consideração a proibição do amianto.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  6. Entendo que não se deve olhar a questão da redução do crescimento economico no combate a inflação. Mas não acredito que era isso que a presidenta queria dizer. A frase é dubia, o que manda na interpretação são suas pré-concepções. De qualquer forma fico com Bob, uma pequena inflação é como uma pequena gravidez. Abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Tomara que não. Vamos ver o teor do Relatório de Inflação do Banco Central a ser divulgado amanhã (se não me engano), é um dos documentos mais importantes do BC. Gostei desta frase, muito boa!

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  7. Esse governo parece estar perdido no combate a inflação. O problema que o monstrinho está saiindo do controle e o governo não tem feito nada. Tenho medo da inflação.
    Abraços aprendiz
    http://aprendizinvest.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprendiz,

      Descontrole de inflação é pior do que uma recessão. Parecia que o Banco Central havia recuperado parte de sua autonomia no início do ano, ao derrubar o câmbio para abaixo dos R$ 2,00 e expressar preocupações com a inflação. Mas agora estamos tendo provas concretas de que tudo continua como antes. O BC está admitindo, inclusive, que a inflação vai estourar o teto da meta no período entre abril e julho no acumulado em 12 meses. Admitir o problema e não fazer nada é preocupante.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. Só não tem medo da Inflação quem é novinho e não sabe dos efeitos dela.... eu lembro.

      Investidor Zé Ninguém
      .

      Excluir
    3. Investidor Zé Ninguém,

      E ainda pagamos caro para sair deste cenário terrível. Não podemos correr este risco novamente. É tempo jogado fora para o desenvolvimento e crescimento sustentado do país.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  8. Cara essa presidente idiota está acabando com o país.

    INflação é terrível pois tudo aumenta sua grana não vale nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobretao,

      Sim, perda do poder de compra é terrível para toda a economia. IPCA é apenas o índice oficial, na real a perda do poder de compra parece ser maior até..

      Abcs, bons investimentos

      Excluir