sexta-feira, 5 de abril de 2013

Fechamento das bolsas


O destaque positivo desta semana ficou por conta da forte virada do índice Bovespa (na parte da tarde) após atingir a mínima na região dos 53.8k. Mesmo com a queda rotineira das ações do Sr X, o índice Bovespa conseguiu reverter a pancada sofrida na abertura dos negócios e fechou em alta de 0,74%.

A virada de mão do mercado ocorreu num ponto aleatório. Isso significa que não foi influenciada pelos padrões técnicos (ausência de linhas de suporte nesta região) ou pela agenda econômica do dia (que foi negativa, por sinal). O mercado simplesmente inverteu com o forte aparecimento da força compradora, provavelmente seguindo calls de corretoras estrangeiras.

Curioso é que as ações do setor de construção dispararam juntamente com as empresas do setor elétrico, onde as perspectivas futuras são incertas e negativas. Este tipo de movimento (alta generalizada no setor) dificilmente ocorre sem alguma notícia/indicador relevante capaz de provocar uma mudança de cenário. Porém, esta informação ainda não está disponível para nós.

A desoneração na folha de pagamentos possui impacto limitado no setor de construção civil, já que o custo (principalmente da mão de obra) continuará elevado e o benefício só poderá ser utilizado no ano que vem, quando haverá um novo reajuste salarial bem mais forte do que ocorreu este ano (já que as projeções de inflação estão bem mais pressionadas).

O fato é que houve forte aparecimento de força compradora na parte da tarde, provocando uma bonita virada no índice Bovespa. O fechamento semanal ficou próximo à linha dos 55.1k, mostrando um pavio inferior relevante que pode manter o movimento de repique para o início da semana que vem. No curto prazo o índice segue em tendência de baixa.


Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou o pregão com um spinning top indicando indecisão e possível formação de topo inexpressivo de curtíssimo prazo, nada que invalide a tendência de alta de médio e longo prazo.


O Payroll mostrou redução de postos de trabalho nos Estados Unidos, foram criados apenas 88 mil postos no mês de março. O dado veio abaixo da expectativa do mercado, que esperava geração de 198 mil postos de trabalho. O número gerou impacto bastante limitado no mercado, pois é um motivo para o FED (Banco Central norte-americano) permanecer com os seus programas de injeção monetária na economia.

Na Alemanha o índice DAX fechou o pregão em forte baixa voltando a testar a região de suporte em 7.6k, onde deverá encontrar um pequeno alívio capaz de interromper a tendência de queda de curtíssimo prazo (desde que a linha de suporte seja mantida).
  
  

Na Índia a bolsa de Bombay fechou o pregão desta semana em queda, colada na importante linha de suporte em 18.4k. Poderá interromper a tendência de baixa de curtíssimo prazo, pois a linha dos 18.4k trabalha uma dupla região de suporte juntamente com a LTA de 2009.


Na China a bolsa de Xangai fechou o pregão em leve baixa perdendo o ponto de apoio da linha central de bollinger, mantendo a tendência de queda de curto prazo. Poderá buscar nas próximas semanas a importante linha de suporte em 2.1k.


Bom pessoal por hoje é só. Análise ficou um pouco curta, mas voltamos na segunda-feira com todo vapor. Desejo a todos um excelente final de semana! Bom descanso!

13 comentários:

  1. Grande FI, ótimo fim de semana a você e sua família, o churras com carvão de minério tá uma delícia, hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Webtrade! Assim a carne fica com um gostinho especial rsrs...

      Abcs, bom final de semana!

      Excluir
  2. Os papéis dos setores elétricos e de construção não estariam baratos para composição de uma carteira mais longa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mstarfire,

      Com relação ao setor de construção, se você focar apenas na análise de preço vai encontrar muita coisa supostamente barata na bolsa. Acontece que boa parte destas empresas não são boas na minha opinião, então a queda no preço é justificada pelos fundamentos do papel. As únicas empresas neste setor que me agradam são a Helbor, Eztec e Direcional Engenharia. Mas nenhuma destas três estão baratas pra comprar.

      No setor elétrico há muita mina neste campo. As chances de você pisar em alguma dessas minas é relativamente alta, pois ninguém sabe (talvez, nem mesmo mo governo) o que poderá acontecer com o futuro destas empresas. Mas é um setor que vale a pena monitorar de perto, pois qualquer perspectiva de melhora poderá impulsionar os preços de algumas ações que caíram muito nos últimos meses.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  3. O pessoal vendeu OGX pra comprar construção e elétricas? Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nerd Investidor,

      Acho que não rss.. É triste, mas o investidor pessoa física que perdeu dinheiro na OGX dificilmente permanecerá na bolsa.

      Abcs, bom final de semana

      Excluir
  4. Cade a bomba COREIA????????????????

    Assim num dá pra confia na RV

    ass McAfee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. McAfee,

      Guerra é a maior estupidez do ser humano. No caso da Coréia do Norte, qualquer ação militar seria a mesma coisa que assinar um atestado de burrice extrema. O país ficaria de joelhos em poucas semanas de confronto. Pra mim é tudo blefe para conseguirem barganhar alguma coisa.

      Abcs, bom final de semana

      Excluir
  5. ola Fi. Ao meu ver nas eletricas eh apenas realizacao de lucro dos vendidos. Na elpl4 sugere mais alguma alta ainda. Pra quem gosta de arriscar pode dar algum caldo ate a regiao dos r& 10. Mas em tendencia forte de baixa o risco eh grande de ser stopado.
    ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      Achei estranho pois este seria o caso para um ou dois papéis subirem. E o que aconteceu foi uma alta generalizada no setor. Vamos acompanhar os próximos capítulos da novela rs..

      Abcs, bom final de semana!

      Excluir
  6. O que o Pobretão faz é como publicar um post publicitário sem mencionar esse fato aos leitores. Isso é uma forma disfarçada de mentir e iludir. O blog dele espalha uma série de ideias erradas sobre investimentos, relacionamentos e mulheres. O post dele defendendo a Eletropaulo foi uma das coisas mais bizarras que já li. A renda variável já é tão mal compreendida no Brasil e o cara presta um desserviço aos leitores.

    E como ele sempre faz papel de vítima, não faltam pessoas para dar aquele "apoio". O Pobreta, sim, é o maior canalha da blogosfera.

    ResponderExcluir
  7. Além do japa ter encerrado, por pura coincidência, o blog dois dias após a denúncia ter sido veiculado no blog do Investidor Troll,mais uma vez,por coincidencia, ele apaga todo o conteúdo que o pobreta copiou do seu blog.E apos esse episodio, por coincidencia again, o pobretao ativa a moderação do blog dele para a denuncia nao vazar.

    Todos os blogueiros das antigas nao vao mais lá pois sabem de toda a verdade. Hoje, só posta anônimo,fora o Mobral que tem um fetiche com esse personagem. Ele só não ganha nota dez por causa disso.Qualquer pessoa que frequenta o blog dele percorre o mesmo caminho:
    1) gosta do blog dele e interage com ele.
    2) escreve três laudas de sugestões e encaminha para ele.
    3) Ele ignora todas as sugestoes e continua o discurso loser dele pois se ele vencer na vida, o Coronel Garcia prende o Zorro e o blog acaba.
    4) Ve que o site se trata de um negócio onde o pobreta ganha dinheiro do adsense para receber bullying. Esse que é o foco do negócio dele.

    Se quiser se iludir com o "Pobretão",tudo bem.

    ResponderExcluir
  8. Olá Anônimo,

    Não entendi os seus comentários. Acho que você postou no lugar errado.

    Abcs, boa semana!

    ResponderExcluir