quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Parada para respirar


O mercado aproveitou a agenda fraca desta quinta-feira para respirar um pouco após o movimento de euforia da tarde de ontem. As bolsas de valores cederam, sinalizando um movimento saudável de realização de lucros das posições de curtíssimo prazo. Como a agenda para amanhã está praticamente vazia, muitos operadores anteciparam o encerramento de suas atividades na semana e só voltam na próxima segunda-feira.

O índice Bovespa fechou o pregão em baixa de 1,09% sem apresentar novidades e/ou alterações na tendência de curto e médio prazo.


Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou o pregão em baixa de 0,26%. Destaque para os pedidos de auxílio desemprego que aumentaram em 15 mil, para 309 mil solicitações. Apesar do aumento no número de solicitações, um analista do Departamento do Trabalho afirmou que os governos da Califórnia e Nevada estão trabalhando com uma série de pedidos não processados, causando distorção no indicador.


13 comentários:

  1. FI, eu já li que muitas pessoas utilizam o indice futuro para verificar a tendencia da bolsa de longo prazo.

    Mas quando vou olhar o futuro é exatamente igual ao IBOV.

    O que isto representa a longo prazo? Digo o indice futuro serve apenas para conseguirmos ver como a bolsa vai abrir uma vez que ele incia antes do pregão?

    Ele serve mesmo pra ver a tendencia alongo prazo? Como fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo.

      Desconsidere o que você leu. Te passaram uma informação errada. Índice futuro é uma espécie de derivativo financeiro. Não serve pra prever futuro do mercado, aliás não existe isso em nenhum lugar.

      Sobre Ibovespa futuro: http://www.bmf.com.br/bmfbovespa/pages/contratos1/Financeiros/IND_futuro.pdf

      Demais derivativos financeiros:
      http://www.bmfbovespa.com.br/shared/iframe.aspx?altura=1300&idioma=pt-br&url=www.bmf.com.br/bmfbovespa/pages/contratos1/contratosProdutosFinanceiros1.asp

      Leia quando puder e qualquer dúvida volte a me questionar.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. PS: Esta é uma boa literatura de introdução. Mercado de derivativos a partir da pág. 282

      http://www.portaldoinvestidor.gov.br/portaldoinvestidor/export/sites/portaldoinvestidor/publicacao/Livro/LivroTOP-CVM.pdf

      Excluir
  2. Fi, será que já está perto do momento de realizar lucros?

    Tks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da estratégia operacional. No meu sistema, se estivesse operando curtíssimo prazo na ponta compradora teria liquidado hoje mesmo. Já as operações de curto e médio prazo não, está dando pra levar tranquilo.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  3. Olá FI.
    Também queria sua opinião. Tenho um pouco da PETR4 que está no azul, mas mesmo o mercado recuando, ela está se mantendo. Estou querendo ver se ela chega nos 19,70 ...
    Meu avô sempre dizia: - Lucro não é prejuízo, rsrs.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PETR4 está em tendência de alta e com bastante espaço para corrigir sem alterar a tendência de curto prazo. Atualmente está esticada, pode ceder a qualquer momento. A tendência de alta só será comprometida com a perda dos 16,50.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  4. FI,

    Dolar chegou abaixo de $2,20, bom momento para entrar na moeda?

    Abraço,
    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, está ficando bom de novo. Mas acho que tem espaço pro dólar chegar nos R$ 2,15. Neste ponto pode ser interessante começar a montar posição no dólar.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  5. FI,

    Essa pausa do seu texto pode ser aplicada também a queda dos yields dos títulos? Hoje eles deram uma interrompida na queda, mesmo após os yields terem caído bastante durante a manhã.

    Abs,

    Miguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, por conta da agenda fraca de hoje. E amanhã vai ser pior rsrs... Não teremos praticamente nada na agenda. Provavelmente o dia será bem parado e sem novidade.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir