terça-feira, 14 de maio de 2013

Bovespa respira em cima da corda bamba


Enquanto os demais índices mundiais seguem mostrando boa performance nos últimos dias, o índice Bovespa luta para conseguir respirar após quatro pregões consecutivos de queda.

A alta de 0,40% registrada hoje ficou de bom tamanho. O fechamento da Bovespa só não foi pior devido ao movimento de liquidação (compra) das posições vendidas à descoberto no leilão de encerramento.

O respiro também apareceu no momento crucial para a bolsa. O índice conseguiu se manter acima da importante linha de suporte em 54.1k ao evitar o acionamento do pivot de baixa na região dos 54.4k (melhor observado nos gráficos intradays). A perda deste patamar invalidaria a tendência de alta de curto prazo iniciada na região dos 52.5k.

Ibovespa

Com este fechamento as condições melhoraram para o índice trabalhar o rompimento da LTB mais curta, iniciada na região dos 56.8k, e assim, finalizar o movimento de correção de curtíssimo prazo.

A maior pressão negativa do índice ficou por conta da queda observada nas ações da Vale e do setor siderúrgico, descoladas, inclusive, do movimento no mercado de commodities, conforme podemos verificar no gráfico que mede o índice geral de commodities logo abaixo:

Commodity

Ainda no cenário interno, a décima primeira rodada de licitações da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) foi considerada bem sucedida, movimentando cerca de 2,8 bilhões de reais. O valor superou o recorde de captação anterior (2,1 bilhões de reais em 2007), mostrando um forte interesse das empresas no setor.

A produção industrial da zona do euro  acelerou 1% em março, animando os operadores de mercado. Esta foi a maior alta registrada desde julho de 2011. O resultado veio melhor do que o esperado pelos analistas (avanço de 0,6%).

Os principais índices mundiais fecharam em alta nesta terça-feira. Em Wall Street o índice Dow Jones e S&P500 renovaram suas respectivas máximas históricas, impulsionados pelo movimento de retorno aos ativos do investidor pessoa física norte-americano.
  
Índices bolsa

Um comentário:

  1. Espera até as ações do Eike começarem a cair pra valer! Ibovespa tango down.

    ResponderExcluir