terça-feira, 22 de abril de 2014

Banco Popular corta compulsório


Confirmando as declarações emitidas pelo premiê chinês, Li Keqiang, na semana passada, o Banco Popular da China (considerado o banco central do País) informou nesta terça-feira que vai cortar a taxa de compulsório para bancos rurais entre 0,5 e 2 pontos percentuais.

O depósito compulsório obriga as instituições financeiras depositarem no Banco Central parte de suas captações no mercado. A taxa do depósito compulsório para bancos rurais caiu 2 pontos percentuais. Para cooperativas de crédito rural, a taxa cedeu 0,5 pontos percentuais.

A medida tem baixo impacto no mercado financeiro global e tem objetivo de manter liquidez acessível aos pequenos agricultores, possivelmente prejudicados com o aperto do mercado interbancário chinês.

O Banco Central ressaltou que a decisão não significa uma mudança em sua postura de política monetária, reduzindo as esperanças de alguns investidores que esperavam medidas semelhantes aos demais bancos comerciais.

No Brasil, a volta do feriado de Páscoa e Tiradentes não agregou novidades ao mercado. Pregão de baixa relevância marcado apenas pelo vencimento de opções sobre ações. O candle de fechamento é um doji de pequeno corpo, sinalizando indecisão para o próximo pregão.


Nos Estados Unidos, o índice Dow Jones subiu 0,40%, colado na máxima histórica, impulsionado pelos resultados trimestrais acima do esperado divulgados por Netflix eHarley-Davidson.


6 comentários:

  1. FI,

    Sou seguidor do seu blog e adquiri seu livro há algum tempo atrás. Ainda estou em fase de aprendizado sobre a bolsa, embora leia seus posts quase todos os dias, agradeceria se você pudesse me responder duas perguntas:


    1) Por que em um Bull Market na bolsa brasileira, as ações do tipo siderurgia (CSN , Usiminas) tendem a ter um desempenho superior ao de outras ações de outros setores (durante também o bull market) ? O que há de especial nelas?

    2) O que você pensa sobre o buy and hold?

    Agradeço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FI

      * Acrescentando, além da siderurgia, há outro setor que costume decolar mais rápido durante a fase do Bull ? Agradeço a disposição.

      Excluir
    2. Obrigado amigo!

      1) Porque são blue chips. Em períodos de bull market ou arrancadas fortes dos índice, as blue chips são os papéis que costumam subir mais, basicamente por conta da liquidez. São as únicas ações disponíveis no índice que comportam giro de carteira dos grandes fundos, players, etc. O mesmo vale para bear market.

      2) Buy and hold na essência não funciona na bolsa. É impossível formar uma carteira fixa de meia dúzia de ações que irão apresentar desempenho superior ao índice nos próximos 10, 20 anos. O que funciona é fazer "buy and manage", ou seja, comprar e gerenciar a carteira. Desmontar posições em empresas que deixaram de apresentar bons resultados, com perspectivas não tão favoráveis quanto antigamente e/ou prejudicadas pelo novo momento econômico/cenário macro e montar posições em empresas que estão apresentando bons resultados, com perspectivas favoráveis, beneficiadas pelo momento econômico, etc. Esse gerenciamento é bastante trabalhoso e muitas vezes inviável para um investidor pessoa física individual.

      Abs, boa semana!

      Excluir
    3. PS: Vale, Petro e grandes bancos compõe as demais ações de liquidez elevada ou acessível aos players de mercado.

      Excluir