terça-feira, 4 de junho de 2013

Repique perde força na Bovespa


O movimento de repique de alta iniciado na região dos 52.9k perdeu força no pregão desta terça-feira ao se aproximar da primeira zona de resistência aos 54.1k. A LTB formada a partir do topo descendente em 57k, que passa neste momento por esta região, colaborou para fortificar a barreira.

O candle de fechamento é um doji que sinaliza indecisão do mercado. Não houve predomínio da força vendedora, nem da força compradora. Apesar da indefinição, a formação técnica é favorável à tendência de baixa de curto prazo, que começou muito forte na semana passada apresentando força relevante nos três primeiros candles.

Ibovespa

Nem o número da produção industrial brasileira, divulgado hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) animou o mercado. O resultado mostrou que a produção industrial no país subiu 1,8% em abril frente a março, bem acima do esperado pelo marcando.

Vale ressaltar que o resultado do IBGE está divergente com a medição do Índice de Gerentes de Compras do Instituto Markit (que também mede a atividade industrial, utilizando outra metodologia). Conforme podemos observar no gráfico abaixo, o indicador do Instituto Markit (referência no mundo todo) vêm demonstrando perda no ritmo de expansão da atividade industrial brasileira.

Índice de Gerentes de Compras Brasil

No cenário externo cresce cada vez mais a especulação da mídia em torno da redução do volume de compras mensais (atualmente em 85 bilhões de dólares) nas operações de Open Market do FED (Federal Reserve – Banco Central norte-americano). Como de costume, apenas a minoria dos membros votantes do Fomc (Comitê de Mercado Aberto), que são contra a manutenção dos programas de injeção de capital, está sendo ouvida pela mídia.

A presidente do Fed de Kansas City, Esther George, disse hoje que diminuir o volume de compras mensais ajudaria o mercado financeiro a reduzir sua dependência da liquidez do FED. Lembrando que a presidente do FED de Kansas City votou contra a manutenção dos programas em todas as reuniões do Fomc este ano.

A próxima reunião do Fomc ocorrerá nos dias 18 e 19 de junho. Apesar da especulação do mercado é praticamente certo que o programa de compras mensais se manterá inalterado. A maioria dos membros votantes do Comitê não expressou desejo em interromper o volume de compras mensais. Não há nenhum documento oficial indicando esta possibilidade já neste mês.

Deve-se ressaltar que a meta do FED é jogar a taxa de desemprego para abaixo dos 6,5%, desde que a inflação não supere a marca dos 2,5%. Ambos os números estão longe de se concretizarem.

O índice Dow Jones voltou a cair nesta terça-feira, sentindo a barreira da linha central de bollinger e LTB da tendência de baixa de curto prazo. Mercado em Wall Street segue no movimento de correção, sem sinal de reversão.

Dji

4 comentários:

  1. Olá FI. Analisar dados e tirar conclusões, não é tarefa difícil para se provar que dá para ir para o norte e ao mesmo tempo para o sul. Quem trabalha com esse ponto, sabe que facilmente consegue selecionar alguns parâmetros e mostrar que algo está indo bem. No mesmo instante, com outros parâmetros, mostra que não está indo bem. Comparar meses de anos diferentes/acumulados num período/meses sequentes etc, são ferramentas que se bem escolhidas, são usadas após saber qual direção se quer chegar. Quando na verdade elas deveriam ser usadas como ponto de partida, de forma honesta e muito profissional e ai sim, chegar a conclusões corretas.
    Quando se tem dados confiáveis, é possível interpretá-los de forma equivocada. Imagina com dados não tão confiáveis!
    abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente Ze Piu. Sem mais a acrescentar.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  2. Oi pessoal!

    Alguem por aqui me sabe dizer algo sobre a ELET6 ou ELET3.
    Se é que ha alguma diferença em comprar uma ou outra,e se é um ativo para continuar cotado.
    Ou ha algum site tipo este mas que fale so de titulos

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bom?

      A ELET6 está mais cara pois ela paga um dividendo maior. Mas se você acredita no futuro da empresa eu manteria posição nos dois ativos. ELET6 pra receber os dividendos e ELET3 para ganhar com a valorização do ativo. Apesar do risco do Estado, a empresa está bem descontada.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir