quinta-feira, 18 de abril de 2013

Retomada do crescimento global preocupa FMI


Christine Lagarde, atual presidente do FMI (Fundo Monetário Internacional), demonstrou, mais uma vez, nesta quinta-feira, sua insatisfação com a retomada de crescimento da economia global. O descontentamento do FMI é um recado aos líderes do G-20 que se reúnem nesta quinta e sexta-feira em Washington nos Estados Unidos.

Lagarde afirma que a recuperação da economia mundial acontece em três velocidades. Os países emergentes puxam a retomada mais à frente, os Estados Unidos aparecem num distante e isolado segundo lugar enquanto o Japão e demais países da zona do euro ocupam a última colocação.

No passado esta recuperação desigual era bem vista pelas autoridades. Em outras palavras, os países emergentes jogaram uma corda para puxar as economias desenvolvidas atoladas na lama. Acontece que, na visão do FMI, este cenário de recuperação não é mais saudável. A economia precisa agora de uma forte retomada para conseguir criar empregos nos países desenvolvidos.

Para isso, os países emergentes precisam agora evitar os excessos financeiros (onde, infelizmente, pouco deste fluxo foi parar no Brasil) e reforçar a regulação. Lagarde disse ainda que os Estados Unidos precisam revisar o ritmo de ajuste fiscal, os países na zona do euro precisam concretizar logo a união bancária, e que o Japão deve reduzir sua dívida o quanto antes.

Ainda no cenário externo, as primeiras críticas direcionadas ao Banco Central do Brasil já começaram a aparecer, em menos de 24 horas após o anúncio da elevação de 0,25 p.p. na taxa Selic. Segundo a conceituada revista “The Economist”, o BC brasileiro “está atrás da curva e agiu tardiamente para trazer os preços de volta ao controle”.

A reportagem ainda cita que a disparada nos preços virou motivo de piada no país (como o que aconteceu com o tomate, por exemplo). Esta piada é a nota de desempenho dos nossos líderes políticos. Este boletim vermelho vai parar na mesa de milhares de empresários e investidores espalhados pelo mundo afora, reforçando a queda livre na confiança e credibilidade do governo.

No mercado de capitais o índice Bovespa conseguiu se descolar de Wall Street e fechou o pregão em leve alta de 0,54%. O movimento foi impulsionado pelas ações da Gerdau e Petrobras, esta última influenciada pela matéria publicada no Valor Econômico. Segundo o jornal, alguns gestores de fundos estão mais animados com as ações da Petrobras. O problema está no conteúdo da matéria. Apenas dois gestores foram entrevistados, sendo que um deles possui um fundo com elevada participação em Petrobras há um bom tempo.

Bovespa


O movimento de alta centralizado em poucos papéis permitiu que o Ibovespa fechasse com um candle de indecisão sobre a importante linha de suporte em 52.5k. As condições para o rompimento da LTB bastante inclinada (formada a partir do topo em 57k) melhoraram e podemos ter uma nova onda de repique de curtíssimo prazo.

Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou o pregão em baixa de 0,56%. A linha central de bollinger foi perdida juntamente com a LTA mais curta, aumentando a força da correção de curtíssimo prazo.

Wall Street

20 comentários:

  1. finanças Tenho um Amigo que vai entrar no IPO do BB Seguridade.
    Pelo que li a Respeito, as Ofertas tem Previsão de Ficar entre
    R$ 15,00 e R$ 18,00.Particularmente não gosto de entrar em IPO Qual a sua Opinião a Respeito ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o IPO da moda. Acho que muita gente vai acabar entrando. Eu tô fora, não costumo entrar em IPOs. Mas entre BB Seguridade e o próprio Banco do Brasil, sou mais comprar ações do banco (BBAS3).

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. carissimo,

      poderia explicar melhor sua posicao nesse caso??? estou muito tentado a entrar nessa ipo. acredito que seguradoras sao excelentes meios de se ganhar dinheiro a longo prazo. e quem leu o snowball sabe da importancia da GEICO pra berkshire.

