sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Desemprego na mínima de seis anos carimba fim dos estímulos monetários


O Departamento de Trabalho dos Estados Unidos informou nesta sexta-feira que foram criados 248 mil postos de trabalho no mês de setembro, surpreendendo positivamente as expectativas dos analistas. A taxa de desemprego recuou para 5,9%, atingindo o menor patamar desde julho de 2008. Além disso, os dados de julho e agosto foram revisados para cima, com o acréscimo de 69 mil vagas.

A sequência de indicadores positivos continua mostrando melhora gradual no processo de retomada da economia norte-americana. Além disso, sinaliza que a economia está preparada para manter o ritmo de crescimento sem o auxílio dos importantes programas de estímulos monetários do FED (Federal Reserve – Banco Central norte-americano), que, apesar de algumas críticas, funcionaram muito bem.

Com o suporte da taxa de desemprego, muito provavelmente o mês de outubro marcará o encerramento do Quantitative Easing 3 e da Operação Twist. Na próxima reunião de Comitê a ser realizada nos dias 28 e 29 de outubro, os membros votantes do FED deverão cortar o atual volume de compras mensais (atualmente de 15 bilhões) para zero.

Entretanto, a orientação futura sobre os juros não deverá ser alterada. Desde março deste ano o FED utiliza a famosa expressão “tempo considerável” (ou “horizonte relevante”) em seus comunicados, para caracterizar por quanto tempo a autoridade monetária pretende esperar para elevar a taxa básica de juros após o fim dos programas de estímulos monetários.

A manutenção desta orientação está baseada em dois importantes pilares (i) parte da queda na taxa de desemprego foi novamente ocasionada pela desistência de algumas pessoas em procurar emprego. A fatia da população empregada ou procurando empregos caiu para 62,7%, o menor nível desde 1978; (ii) a taxa de inflação segue abaixo da meta e, recentemente, desacelerou, atingindo 1,5% em agosto (acumulado dos ultimes 12 meses), bem abaixo da meta de 2% a ser perseguida pelo FED.

O fim dos estímulos monetários não provocará alterações no excesso de liquidez observado no mercado financeiro global. O delicado processo de desalavancagem do sistema ocorrerá pelo aumento da taxa básica de juros, retomada da inflação e redução da gigantesca carteira de ativos do FED. No entanto, mesmo surfando o excesso de liquidez, o mercado tende a precificar os impactos da desalavancagem à medida que se aproxima do ciclo de aperto monetário nos Estados Unidos.

Na zona do euro, o BCE (Banco Central Europeu) vai na direção contrária. Na reunião de Comitê encerrada na última quinta-feira, o Banco Central anunciou que vai começar a comprar bônus cobertos a partir de outubro, assim como os ABS (títulos lastreados em ativos) ao longo do trimestre. A esse mecanismo, previsto por dois anos, vão se somar oito empréstimos a juros baixos e de longo prazo (TLTRO) aos bancos, até junho de 2016, com a condição de que eles ofereçam mais créditos para empresas e particulares, contribuindo para a reativação da economia da zona do euro.

Os ABS são uma opção de investimento que tem como base os empréstimos concedidos por bancos a empresas ou pessoas físicas, incluindo cartões de crédito e financiamento de veículos. Bônus cobertos são instrumentos semelhantes, porém mais seguros que os ABS, pois os ativos que os originam, tais como imóveis, estão garantidos.

Mario Draghi, presidente do BCE, afirmou que essas novas compras terão impacto considerável no balanço patrimonial do Banco Central e podem chegar até 1 trilhão de euros. O presidente do BCE ainda deixou aberta a possibilidade de usar mais instrumentos não convencionais, se necessário, para evitar o risco de inflação persistentemente muito baixa por longo período. No mês de setembro, a inflação na zona do euro recuou para 0,3% no acumulado dos últimos 12 meses, forçando uma rápida reposta por parte da autoridade monetária.

Por fim, as economias latino-americanas voltaram a entrar em destaque no contexto global devido à recente derrocada nos preços das commodities. Diretores econômicos do BM (Banco Mundial), FMI (Fundo Monetário Internacional) e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) chamaram atenção nesta semana aos “desafios extras” a serem enfrentados pelas economias latino-americanas no próximo ano. A forte redução nos preços das matérias-primas provocará reduções nas taxas de crescimento, justamente num momento de acúmulo de desafios econômicos domésticos, tais como, infelizmente, constatados no Brasil.

O índice Bovespa subiu 1,91% nesta sexta-feira, mantendo o movimento de alívio (a princípio temporário) iniciado na última quinta-feira, após testar e respeitar a região de suporte dos 52.7k.


O índice Dow Jones fechou o pregão desta sexta-feira em forte alta, reagindo ao martelo deixado no pregão anterior, logo acima da média móvel simples de 200 períodos diária.


Boa eleição a todos!

7 comentários:

  1. Não há nada ruim que não possa piorar, rs.
    Dilma vai completar o ciclo. Boa eleição FI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é que a eleição foi boa mesmo? rs...
      Está difícil, mas ainda há esperança.

      Abs, bons investimentos

      Excluir
  2. Você considera o penúltimo candle do DJIA um martelo????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Esse pavio superior é irrelevante comparado ao pavio inferior.

      Abs, bons negócios

      Excluir
  3. FI, Algum comentário sobre a recenta queda do SP500, o mercado está ficando mais pessimista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dólar forte e o crescimento global fraco devem impactar negativamente os resultados de empresas norte-americanas no terceiro e quarto trimestre deste ano. Postei na análise de hoje, com atraso rs..

      Abs, bons investimentos

      Excluir
  4. Prince opened the handcuffs by two police ugg australia norg officers brought out. Prince has uggs norge finally restored look fuchsia look, he did not know why someone would rescue him, but knew he was ugg australia norg The Secretary uggs norge nettbutik went into the interrogation room, smelt acrid smoke could not help frowned. Behind ugg australia norg the black man nodded his head and back out, then released. Suddenly from the abyss back to the ground and fall ugg australia norg into the abyss from the plains in fact no different, all people are physically and mentally ugg ugg australia norg australia norg indescribable bombardment.

    ResponderExcluir