terça-feira, 16 de julho de 2013

A resistência de Esther George


A presidente do FED de Kansas City, Esther George, causou novamente apreensão no mercado ao defender, nesta terça-feira, o encerramento dos estímulos monetários do Banco Central norte-americano. George afirmou que a inflação parece estar em um ritmo considerado moderado, e que a taxa de juros do país não deve permanecer em níveis excepcionalmente baixos por muito tempo.

As declarações de Ester Geroge azedaram o humor dos investidores em Wall Street, provocando uma ligeira queda na bolsa de valores de Nova York. Curiosamente o mercado resolveu dar atenção à presidente do FED de Kansas City justamente no momento técnico mais importante do índice Dow Jones nas últimas semanas/meses.

O índice está testando a máxima histórica e precisava de um driver para romper esta importante barreira. Com o dia de agenda fraca, o driver acabou não aparecendo e as atenções se voltaram ao discurso de Esther George. Acontece que esta diretora do FED faz parte do grupo mais “rebelde” (minoria), radicalmente contra as políticas de afrouxamento monetário.

Esther tem discordado de todas as reuniões de política monetária do FED neste ano, sempre votando contra a manutenção dos programas de estímulos monetários. Mesmo sendo um discurso quase que solitário, sem o aval da maioria dos membros do Comitê, as suas declarações geram grande repercussão no mercado.

Os resultados da Coca-Cola vieram abaixo do previsto e colaboraram para o clima de pessimismo em Wall Street. A companhia registrou lucro de 2,68 bilhões de dólares no segundo trimestre deste ano, menor que o resultado positivo 2,79 bilhões de dólares apurados no mesmo período do ano anterior.

O índice Dow Jones caiu 0,21% nesta terça-feira, mostrando fraqueza para romper a máxima histórica na região dos 15.5k. Com ausência de um driver para o rompimento desta importante barreira, o índice poderá retornar a região dos 15.3k.


Os mercados europeus também cederam reagindo à inesperada desaceleração no sentimento econômico da Alemanha. O índice ficou em 36,3 pontos, inferior ao patamar registrado em junho (38,5 pontos). Os analistas esperavam um aumento para 39,8 pontos.


No Brasil o índice Bovespa fechou o pregão em leve alta, mantendo o movimento de repique de curtíssimo prazo. O candle de fechamento é uma estrela, que pode indicar sinalização de topo e jogar o índice para retestar a LTA de curtíssimo prazo formada na região dos 44.1k. Destaque para o volume financeiro de apenas 5 bilhões de reais, abaixo da média, fato que prejudica a confiabilidade na sinalização do mercado (baixa relevância).


2 comentários:

  1. Olá Fi, o que vejo graficamente, pernada de baixa, uma acumulação o que me sugere uma bandeira de baixa, o que vç acha??
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivan,

      Sim, tendência de baixa de médio e longo prazo. No curtíssimo prazo o índice está em tendência de alta (repique), trades preferencialmente ainda na ponta compradora.

      Abcs, bons trades

      Excluir