segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Até que enfim, um presidente com respeito no Congresso


Um dos principais problemas políticos dos últimos anos no Brasil está sendo superado de forma magnífica pelo presidente Michel Temer. O deplorável quadro de total paralisia do Palácio do Planalto na gestão anterior provocou a implosão de uma crise política e econômica sem precedentes na história brasileira.

Mesmo com pouco tempo sob gestão no governo, Michel Temer já tomou ações mais relevantes em matéria de política econômica do que sua antecessora, Dilma Rousseff. O rápido avanço da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do teto dos gastos é uma bela aula prática de articulação política eficaz, mostrando como se governa um país no sistema de presidencialismo.

As dúvidas, agora, não estão relacionadas à aprovação ou não da PEC do teto dos gastos, mas sim com o placar do primeiro turno. Estima-se ao menos 340 votos favoráveis à PEC, muito superior aos necessários 308 votos, o que representará outra derrota humilhante à oposição (recentemente justificadamente arrasada pelas eleições para prefeituras).

O simples fato de uma PEC altamente impopular avançar de forma rápida mostra o profissionalismo e comprometimento com o futuro do País entre os partidos que compõe a base do governo no Congresso, fato que aumenta as esperanças de que novas reformas possam ganhar corpo nos próximos meses para que a economia retorne à rota do crescimento sustentado.

O mercado também está animado com os primeiros resultados do governo Temer. Sair do atoleiro político já é um alívio, sair para a direção correta é empolgante aos empresários que estão com o dedo no gatilho para voltar a investir no Brasil.

No mercado de capitais, permanece quadro de intensa força compradora, com o índice Bovespa renovando, novamente, máxima do ano, mesmo aproximando-se da faixa de sobrecompra nos principais indicadores técnicos. Apesar de esticado no curtíssimo prazo, o mercado acionário ainda não emitiu sinal de parada para realização de lucros.


Já o dólar contra real segue trabalhando dentro de uma zona de congestão de curto prazo, com mais testes na faixa de suporte do que na faixa de resistência, fato que revela fraqueza da força compradora contra real, mesmo com o dólar relativamente fortalecido frente as demais moedas globais no curto prazo.
  

Nos Estados Unidos, o índice S&P500 também segue congestionado, sem apresentar novidades. Destaque para a baixaria neste último domingo que tomou conta do debate entre os candidatos à presidência Donald Trump e Hillary Clinton.


O debate impede qualquer comentário produtivo, ambos os candidatos partiram para ataques pessoais brutais e as propostas de cada um deles foram apenas vagamente discutidas. Ao que parece, os americanos terão nos próximos quatro anos um dos presidentes mais fracos de sua história, cabendo ao FED (Federal Reserve – Banco Central dos Estados Unidos) continuar exercendo o papel de principal driver econômico.

5 comentários:

  1. Como sempre, é difícil não concordar com sua análise. Para mim também surpreendeu o baixíssimo nível do debate dos candidatos americanos - bem abaixo até dos nossos - revelando uma fuga da discussão de políticas e ações concretas.
    Você acha que pode sera uma confirmação das previsões sombrias quanto à situação econômica real dos Estados Unidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ficou mais baixo do que Dilma vs Aécio 2014 rs... Depois de tudo que aconteceu, parece que a presidência caiu no colo da Hillary. Sem dúvida é melhor do que ter um Trump, mas ela parece ser muito fraca (uma versão piorada do Obama). Eu acho que é uma previsão sombria quanto à perda de parte da supremacia norte-americana no quadro geopolítico global e possível manutenção do status quo na política dos Estados Unidos, ou seja, pouco coisa será feita a favor do crescimento sustentado interno, o que definitivamente não é nada bom.

      Excluir
    2. O perigo é que os EUA, ao sentirem essa perda de hegemonia, possam novamente apelar para o jogo bruto...
      Obrigado!

      Excluir