      Excluir
    3. Sim, depois dê uma lida com calma neste artigo:

      http://www.valor.com.br/valor-investe/o-estrategista/3080740/o-ipo-de-bb-seguridade-bom-para-todos

      Minha opinião está em linha com a avaliação do autor. Mas não quero influenciar ninguém. Podemos estar errados.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    4. Só a minha opinião sobre esse IPO.

      Eu também não entro em nenhum IPO por princípio. Mas o BB Seguridade me parece interessante, porém como todo IPO será precificado muito caro. Tendo isso em mente, e considerando que a oferta é secundária, toda a grana de 8bi irá para o caixa do Banco do Brasil. Então eu compraria BBAS3, pois estaria na ponta vendedora do IPO e não na compradora.

      Excluir
    5. eu ja tenho posicao em BB. na verdade eh minha maior posicao. e quero comprar o ativo pra ficar ccom ele ad eternum e nao pra fazer position. gostaria de diversificar ainda mais o portfolio. penso em entrar sim, obviamente nao com muita grana. nao consigo ver uma empresa de seguros dando preju nem que a vaca tussa.

      Excluir
    6. Méritos para o Banco do Brasil, conseguiu lançar dois IPOs populares (o fundo imobiliário do ano passado e o BB Seguridade este ano) e reforçou o caixa num momento de mercado interno extremamente fraco.

      Empresas de seguros podem dar prejuízos sim, são até "fáceis de quebrar", pois são consideradas pessoas jurídicas não financeiras e costumam manter posições em ativos de risco no mercado de capitais. Basta um crash na bolsa pra gelar a espinha do acionista. Veja o que aconteceu com a AIG, por exemplo. A empresa estava falida no crash de 2008. O FED precisou colocar 85 bilhões de dólares lá dentro e assumir o controle da empresa. Caso contrário a AIG iria pro buraco junto com o Lehman Brothers.

      Aqui no Brasil temos a vantagem do sistema ser bem regulado e fiscalizado pelo BC. Mas os riscos existem como em qualquer investimento, não há nada no mercado que possa garantir a lucratividade de qualquer negócio, quanto menos por um período de tempo prolongado.

      Abcs a todos e bons negócios

      Excluir
  2. Tonial da papelaria,

    Arrumei a casa. Acabei apagando o seu comentário junto. Espero que não se importe.

    Abcs, bons investimentos

    ResponderExcluir
  3. Notícias relevantes que saíram agora a noite:

    Shell tem interesse em ativos da Petrobras no Golfo
    http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRSPE93H08020130418

    EXCLUSIVO-Petronas pede informações à ANP sobre campo da OGX
    http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE93H07Y20130418

    ResponderExcluir
  4. Ótima análise FI,
    só não digo como sempre porque vc parece se superar a cada dia.
    Aliás, muito melhor do que costumo ler em veículos de maior popularidade.
    Quando penso em análises do mercado sempre me vem a cabeça as cartas do Stuhlberguer e seus posts diários.
    Parabéns e agradeço sinceramente seu esforço em nos informar bem todos os dias.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ronin!

      Faço isso porque gosto muito. Mas quem sou eu para estar no nível do Stuhlberger rsrs...

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  5. Por falar em IPO ., que achas do IPO da VOTORANTIN ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô fora também. Vou esperar sair os primeiros balanços trimestrais. Economia brasileira não está indo nada bem, o risco de pisar em falso é alto e acho que teremos algumas surpresas negativas nos balanços dos dois primeiros trimestres de 2013.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. O produto da Votorantim me atrai, mas nunca participo de IPO. Depois de alguns anos e análises, quem sabe, entra para a carteira.
      Abraços

      Excluir
    3. Sim, é um negócio aparentemente bom. Mas fica difícil analisar somente o rótulo da embalagem. Com certeza é melhor esperar os números.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  6. Vergonha do caramba esse governo jogou na lona nossa credibilidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pra recuperar isso depois vamos ter que trabalhar dobrado.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    2. Pobretão -> FAKE!

      Excluir
    3. http://viceguardiaodelrei.blogspot.com.br/2013/03/fritada-mor-do-pobretao-de-vida-ruim.html

      Excluir