segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Atividade industrial perde força de expansão


A preliminar do Índice Gerente de Compras de algumas das principais economias mundiais mostrou desaceleração no ritmo de crescimento durante o mês de dezembro. Tanto nos Estados Unidos, quanto na China, a atividade industrial perdeu fôlego nas primeiras semanas deste mês. A princípio, o movimento é natural, pois está refletindo a aproximação da temporada de férias de fim de ano.

A prévia do Índice Gerente de Compras dos Estados Unidos caiu para 54,4 pontos em dezembro, inferior aos 54,7 pontos registrados no mês anterior. O resultado decepcionou os analistas de mercado, que esperavam uma leitura próxima de 55 pontos.

Na China, a prévia do Índice Gerente de Compras caiu para 50,5 pontos neste mês, ante os 50,8 pontos registrados no mês de novembro. A perda do ritmo de expansão da atividade industrial não afetará a meta de crescimento do governo chinês para este ano (7,5%).

Os mercados subiram levemente nesta segunda-feira reagindo às sinalizações de indecisões da última sexta-feira. Nos Estados Unidos o índice Dow Jones avançou 0,82% após testar e respeitar a linha de suporte na região dos 15.7k.


No Brasil o índice Bovespa subiu 0,46%, respeitando, temporariamente, o patamar psicológico dos 50k. A reação de curtíssimo prazo ainda é muito fraca para intensificar o atual movimento de repique e/ou inverter a tendência de baixa de curto prazo iniciada na região dos 56.7k.
  

Conforme podemos observar no gráfico de 60 minutos logo abaixo, o índice Bovespa permanece travado no curtíssimo prazo, pressionado por linhas de resistências de baixa relevância. A grande quantidade de candles pequenos sinaliza certa indecisão do mercado e baixa confiança por parte dos operadores para montarem posições curtas na ponta compradora, aproveitando-se do nível de sobrevenda.


4 comentários:

  1. Dezembro está um lixão o que é surpreendente dado que normalmente é um mês bom pra bolsa não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o mercado está bom (bem fundamentado, em tendência de alta, etc) o mês de dezembro costuma ter rally. Mas este não é o nosso caso. O clima aqui está muito ruim.

      Abcs, bons negócios

      Excluir