terça-feira, 23 de abril de 2013

Queda generalizada da atividade industrial


A soberania do mercado prevaleceu mais uma vez. O movimento de alta dos principais índices mundiais acabou mascarando os dados macroeconômicos preocupantes divulgados nesta terça-feira. Os números revelam que a atividade industrial vem perdendo força na Ásia, Europa e Estados Unidos.

O Índice Gerentes  de Compras  do setor manufatureiro chinês caiu para 50,5 pontos em abril, ante os 51,6 pontos registrados no mês de março, mostrando que o ritmo de expansão da atividade industrial na China está praticamente nulo.

Nos Estados Unidos o Índice Gerentes  de Compras despencou para 52 pontos este mês, bem abaixo dos 54,6 pontos registrados no mês passado. O número ainda mostra expansão da atividade industrial, porém com uma notória e relevante perda da força de expansão nos últimos meses.

Já na Europa a atividade manufatureira segue em ritmo de contração. O índice Gerentes de Compras passou de 46,8 pontos em março para 46,5 pontos em abril, registrando o quarto mês consecutivo de baixa. O maior peso na Europa ficou justamente por conta da queda vertiginosa da atividade manufatureira alemã. A Atividade industrial da Alemanha registrou forte contração em abril ao atingir 47,9 pontos, ante 50,0 pontos registrados no mês anterior.

O noticiário macroeconômico não abateu o ânimo dos operadores nesta terça-feira. As condições técnicas de mercado impulsionaram o movimento de alta em Wall Street. Após dois sinais seguidos de indecisão acima da principal linha de suporte de curto prazo, o índice Dow Jones conseguiu, enfim, voltar a subir retestando uma antiga LTA perdida. A linha central de bollinger foi recuperada, mostrando que o índice poderá retornar aos 14.9k.

Dow Jones

No Brasil o índice Bovespa também fechou em alta, acompanhando o desempenho dos mercados externos. A linha central de bollinger foi testada e respeitada. Houve inclusive uma tentativa frustrada de rompimento, que pode confirmar o primeiro sinal de topo de curtíssimo prazo após a pernada de alta iniciada a partir do suporte em 52.5k.

ibovespa


O movimento de algumas ações, entre elas a Petrobras, foi beneficiado pelo pacote de medidas do governo anunciado hoje para a indústria do etanol (redução de tributos e o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina). Estas medidas podem reduzir a necessidade de importação da gasolina. O governo também anunciou medidas de incentivo ao setor químico, com redução da alíquota de PIS/Cofins incidente sobre as matérias-primas.

14 comentários:

  1. prevaleceu a logica .,tirando os sustos com esses hackers ., tudo dentro da normalidade

    esse é o Sr: MERCADO

    MUITO PRAZER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nem fiz questão de divulgar isso no post. Na verdade foi um tremendo vacilo de quem opera ou programou operações baseadas em frases divulgadas por uma agência de notícias no Twitter. Sinceramente, é pedir pra perder dinheiro assim rsrs.. A queda foi tão rápida que o mercado nem sentiu. Bateu e voltou no mesmo minuto.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  2. as desonerações promovidas para aumentar a margem de exportações serão cruciais para o desempenho da nossa bolsa

    ou nos tornamos competitivos ou amargaremos mais uma vez a perda do bonde da historia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, poderá melhorar um pouco a margem de algumas empresas exportadoras. Mas acho que o bonde já passou. Perdemos a excelente oportunidade de agregar valor aos nossos produtos durante o super ciclo de alta das commodities da década passada. Agora com o mercado desaquecido vai ser difícil mudar este cenário de economia basicamente exportadora de commodities.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    2. as desonerações estão sendo feitas em produtos com valor agregado ., estamos tentando com nossos insumos + valor agregado atrapalhar um pouco a China (vamos torcer pra dar certo)

      Excluir
    3. É positivo, mas o efeito é bastante limitado. É um respiro de curto prazo. Visivelmente pra "segurar a economia de qualquer jeito". Não vai ser uma desoneração pequena que vai promover a melhora do ambiente de negócio no Brasil. Não há outra opção a não ser o governo encarar o compromisso de fazer as reformas estruturais.

      Abcs,

      Excluir
  3. Olá FI. É a primeira vez que vejo uma empresa ser beneficiada pela redução nas vendas. A Petro vai importar menos gasolina, que por sua vez vai vender menos gasolina e essa queda nas vendas resultará em melhores resultado$$$. Só aqui mesmo.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zé Piu. Pra você ver em que ponto a Petrobras chegou, tamanho era o rombo nas importações de gasolina...

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. Vejo que sempre que se fala em Petrobras, via de regra, culpa-se o governo pelos resultados atuais, entretanto não da a ele o mérito pelos resultados anteriores.
      Esse é o preço do monopólio. Já pensaram e retirar a interferência do governos e abrir o mercado para a BP, Petronas, dentre outras? Para onde iria a "coitadinha" Petrobras?
      Por último, além do risco governo, também existe uma procura mundial por outras fontes energéticas e em meio a esse movimento, ainda estamos em busca do pré-sal.
      São erros e atrasos que o mercado não perdoa e precifica.

      Abraços

      Excluir
    3. Existe sim esta intenção de buscar por novas fontes energéticas, alguns países estão fazendo isso, porém em escala bastante reduzida. Infelizmente o que está acontecendo é o contrário, a utilização de combustível fóssil tem aumentado em vários países. Os Estados Unidos, por exemplo, serão exportadores de petróleo.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  4. FI,

    Aonde o governo interfere só faz cagada , vamos ver aonde ela vai fazer a próxima cagada.Ainda estou estranhando a diferença entre as bolsas americanas e brasileira , como o pessoal fala : quem comanda a bolsa são os investidores externos , quando eles vão voltar a aplicar na bolsa brasileira até quando o governo vai afastar , a única coisa que vejo são as aportunidades de empresas que estão baratas , você poderia informar quais são as melhores empresas que estão no seu portifólio.Vou citar uma Cielo , heheheheh

    ass:. Arriscatudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na minha opinião o DJ tá é com bolha
      onde já se viu eles ultrapassarem os pontos de 2008

      eles estão capengas i correndo.,quando vier o tombo (cair na real)vai ser dose

      quanto a BOVESPA ., esta sim esta refletindo a atual realidade da economia

      uma pergunta : o USA já conseguiu reabrir todos os negócios que fecharam na crise de 2008 ?

      si a resposta é não., então porque o DJ aponta para uma retomada plena da economia ?

      Aguardem que depois dessa especulada no DJ eles realizaram os lucros (lá também têm sardinha)
      e voltaram pra Bovespa

      essa é minha visão

      Excluir
    2. Arriscatudo,

      Empresa barata não tem rsrs.. Você pode encontrar algumas blue chips que estão descontadas e com razão (VALE5, PETR4, CSNA3 e BBAS3). Estas ações terão um bom desempenho, numa eventual retomada do índice. Mas ao invés de garimpar as blue chips, tenho optado por comprar ETFs.

      Quanto aos Estados Unidos, com certeza não. A taxa de desemprego ainda está elevada. Mas o que está impulsionando as bolsas são os balanços corporativos das empresas. Os fundamentos das empresas norte-americanas são excelentes, por este motivo o mercado continua atrativo mesmo com Dow Jones e S&P500 no topo. As injeções de liquidez dentro do sistema financeiro nos últimos anos também colaboraram para elevação dos preços dos ativos.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  5. Vai chegar o dia em que as pessoas vao tomar juizo,e não vao colocar nem um centavo nos mercados,alias eu acho que é o que ja esta acontecendo com mts grandes investidores ,os especuladores banqueiros e essa "gente" que se roubem mas é uns aos outros...

    ResponderExcluir